Publicidade Infantil em Questão no Brasil (ENEM)
3 participantes
Página 1 de 1
Publicidade Infantil em Questão no Brasil (ENEM)
O marketing selvagem como corruptor da liberdade
Grande propagador de ideias em seu tempo, Rousseau defendia que "o homem nasce bom e livre, mas a todo o tempo é posto a ferros". Dois séculos depois, nota-se a nocividade de uma dessas correntes corruptoras de ações. Trata-se da publicidade infantil no Brasil, que aprisiona a formação do senso crítico, além da reticência de métodos insuficientes para sua coibição.
É prioritário reconhecer a influência das diversas mídias sobre a cultura das próximas gerações. Isso porque as poderosas técnicas de persuasão tem como objetivo disseminar ideias e conduzir à ação. Assim, torna-se muito menos criterioso convencer crianças, em fase de formação de costumes, a desejar hábitos igualmente irresponsáveis e imediatistas, em detrimento do futuro. Prova disso são as projeções dramáticas do crescimento de doenças causadas pelo consumo desenfreado de alimentos industrializados, ou ainda as mudanças climáticas indiretamente fomentadas pelo consumismo.
Contra tais efeitos, há muito pouco feito. A atual regulação, emitida pelo Conanda, é claramente problemática quanto à sua efetividade. Tal fato está baseado na ausência de definição precisa do conceito de publicidade infantil abusiva. Desconsidera-se, ainda, a utilidade das mesmas técnicas exitosas no marketing selvagem para a transmissão de valores benéficos, que de fato justifiquem a indução ao consumo do bem ou serviço.
Considerando tais perspectivas, torna-se imperativa a definição, em âmbito legislativo e nacional, do conceito de publicidade abusiva infantil para fazer real e mensurável o controle da pressão deliberada sobre a mente ingênua dos menores. Nesse sentido, há a criação de um Conselho autônomo à discussão, para coibir uma a uma as peças publicitárias reprovadas, justificando de modo transparente para a população as razões escamoteadas pela estética ou retórica da marca infratora. Assim, romperia-se um ciclo geracional de maus hábitos, mantendo-se a liberdade e a virtude do estado de natureza da teoria rousseauniana.
LuccasFerreira- Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 09/11/2014
Re: Publicidade Infantil em Questão no Brasil (ENEM)
Olha só, outro brasileiro que lembrou de Rousseau no dia 9 hohoho
Parabéns
Parabéns
joaumh- Mensagens : 59
Pontos : 65
Data de inscrição : 12/11/2014
Re: Publicidade Infantil em Questão no Brasil (ENEM)
Boa redação! Só acredito que a parte da proposta de intervenção deixou a desejar! 920.
Passos- Mensagens : 16
Pontos : 18
Data de inscrição : 13/11/2014
Tópicos semelhantes
» Publicidade infantil em questão no Brasil -ENEM
» Publicidade Infantil em Questão no Brasil (ENEM 2014)
» Publicidade infantil em questão no Brasil - ENEM 2014
» Publicidade infantil em questão no Brasil - Tema do ENEM
» [ENEM 2014] Publicidade infantil em questão no Brasil
» Publicidade Infantil em Questão no Brasil (ENEM 2014)
» Publicidade infantil em questão no Brasil - ENEM 2014
» Publicidade infantil em questão no Brasil - Tema do ENEM
» [ENEM 2014] Publicidade infantil em questão no Brasil
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos