Redação Enem 2014 Publicidade Infantil - Titulo: "Midiofagia"
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Redação Enem 2014 Publicidade Infantil - Titulo: "Midiofagia"
Titulo: "Midiofagia"
É evidente que a sociedade esta cada vez mais inserida na esfera do consumo. Seguindo, ainda, o modelo pós primeira guerra mundial - american way of life- o "ter" muitas vezes sobrepõe o "ser". Em meio a tantas opções, uma guerra midiática permeia as relações entre o consumidor e o produto oferecido, geralmente, de maneira desleal e, recentemente, voltado ao público infantil.
Primeiramente, é notável a abusiva persuasão da mídia nos comerciais de produtos infantis. Brinquedos, personagens e brindes constroem uma ideia -geralmente utópica- de felicidade associada ao produto. Esse apelo gera uma influência na criança que sente a necessidade de "possuir para ser" e que pensa que só assim alcançará a aceitação dentro do seu circulo social.
Em segundo lugar, veicula-se a ideia de que o supérfluo é necessário, principalmente, na industria alimentícia. É comum propaganda de restaurantes "fast food" apresentarem seus produtos ligados a ideia de satisfação e bem estar pessoal. Com isso, tem-se como consequência a preferência por alimentos não saudáveis que gera um crescimento da obesidade infantil - influenciando diretamente na saúde das crianças.
Fica claro, portanto, que a relação entre consumidor e produto permeada pela propagando deve ser revisada. As escolas poderiam promover palestras auxiliando a família no discernimento do que e melhor para seus filhos. A mídia deveria cumprir seu papel social, não só diminuindo o exagero nos comerciais, mas também trazendo alertas sobre os problemas que o consumo do produto pode acarretar. Assim, então, teremos futuros consumidores cientes de suas reais necessidades e que conseguirão "digerir" conscientemente aquilo que lhes é apresentado.
É evidente que a sociedade esta cada vez mais inserida na esfera do consumo. Seguindo, ainda, o modelo pós primeira guerra mundial - american way of life- o "ter" muitas vezes sobrepõe o "ser". Em meio a tantas opções, uma guerra midiática permeia as relações entre o consumidor e o produto oferecido, geralmente, de maneira desleal e, recentemente, voltado ao público infantil.
Primeiramente, é notável a abusiva persuasão da mídia nos comerciais de produtos infantis. Brinquedos, personagens e brindes constroem uma ideia -geralmente utópica- de felicidade associada ao produto. Esse apelo gera uma influência na criança que sente a necessidade de "possuir para ser" e que pensa que só assim alcançará a aceitação dentro do seu circulo social.
Em segundo lugar, veicula-se a ideia de que o supérfluo é necessário, principalmente, na industria alimentícia. É comum propaganda de restaurantes "fast food" apresentarem seus produtos ligados a ideia de satisfação e bem estar pessoal. Com isso, tem-se como consequência a preferência por alimentos não saudáveis que gera um crescimento da obesidade infantil - influenciando diretamente na saúde das crianças.
Fica claro, portanto, que a relação entre consumidor e produto permeada pela propagando deve ser revisada. As escolas poderiam promover palestras auxiliando a família no discernimento do que e melhor para seus filhos. A mídia deveria cumprir seu papel social, não só diminuindo o exagero nos comerciais, mas também trazendo alertas sobre os problemas que o consumo do produto pode acarretar. Assim, então, teremos futuros consumidores cientes de suas reais necessidades e que conseguirão "digerir" conscientemente aquilo que lhes é apresentado.
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