Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Intolerância religiosa no Brasil

Ir para baixo

Intolerância religiosa no Brasil Empty Intolerância religiosa no Brasil

Mensagem  Jéssica00 Dom Jul 26, 2015 5:31 pm

Liberdade pacífica
^

O Brasil é um país que exala diversidade, essa, reflete-se inclusive no grande número de crenças e credos adotados pela população. Porém, aceitar o diferente não é uma tarefa fácil o que gera situações de preconceito e autoritarismo. Como consequência, o fundamentalismo tornou-se um obstáculo à democracia e abriu o debate acerca do limite entre liberdade de expressão e intolerância religiosa.
Os maiores alvos dessa aversão são as religiões de matriz africana, acredita-se que isso se deve à cultura de imposição praticada na colonização do país. Pero Vaz de Caminha, por exemplo, fez notações sobre os cultos exóticos dos indígenas e foi enfático ao dizer: "o rei deveria evangelizar essa gente". Essa postura evidencia que amparados no pretexto de superioridade, alguns vêem nos textos sagrados de suas religiões a forma correta de organizar a sociedade.
Contudo, dessa forma, a democracia é transgredida, já que todo cidadão tem direito de escolher uma religião e não ser discriminado em função dela. Ademais, o ideal iluminista que propõe a aliança entre liberdade de expressão e convivência pacífica entre doutrinas permanece inalcançado, pois confunde-se o direito de debater e dialogar com atos de ódio e repúdio.
Portanto, é importante fomentar a liberdade pacífica para que os dogmas de um não sejam motivo de revolta de outrem. Para tanto, a intervenção familiar se faz necessária e pode ser realizada a partir do incentivo à aceitação do diferente. De modo semelhante, convenções organizadas por líderes religiosos - com o objetivo de alertar sobre as consequências do preconceito - seriam outra forma de resolução.

Jéssica00

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 26/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos