Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A intolerância religiosa no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

A intolerância religiosa no Brasil Empty A intolerância religiosa no Brasil

Mensagem  darkness1s Dom Nov 01, 2015 1:37 pm

Problema também na sociedade brasileira, a intolerância religiosa sempre esteve e está presente em nosso meio. Seja na chegada de Colombo até as Américas, ou nos dias contemporâneos, embora hoje seja de forma menos radical. A intolerância religiosa no Brasil atualmente, está diretamente ligada a mídia, a fatores raciais e que por sua vez se ligam a fatores históricos.

Quem não se lembra de suas aulas de história, do período de colonização do Brasil? Índios desconhecedores do cristianismo, vistos até então como seres inferiores pelos portugueses. Negros trazidos da África para serem escravizados, demonizados por sua cor e crença religiosa. Processo que gera repercussões até os dias atuais. Mas de que forma?

Brasil, país miscigenado, onde cada povo traz consigo um pouco da sua cultura, dos seus valores, e dentre isso está incluso traços de suas religiões. Em cidades como Salvador e Niterói, a quantidade de devotos ao Candomblé e a Umbanda é muito grande. Por serem religiões com traços fortemente africanos, faz com que isso gere uma forma de intolerância vinda de devotos de outras religiões, em especial do cristianismo. Lógico que a intolerância religiosa, não está apenas presente em religiões afrodescendentes, mas no país em que vivemos, essas são as que mais sofrem com esse problema.

Embora a mídia faça campanhas contra esse tipo de atitude. Por outro lado, ela também contribui de forma muito influente para que a intolerância religiosa continue. Seja influência por meio de redes sociais ou em programas de televisão, onde muitas vezes, pessoas preconceituosas usam desses meios de comunicação, para construírem uma falsa realidade sobre determinada crença religiosa, (como no caso da umbanda e do candomblé que são demonizadas) o que acaba convencendo outras pessoas com pouco conhecimento e questionamento, que por sua vez, gera um maior número de intolerantes. Aumentando assim o número de pessoas que são agredidas verbalmente e fisicamente por defenderem seus valores.

Uma possível solução para o problema não deveria vir do governo, mas sim dos próprios líderes religiosos, (já que os mesmos, tem tanta influência sobre os devotos) e principalmente, das próprias pessoas que praticam esse tipo de intolerância. É importante lembrar que o direito de liberdade é válido para todo cidadão, (independente da sua religião) e este deve ser respeitado. E quando houver esse respeito, então o problema certamente estará resolvido.

darkness1s

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 01/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

A intolerância religiosa no Brasil Empty Re: A intolerância religiosa no Brasil

Mensagem  lorhan Dom Nov 01, 2015 2:25 pm

880

lorhan

Mensagens : 2
Pontos : 4
Data de inscrição : 01/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos