Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2015 - Por favor, quem puder dar uma opinião na minha redação, agradecerei demais :)

3 participantes

Ir para baixo

TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2015 - Por favor, quem puder dar uma opinião na minha redação, agradecerei demais :) Empty TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2015 - Por favor, quem puder dar uma opinião na minha redação, agradecerei demais :)

Mensagem  sabrinasiebra Seg Nov 16, 2015 11:43 am

Igualdade não é privilégio e sim direito
        A Lei Maria da Penha, instaurada na primeira década do século XXI no Brasil, tem por objetivo combater e proteger as mulheres de todo o país da violência doméstica. Percebeu-se, entretanto, que apesar dessa lei representar um avanço, no que diz respeito à segurança desse gênero, o índice de agressões para com o sexo feminino cresceu.

        Em uma sociedade classificada, em sua maioria, como patriarcal, é comum que a mulher seja vista como símbolo de inocência e fragilidade. Pesquisas realizadas nas universidades federais brasileiras mostraram que cerca de 80% das mulheres se sentem ameaçadas ou já sofreram violência nas ruas, no ambiente de trabalho e até mesmo em casa. O resultado, contudo, foi cinco vezes menor quando os entrevistados foram do sexo masculino. Esses dados discrepantes, demonstram a existência de uma desigualdade entre gêneros, explicada por uma visão conservadora que, infelizmente, ainda perdura no país.

        Para modificar essa situação, existe, atualmente, o movimento feminista, que ganhou força, principalmente, após a redemocratização do Brasil, em 1980. Baseadas em ideias progressistas, as feministas lutam para que a mulher seja tratada como igual perante a sociedade. Assim, contribuem diretamente para a diminuição dos crimes contra o sexo feminino, os chamados feminicídios, visto que elas passaram a se impor, buscando seus interesses e destruindo valores considerados, antes, como igualitários.

        Portanto, a sociedade deve se basear nos princípios do filósofo Aristóteles e “tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade”. Logo, o tema deve ser trabalhado nas escolas por meio de debates, assim como em conselhos nos bairros, como forma de incentivar as mulheres à denunciar qualquer tipo de agressão à elas realizada; cabe, então, ao Governo fornecer suporte à essas vítimas, garantindo o cumprimento da lei; as ONG’S e a mídia podem difundir a campanha feminista e, a partir disso, será possível garantir a segurança das mulheres brasileiras.

sabrinasiebra

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 16/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2015 - Por favor, quem puder dar uma opinião na minha redação, agradecerei demais :) Empty Re: TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2015 - Por favor, quem puder dar uma opinião na minha redação, agradecerei demais :)

Mensagem  LuhFurlan Seg Nov 16, 2015 2:10 pm

A Lei Maria da Penha, instaurada na primeira década do século XXI no Brasil, tem por objetivo combater e proteger as mulheres de todo o país da violência doméstica. Percebeu-se, entretanto, que apesar dessa lei representar um avanço, no que diz respeito à segurança desse gênero, o índice de agressões para com o sexo feminino cresceu.

Em uma sociedade classificada, em sua maioria, como patriarcal, é comum que a mulher seja vista como símbolo de inocência e fragilidade. Pesquisas realizadas nas universidades federais brasileiras mostraram que cerca de 80% das mulheres se sentem ameaçadas ou já sofreram violência nas ruas, no ambiente de trabalho e até mesmo em casa. O resultado, contudo, foi cinco vezes menor quando os entrevistados foram do sexo masculino. Esses dados discrepantes, demonstram a existência de uma desigualdade entre gêneros, explicada por uma visão conservadora que, infelizmente, ainda perdura no país.

Para modificar essa situação, existe, atualmente, o movimento feminista, que ganhou força, principalmente, após a redemocratização do Brasil, em 1980. Baseadas em ideias progressistas, as feministas lutam para que a mulher seja tratada como igual perante a sociedade. Assim, contribuem diretamente para a diminuição dos crimes contra o sexo feminino, os chamados feminicídios, visto que elas passaram a se impor, buscando seus interesses e destruindo valores considerados, antes, como igualitários.

Portanto, a sociedade deve se basear nos princípios do filósofo Aristóteles e “tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade”. Logo, o tema deve ser trabalhado nas escolas por meio de debates, assim como em conselhos nos bairros, como forma de incentivar as mulheres à denunciar qualquer tipo de agressão à elas realizada; cabe, então, ao Governo fornecer suporte à essas vítimas, garantindo o cumprimento da lei; as ONG’S e a mídia podem difundir a campanha feminista e, a partir disso, será possível garantir a segurança das mulheres brasileiras.

CORREÇÃO NÃO OFICIAL - Opinião

Seu texto é praticamente isento de falhas. Maravilhoso, parabéns. Tanto de conteúdo, quanto de formalidade e organização. É um texto digno de nota 1000. Espero que você consiga de verdade, porque acho que você tem boas chances, já que você atendeu a todos os requisitos que o ENEM pede para poder dar a nota máxima á uma redação. Meus parabéns, você trabalhou fortemente na argumentação; os dados que você apresentou são fantásticos , prova que você está bem atualizada, e não pegou informação nenhuma dos textos motivadores. Além disso, citou muito bem Aristóteles. Você foi bem direta, não enrolou. Meus parabéns!! Smile

da violência doméstica = violência doméstica é um tipo específico de violência, serviria você apontar no primeiro parágrafo se o seu texto fosse baseado somente nesse tipo, entendeu; poderia colocar somente "e proteger as mulheres de todo o país dos diversos tipos de violência";
Dessa = ao invés de colocar "dessa lei", colocar "de tal lei", deixaria mais formal seu texto; não ficou ruim, mas poderia ser mais fortalecido;
Foi cinco vezes menor quando os entrevistados foram do sexo masculino = ficou uma frase um pouco fraca; substituir por "o resultado teve um nível cinco vezes mais baixo no momento em que os entrevistados pertenciam ao sexo masculino";

C1: Domínio da Linguagem Formal: 200
C2: Compreensão da Proposta: 200
C3: Organização dos Argumentos/Ideias: 200
C4: Domínio dos Mecanismos Linguísticos: 190
C5: Propor Solução Para o Problema: 160 *infelizmente o ENEM cobra muito essa parte da proposta de solução para o problema e eu sigo a exigência que eles possuem na hora da correção


Total: 950 Smile Smile Smile Smile *considere que ainda sou estudante

LuhFurlan

Mensagens : 39
Pontos : 51
Data de inscrição : 06/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2015 - Por favor, quem puder dar uma opinião na minha redação, agradecerei demais :) Empty Re: TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2015 - Por favor, quem puder dar uma opinião na minha redação, agradecerei demais :)

Mensagem  Moderator Qua Nov 18, 2015 12:08 pm

Olá Convidado,

Sinto muito em lhe informar, mas esse site não está mais em atividade, favor acessar: http://www.clubedosestudantes.com


ARRASE NO ENEM, NOS VESTIBULARES E CONCURSOS PÚBLICOS
TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2015 - Por favor, quem puder dar uma opinião na minha redação, agradecerei demais :) Ok-icon
Corrigimos redações no estilo ENEM, vestibulares e concursos públicos.

Lá você vai conseguir tirar todas as suas dúvidas sobre Português, Matemática, Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia, Química, Física, Biologia e Legislações em Geral.
Moderator
Moderator

Mensagens : 559
Pontos : 563
Data de inscrição : 20/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2015 - Por favor, quem puder dar uma opinião na minha redação, agradecerei demais :) Empty Re: TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2015 - Por favor, quem puder dar uma opinião na minha redação, agradecerei demais :)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes
»  Redação do Enem 2015. Opinem sobre minha redação, por favor!! Desde já agradeço imensamente!
» Respeito aos benefícios oferecidos aos idosos e aos deficientes físicos.POR FAVOR ALGUEM PODE CORRIGIR MINHA REDAÇÃO EU ESTUDO SÓ E NÃO TENHO QUEM ME AJUDE COM ISSO , E QUAL SERIA MINHA NOTA NO ENEM
» Queria uma ajuda para quem puder me instruir melhor e dar algumas dicas de como melhorar minha redação ( TEMA : Conceitos sobre a família no século 21 )
» (Tema: Violência contra a mulher); Por favor, corrijam, eu sou treineiro e ainda não pude ver minha nota. Avaliem minha redação me dando pontuação modelo ENEM
» a persistência da violência contra a mulher, por favor, me deem uma nota para minha redação do Enem 2015 o texto saiu pequeno aqui, mas no Enem ele ficou grande.

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos