Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema: Brasil sem fome.

Ir para baixo

Tema: Brasil sem fome. Empty Tema: Brasil sem fome.

Mensagem  Vinicius de Santana Sex Nov 07, 2014 1:15 am

Tema: O Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU esse ano, escreva uma redação de modelo Enem a respeito desse assunto propondo uma intervenção que respeite os direitos humanos.

Título: Qual a janta hoje, dona Zulmira?

Dona Zulmira, moradora do Olho d'Água, 60 km de Crateús, no sertão do Ceará, já passou muita fome na vida. Em 1980 perdeu 2 filhos para a subnutrição, que sequer foram registrados em cartório, pois tinham menos de dois anos, e "só se registra filho que vinga" (passa dos 2 anos). Nessa época, o sertão do Ceará passava por uma seca parecida com a atual. Hoje, dona Zulmira, mais gordinha, ainda mora numa casinha simples de pau-a-pique, passa dificuldades, enfrenta a seca, mas tem certeza que amanhã vai ter comida na mesa.

Programas como o Bolsa Família foram essenciais para tirar pessoas como Zulmira das estatísticas de subalimentação. Ela e mais 25 milhões de pessoas nos últimos 12 anos, segundo dados da ONU. Na época em que Zulmira perdeu seus dois filhos para a subnutrição o Brasil não passava por uma escassez alimentícia, as pessoas morriam de fome porque não tinham dinheiro para comprar comida. Daí a importância do Bolsa Família para mudar esse quadro. Isso associado ao aumento do salário mínimo e dos empregos formais a partir do governo Lula.

Porém, o que foi resolvido no Brasil foi a fome estrutural, ainda existe a fome residual, desconsiderada pelo mapa da ONU. Cerca de 5% da população ainda passa fome no pais, são populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas. O governo não consegue chegar a essas populações por enfrentar dificuldades de levar informações a eles, problemas geográficos etc. Nesses casos o governo deve criar estudos, desenvolver políticas e ações específicas voltadas para as particularidades dessas diferentes populações.

Assim, orgulhosamente o Brasil saiu do Mapa da Fome. O Bolsa Família foi fundamental para esse processo, além do aumento dos empregos formais e salário mínimo nos últimos anos. Agora o foco do governo deve ser acabar com a fome residual, que ainda persiste. Isso se dará através de estudos, políticas, e ações específicas para cada uma dessas populações.

Vinicius de Santana

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 19/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos