Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Publicidade Infantil em Questão no Brasil (ENEM)

3 participantes

Ir para baixo

Publicidade Infantil em Questão no Brasil (ENEM) Empty Publicidade Infantil em Questão no Brasil (ENEM)

Mensagem  LuccasFerreira Qui Nov 13, 2014 6:28 am

O marketing selvagem como corruptor da liberdade

    Grande propagador de ideias em seu tempo, Rousseau defendia que "o homem nasce bom e livre, mas a todo o tempo é posto a ferros". Dois séculos depois, nota-se a nocividade de uma dessas correntes corruptoras de ações. Trata-se da publicidade infantil no Brasil, que aprisiona a formação do senso crítico, além da reticência de métodos insuficientes para sua coibição.

    É prioritário reconhecer a influência das diversas mídias sobre a cultura das próximas gerações. Isso porque as poderosas técnicas de persuasão tem como objetivo disseminar ideias e conduzir à ação. Assim, torna-se muito menos criterioso convencer crianças, em fase de formação de costumes, a desejar hábitos igualmente irresponsáveis e imediatistas, em detrimento do futuro. Prova disso são as projeções dramáticas do crescimento de doenças causadas pelo consumo desenfreado de alimentos industrializados, ou ainda as mudanças climáticas indiretamente fomentadas pelo consumismo.

    Contra tais efeitos, há muito pouco feito. A atual regulação, emitida pelo Conanda, é claramente problemática quanto à sua efetividade. Tal fato está baseado na ausência de definição precisa do conceito de publicidade infantil abusiva. Desconsidera-se, ainda, a utilidade das mesmas técnicas exitosas no marketing selvagem para a transmissão de valores benéficos, que de fato justifiquem a indução ao consumo do bem ou serviço.

    Considerando tais perspectivas, torna-se imperativa a definição, em âmbito legislativo e nacional, do conceito de publicidade abusiva infantil para fazer real e mensurável o controle da pressão deliberada sobre a mente ingênua dos menores. Nesse sentido, há a criação de um Conselho autônomo à discussão, para coibir uma a uma as peças publicitárias reprovadas, justificando de modo transparente para a população as razões escamoteadas pela estética ou retórica da marca infratora. Assim, romperia-se um ciclo geracional de maus hábitos, mantendo-se a liberdade e a virtude do estado de natureza da teoria rousseauniana.

LuccasFerreira

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 09/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Publicidade Infantil em Questão no Brasil (ENEM) Empty Re: Publicidade Infantil em Questão no Brasil (ENEM)

Mensagem  joaumh Qui Nov 13, 2014 9:09 am

Olha só, outro brasileiro que lembrou de Rousseau no dia 9 hohoho
Parabéns

joaumh

Mensagens : 59
Pontos : 65
Data de inscrição : 12/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Publicidade Infantil em Questão no Brasil (ENEM) Empty Re: Publicidade Infantil em Questão no Brasil (ENEM)

Mensagem  Passos Qui Nov 13, 2014 9:47 am

Boa redação! Só acredito que a parte da proposta de intervenção deixou a desejar! 920.

Passos

Mensagens : 16
Pontos : 18
Data de inscrição : 13/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Publicidade Infantil em Questão no Brasil (ENEM) Empty Re: Publicidade Infantil em Questão no Brasil (ENEM)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos