Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gente, essa é a redação do ENEM 2012 , focada para o lado cultural , e não econômico ou político . Gostaria que vcs dessem uma olhada pra mim e a avaliassem! ;)

2 participantes

Ir para baixo

Gente, essa é a redação do ENEM 2012 , focada para o lado cultural , e não econômico ou político . Gostaria que vcs dessem uma olhada pra mim e a avaliassem! ;) Empty Gente, essa é a redação do ENEM 2012 , focada para o lado cultural , e não econômico ou político . Gostaria que vcs dessem uma olhada pra mim e a avaliassem! ;)

Mensagem  laryrmr Qua Nov 14, 2012 9:29 pm

O Brasil é um país com belezas naturais e um patrimônio histórico inestimável e, por isso, chama muita atenção internacional. Vemos, portanto, que, a cada dia, mais e mais estrangeiros estão se direcionando ao nosso país em busca de um recomeço de vida e, ao chegarem, passam a tentar adicionar parte de suas próprias culturas à nossa. Porém, até que ponto essa soma cultural deixa de ser saudável e passa a ser exagerada?
Ao compartilharem e transmitirem elementos de suas próprias culturas, imigrantes conseguem fazer, por vezes, com que nós adquiramos hábitos, estilos musicais e gastronômicos, e até mesmo sotaques que não são originalmente nacionais; dessa forma, essa mistura faz com que o Brasil seja uma verdadeira combinação de culturas de vários países. Há até cidades aqui no país que receberam tanta influência estrangeira que é difícil reconhecê-las como realmente brasileiras; como é o caso da cidade de Blumenau, em SC, onde recentemente ocorreu a “Oktober Fest”, na qual o estilo arquitetônico alemão é fortemente identificado.
Porém, a partir do momento que passamos a cultuar a cultura estrangeira à nacional, deixa-se de ser estabelecida uma relação saudável e se torna uma relação problemática, não equilibrada e, até mesmo, inaceitável; uma vez que, por exemplo, a população dos países de origem dos imigrantes com certeza não dão mais importância à cultura de outro país do que à deles. Pelo contrário, já que países da Europa, por exemplo, são altamente xenofóbicos com estrangeiros e não admitem qualquer soma de elementos culturais.
Logo, conjecturemos que a “mistura cultural” brasileira deve ocorrer, porém de forma controlada. Nossa cultura e nosso povo são únicos; por isso, não podemos deixar que elementos culturais preciosos nossos caiam do esquecimento. Valorizemos a cultura brasileira. Elementos estrangeiros têm que ser vistos como uma adição pequena, e não como uma substituição completa.

laryrmr

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 14/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gente, essa é a redação do ENEM 2012 , focada para o lado cultural , e não econômico ou político . Gostaria que vcs dessem uma olhada pra mim e a avaliassem! ;) Empty DIFERENTE

Mensagem  samuel silva Qui Nov 15, 2012 12:40 am

Não posso deixar de comentar que a sua é uma redação boa, todavia creio que saiu fora da proposta dos avaliadores do ENEM, além do mais vc tem que deixar claro seu grau de conhecimento do tema em todos os ângulos possíveis e, na minha opinião, é impossível compreender a imigração sem entendermos os fatores econômicos e políticos de todos os paises envolvidos no processo. Acredito que você poderia ter focado no cultural, mas sem esquecer do principal, economia e política. Não esperaria uma boa nota, o ENEM prefere o arroz com feijão tradicional. Talvez 550. Boa sorte.

samuel silva

Mensagens : 8
Pontos : 12
Data de inscrição : 12/11/2012
Localização : MANAUS AM

http://DSILVA.SAMUELF@HOTMAIL.COM

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos