Publicidade infantil em questão no Brasil
2 participantes
Página 1 de 1
Publicidade infantil em questão no Brasil
Muito se tem discutido recentemente a acerca da publicidade infantil no Brasil. Tal tema que se caracteriza por persuadir crianças para o consumo desenfreado de bens materiais ou serviços, através de propagandas de cunho apelativo. Entretanto, esse apelo aos consumidores e futuros consumidores mirins tem causado preocupações aos pais e ao governo. Dessa forma, busca-se analisar o reflexo da publicidade infantil na sociedade e quais seriam os meios para conciliar propaganda e consumo consciente.
É preciso analisar, primeiramente, os fatores que levam essas propagandas ao cunho apelativo. Tal concepção parte de emissoras, revistas e empresas responsáveis pela fabricação de produtos infantis que, acometidas pelo mundo capitalista, visam o lucro e o retorno de capital, sendo assim usam destes recursos: ofertas de prêmios, uso de linguagem infantil, personagens famosos e músicas infantis para aproximar produto e consumidor - criança.
Não obstante, esses recursos utilizados causaram preocupação ao governo. Assim, houve a aprovação, no quarto mês de 2014, da resolução que considera exagerada a publicidade infantil no Brasil, pelo Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Dessa forma, pais e entidades consideraram viáveis tal medida, pois assim as crianças não serão acometidas pelo exagero e consumo desenfreado imposto pelo capitalismo.
Em escala global é notório a preocupação de países a respeito desse assunto. Prova disso, são países como a França e Itália que recomendam o consumo parcial e alimentação saudável e a proibição de propagandas em determinados horários e para determinadas faixas etárias, respectivamente.
A partir do exposto, portanto, fica evidente o uso abusivo de propagandas às crianças e a preocupação com essa realidade, para tanto é necessário conciliar propaganda e consumo consciente. Assim, é necessário que o governo juntamente com a mídia possam difundir campanhas e propagandas para os pais a fim de auxiliarem seus filhos do que está por trás desses serviços. Também é fundamental que a escola seja a principal auxiliadora dessas crianças, ensinando o que é preciso ou não para se livrarem dessas armadilhas do capitalismo.
É preciso analisar, primeiramente, os fatores que levam essas propagandas ao cunho apelativo. Tal concepção parte de emissoras, revistas e empresas responsáveis pela fabricação de produtos infantis que, acometidas pelo mundo capitalista, visam o lucro e o retorno de capital, sendo assim usam destes recursos: ofertas de prêmios, uso de linguagem infantil, personagens famosos e músicas infantis para aproximar produto e consumidor - criança.
Não obstante, esses recursos utilizados causaram preocupação ao governo. Assim, houve a aprovação, no quarto mês de 2014, da resolução que considera exagerada a publicidade infantil no Brasil, pelo Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Dessa forma, pais e entidades consideraram viáveis tal medida, pois assim as crianças não serão acometidas pelo exagero e consumo desenfreado imposto pelo capitalismo.
Em escala global é notório a preocupação de países a respeito desse assunto. Prova disso, são países como a França e Itália que recomendam o consumo parcial e alimentação saudável e a proibição de propagandas em determinados horários e para determinadas faixas etárias, respectivamente.
A partir do exposto, portanto, fica evidente o uso abusivo de propagandas às crianças e a preocupação com essa realidade, para tanto é necessário conciliar propaganda e consumo consciente. Assim, é necessário que o governo juntamente com a mídia possam difundir campanhas e propagandas para os pais a fim de auxiliarem seus filhos do que está por trás desses serviços. Também é fundamental que a escola seja a principal auxiliadora dessas crianças, ensinando o que é preciso ou não para se livrarem dessas armadilhas do capitalismo.
john_victoor- Mensagens : 3
Pontos : 7
Data de inscrição : 13/11/2014
Re: Publicidade infantil em questão no Brasil
Sua redação está boa, não tenho objeção alguma, com exceção do segundo período do texto que ficou um tanto quanto confuso, pois parece que o tema em si leva as crianças ao consumo. Deveria ter colocado "Tal tema, remete ao vil ato de persuadir crianças para o consumo desenfreado de bens materiais ou serviços, através de propagandas de cunho apelativo.". Mas isso provavelmente passará despercebido pelo corretor. Isso se ele não for pró-capitalista, se assim for ele será bem rígido na correção (risos).
Brincadeiras à parte, devo congratulá-lo pela redação. Parabéns!
Brincadeiras à parte, devo congratulá-lo pela redação. Parabéns!
joaumh- Mensagens : 59
Pontos : 65
Data de inscrição : 12/11/2014
Re: Publicidade infantil em questão no Brasil
Obrigado pela correção, mas eu acho que faltou a minha nota (risos)! Se possível poderia atribuir uma nota a ela? Please!
john_victoor- Mensagens : 3
Pontos : 7
Data de inscrição : 13/11/2014
Re: Publicidade infantil em questão no Brasil
980 só pra ser mau e não dar 1000 hahaha
joaumh- Mensagens : 59
Pontos : 65
Data de inscrição : 12/11/2014
Re: Publicidade infantil em questão no Brasil
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, valeu!
john_victoor- Mensagens : 3
Pontos : 7
Data de inscrição : 13/11/2014
Tópicos semelhantes
» A PUBLICIDADE INFANTIL EM QUESTÃO NO BRASIL
» Publicidade Infantil em questão no Brasil
» PUBLICIDADE INFANTIL EM QUESTÃO NO BRASIL
» Publicidade Infantil em Questão no Brasil
» Publicidade infantil em questão no Brasil
» Publicidade Infantil em questão no Brasil
» PUBLICIDADE INFANTIL EM QUESTÃO NO BRASIL
» Publicidade Infantil em Questão no Brasil
» Publicidade infantil em questão no Brasil
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos