Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Me ajudem com minha redação---Tema: Escolha profissional

Ir para baixo

Me ajudem com minha redação---Tema: Escolha profissional Empty Me ajudem com minha redação---Tema: Escolha profissional

Mensagem  lucian Sáb Jul 09, 2011 4:03 am

A escolha da profissão
Para amenizar a tensão no momento da escolha da profissão, o adolescente deve verificar sua compatibilidade com o cargo ou curso escolhido. Quando se opta pela carreira militar, essa compatibilidade se torna primordial.
O candidato que for aprovado, por exemplo, no cfo, irá passar por um treinamento intensivo de boas práticas policiais durante os 3 anos de curso.
Nesses 3 anos e em toda a vida militar, o então aluno oficial que não apresenta a devida compatibilidade com a carreira militar, que rege-se pela disciplina e pela hierarquia, acaba por ser desligado do curso, por vontade propria ou por motivos disciplinares.
Para muitos jovens que almejam a carreira militar, a estabilidade do cargo, o status na sociedade e os bons salários servem como combustivel para superar eventuais obstáculos ou incompatibilidade com o cargo.
Tendo a devida vocação para o cargo, o jovem encontrará na profissão escolhida o prazer de trabalhar, sendo este o único combústivel inesgotável na vida profissional
.


Por favor me ajudem com a correção da minha redação.

O tema geral da prova de redação é ESCOLHA PROFISSIONAL





Segue toda a proposta da redação:

REDAÇÃO
LEIA ATENTAMENTE
- O tema geral da prova de redação é ESCOLHA PROFISSIONAL.
- Para o desenvolvimento do tema proposto será apresentada uma coletânea com 05 excertos (fragmentos de
textos diversos) sobre o assunto, que você deverá desenvolver na produção de sua redação.
- Leia todos os excertos e selecione o que julgar necessário para a realização da prova de redação, pois, apesar de o
uso da coletânea ser obrigatório, não há necessidade de fazer referência a todos os excertos.
- Evite copiar passagens dos excertos apresentados.
- Redija um texto dissertativo-argumentativo, de 30 linhas, obedecendo à norma culta da língua.
ATENÇÃO
A sua Redação será anulada se você produzir um texto:
a) que não apresentar nenhuma relação com o que foi proposto ou, ainda, configurar fuga total à temática.
b) em forma de versos.
c) em forma não articulada verbalmente (apenas com números, desenhos, palavras soltas).
d) que não for redigido com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, com tubo transparente.
e) não desenvolvido no Cartão de Respostas destinado à Versão Definitiva.
f) que esteja em outro espaço que não o destinado, mesmo que o candidato identifique-o.
g) que desconsiderar a coletânea.
i) que fugir ao tema proposto.
j) com menos de 10 linhas.
k) que apresentar letra ilegível.
RECORTE TEMÁTICO
O momento da escolha profissional é uma etapa tensa da vida do adolescente, pois implica em escolher uma área
de formação que irá determinar, em certa medida, a sua relação com o trabalho. Desse modo, muitos estudantes
terminam o Ensino Médio por volta dos 17 anos, devendo escolher, com essa idade e sem nenhum preparo, o curso
de graduação que o colocará, posteriormente, no mercado de trabalho.
A maioria dos alunos que procura o vestibular da UNEMAT já é trabalhadora e enxerga no curso pleiteado uma
possibilidade de ascensão profissional.
O adolescente, sendo trabalhador ou não, sofre, no processo de escolha, a influência de vários fatores: a busca de
realização pessoal, o status do curso procurado, o atendimento ao desejo dos pais e dos amigos, as opções
oferecidas pela universidade, omercado de trabalho, entre outros.
INSTRUÇÕES
- Discuta os aspectos que determinaram a escolha do curso no qual você se inscreveu para o vestibular ou CFO.
- Analise as perspectivas que essa escolha poderá representar para a sua vida profissional.
- Organize os seus argumentos de modo a sustentar o seu ponto de vista.
COLETÂNEA
TEXTO 01
Quem tem um adolescente em casa sabe, sente na pele, a pressão e a ansiedade do momento da escolha
profissional. Nas famílias com condições financeiras de sustentar o ingresso do jovem à universidade, o privilégio
de escolher uma profissão normalmente ocorre ao final do Ensino Médio, às vésperas do vestibular. Esse momento
é inegavelmente tenso. [...] Isso porque o processo de decisão profissional não é exclusivamente do adolescente. Ao
contrário, afeta todos ao redor. Desafia cada membro da família a pensar alternativas, buscar seus próprios sonhos,
tentar resgatar aquele desejo de realizar algo que não foi possível até então. Desde o clássico exemplo de pais
sedentos por realizar seus anseios através do filho até o envolvimento de avós, tios, irmãos, primos e amigos de
convivência próxima à família. [...] Diante da escolha profissional, a “ex-criança” dá um passo marcante para a sua
própria independência.
Fonte:A primeira escolha profissional do adolescente: queminfluencia? Anaí Auada.
Disponívelem
TEXTO 02
Fonte: Imagemadaptada do Google Imagens
TEXTO 03
A escolha profissional interfere com o estilo de vida do jovem que escolhe e permeia tanto sua possibilidade de
satisfação laboral como a de satisfação pessoal (Barreto, 2.000), fazendo parte de sua relação concreta com a
sociedade na qual está inserido e, nessa concepção, é parte da trajetória vital. Essa trajetória vital é compreendida
[...] como drama do viver de adolescentes contemporâneos.
Fonte: Escolha profissional e a dramática do viver adolescente. Maria Auxiliadora Barreto & Tânia AielloVaisberg.
Disponívelem
TEXTO 04
O adolescente revela roblemas específicos que são caracterizados por uma vulnerabilidade especial inerente ao seu
próprio estágio do desenvolvimento, refletindo em seus comportamentos a força do impacto da pós-modernidade
[...]. O que se tem observado é que os adolescentes inseridos nessa sociedade vivenciam um vazio, desenvolvem um
consumismo ligado ao prazer imediato e fragmentam os processos de informações [...]. A importância da escolha
profissional para este jovem, que tem intensa necessidade de encontrar referenciais também sociais que deem
conta da constituição de sua identidade profissional, é um aspecto que não se pode desprezar.
Fonte: O adolescente e a escolha profissional. Solange Colello Colognese.
Disponívelem
TEXTO 05
A escolha profissional, nos dias de hoje, se deve ao fato da diversidade de opções, que parece confundir ainda mais.
O momento da escolha é sempre muito difícil pelas características da própria escolha, o adolescente precisa optar
não só pela profissão que terá, mas por quem ele quer ser, qual o estilo de vida que ele quer levar, isto em um
momento que ele não sabe nem quem ele é, ou seja, para complicar ainda mais, já é sabido que este momento é
determinado por intensos conflitos de identidade. Conflitos estes que, segundo Neiva (1995), geram ansiedade no
jovem que dificilmente consegue resolvê-los sozinho [...]. O mercado atual de trabalho oferece muitas
possibilidades, e é preciso que o profissional atenda à demanda desse mercado para que possa manter sua carreira
profissional. A escolha tem que trazer realização pessoal, não adianta escolher uma profissão que garanta alta
remuneração, mas que seja um sacrifício exercê-la.
Fonte: A escolha profissional do adolescente frente às demandas familiares e do mercado de trabalho atual.
Clarisse Macedo Gonçalves Pereira.
Disponívelem article& catid=61:padagogia&id.

lucian
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem com minha redação---Tema: Escolha profissional Empty Re: Me ajudem com minha redação---Tema: Escolha profissional

Mensagem  Lucas Re Dom Jul 17, 2011 1:54 am

Lucian,

Sugestões de melhoria:

Título: A escolha da profissão

Para amenizar a tensão no momento da escolha da profissão, o adolescente deve verificar sua compatibilidade com o cargo ou curso escolhido. Quando se opta pela carreira militar, essa compatibilidade se torna primordial.
O candidato que for aprovado, por exemplo, no cfo [CFO], irá passar por um treinamento intensivo de boas práticas policiais durante os 3 anos de curso.
Nesses 3 anos e em toda a vida militar, o então aluno oficial que não apresenta a devida compatibilidade com a carreira militar, que rege-se pela disciplina e pela hierarquia, acaba por ser desligado do curso, por vontade propria [própria] ou por motivos disciplinares.
Para muitos jovens que almejam a carreira militar, a estabilidade do cargo, o status na sociedade e os bons salários [,] servem como combustivel [combustível] para superar eventuais obstáculos ou incompatibilidade com o cargo.
Tendo a devida vocação para o cargo, o jovem encontrará na profissão escolhida o prazer de trabalhar, sendo este o único combústivel [combustível] inesgotável na vida profissional.

Aguardamos mais sugestões...

Wink

Lucas Re
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos