Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação do Enem 2015. Opinem sobre minha redação, por favor!! Desde já agradeço imensamente!

2 participantes

Ir para baixo

 Redação do Enem 2015. Opinem sobre minha redação, por favor!! Desde já agradeço imensamente! Empty Redação do Enem 2015. Opinem sobre minha redação, por favor!! Desde já agradeço imensamente!

Mensagem  Gabrielredacao Sáb Nov 14, 2015 9:39 pm

TEMA: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Título: Além das fronteiras físicas

A persistência da violência contra  a mulher na sociedade brasileira contribui para um cenário opressor e excludente para elas. Diante disso, a violência nos aspectos sociais e midiáticos são catalizadores desse processo.

A importância da mulher para a sociedade tem sido esquecida. Dessa forma, do ponto de vista histórico, na era do Paleolítico, o desenvolvimento da agricultura somente foi possível graças às mulheres, o que possibilitou a fixação dos grupos nômades. Porém, tal relevância social das mulheres comprovada desde os tempos antigos vem sendo oprimida por parte da sociedade. Afinal, uma das persistentes violências sofridas é a do mercado de trabalho, onde mesmo elas tendo maior grau de escolaridade e estudando mais que os homens, ainda ocupam os piores cargos e ganham os piores salários. Assim, do ponto de vista econômico, empresas e patrões estão perdendo lucros ao não oferecer oportunidades de emprego dignas para as mulheres, pois elas seriam uma força à mais para a economia brasileira, caso o mercado de trabalho não fosse tão excludente.

Outro ponto a se observar é que além da violência social há também a violência que algumas mídias provocam contra elas. Pois, nos comerciais de bebidas alcoólicas por exemplo as mulheres pouco aparecem sentadas na mesa de um bar se divertindo, mas sim, aparecem como objeto de sedução, com poucas roupas e como apelo para a sexualidade feminina. Assim, nota-se que tais mídias não consideram a mulher como um ser possuidor dos mesmos direitos que os homens e dessa forma violentam a figura feminina. Como consequência, no aspecto psicológico humano uma criança, no caso do homem, verá essas propagandas e concluirá que a mulher é somente um objeto de sedução. Com isso, esse homem já adulto contribuirá para a persistência da violência contra elas, pois não enxergará o real valor da figura feminina.



Portanto, a persistência dos abusos contra a mulher no Brasil gera um meio preconceituoso e segregador contra elas. A violência do mercado de trabalho e da mídia demonstra que não somente agressões físicas e ofensas fazem parte deste cenário, mas vários outros. Como solução, é preciso que a sociedade como um todo vá às ruas e através de protestos peçam ações afirmativas para as mulheres no mercado de trabalho. Além disso, é preciso que a mídia retire do ar propagandas que coloquem a mulher como objeto sexual.

Gabrielredacao

Mensagens : 5
Pontos : 7
Data de inscrição : 14/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

 Redação do Enem 2015. Opinem sobre minha redação, por favor!! Desde já agradeço imensamente! Empty Re: Redação do Enem 2015. Opinem sobre minha redação, por favor!! Desde já agradeço imensamente!

Mensagem  LuhFurlan Sáb Nov 14, 2015 10:11 pm

A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira contribui para um cenário opressor e excludente para elas. Diante disso, a violência nos aspectos sociais e midiáticos são catalizadores desse processo.
A importância da mulher para a sociedade tem sido esquecida. Dessa forma, do ponto de vista histórico, na era do Paleolítico, o desenvolvimento da agricultura somente foi possível graças às mulheres, o que possibilitou a fixação dos grupos nômades. Porém, tal relevância social das mulheres comprovada desde os tempos antigos vem sendo oprimida por parte da sociedade. Afinal, uma das persistentes violências sofridas é a do mercado de trabalho, onde mesmo elas tendo maior grau de escolaridade e estudando mais que os homens, ainda ocupam os piores cargos e ganham os piores salários. Assim, do ponto de vista econômico, empresas e patrões estão perdendo lucros ao não oferecer oportunidades de emprego dignas para as mulheres, pois elas seriam uma força à mais para a economia brasileira, caso o mercado de trabalho não fosse tão excludente.
Outro ponto a se observar é que além da violência social há também a violência que algumas mídias provocam contra elas. Pois, nos comerciais de bebidas alcoólicas por exemplo as mulheres pouco aparecem sentadas na mesa de um bar se divertindo, mas sim, aparecem como objeto de sedução, com poucas roupas e como apelo para a sexualidade feminina. Assim, nota-se que tais mídias não consideram a mulher como um ser possuidor dos mesmos direitos que os homens e dessa forma violentam a figura feminina. Como consequência, no aspecto psicológico humano uma criança, no caso do homem, verá essas propagandas e concluirá que a mulher é somente um objeto de sedução. Com isso, esse homem já adulto contribuirá para a persistência da violência contra elas, pois não enxergará o real valor da figura feminina.

CORREÇÃO NÃO OFICIAL - Opinião

Eu gostei do seu texto. Você usou argumentos bons, e isso é importante, se diferenciar, sair do senso comum. No quesito argumento, seu texto está muito joia. Agora, eu percebo que a formalidade deixou um pouco a desejar, acho que podia ser melhor desenvolvida. Vi palavras muito casuais, que poderiam ser trocadas por outras melhores e que deixam o texto mais bonito. As repetições também são bastantes, em algumas expressões. Isso acaba enfraquecendo o texto, querendo ou não. O ideal é que a gente sempre leia mais de uma vez o texto depois de pronto para se atentar com isso. Repetições são cansativas. Se o seu texto não tivesse tantas palavras repetidas, com certeza eu teria gostado mais. Outro ponto: no começo e no final você colocou o nome da proposta na redação : "a persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira...", isso me passa a imagem de insegurança, você quer provar que está dentro do que a proposta pediu, e daí coloca bem o titulo da proposta. Não acho legal. Passa a ideia de um certo "plagio", não que seja, mas se puder evitar, eu acredito que seja melhor. Mas as ideias, como eu disse, estão muito bem boladas, como a do comercial (da Verão kkkk) são bastante criativas, fogem do obvio. Nenhum texto que eu li até agora falou desse ponto da mídia, muito bom. Ah, e cuidado: seu texto não apresentou NENHUMA solução para o problema, o que pode se tornar um problema para você.

A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira = como eu disse, não gosto disso. Você começou o texto com o título da proposta da redação; mostra insegurança. Você não precisa colocá-lo ali para mostrar que está dentro do que foi pedido;
Mulheres = repetição exagerada, fica desagradável ler; é muito "mulheres" no seu texto; em algum momento você poderia colocar "gênero feminino", "sexo feminino";
Mais que = eu acredito que tenha ficado fraco; podia substituir a frase por "estudo mais nivelado que os homens" ;
Oportunidades de emprego dignas = no caso, o "dignas" se refere ás oportunidades (na oração); então, ela deveria vir antes do "emprego" --> "oportunidades dignas de emprego"
Força á mais = casual; ficaria melhor "uma força maior á economia brasileira";
Algumas mídias = ficou estanho; normalmente nós tratamos de "mídia" como uma coisa só, não várias; entendi o que você quis dizer, mas podia ter ficado melhor; só "mídia" seria mais favorável; do mesmo modo ficou estranho "tais mídias";
Objeto de sedução = você não usou nenhum outro sinônimo de sedução em cima, então, não precisava repetir a mesma expressão; passa a ideia de que você não possui um amplo vocabulário;
Figura feminina = na frase anterior você já tinha usado "figura feminina" também; colocasse outro sinônimo, "sexo feminino", por exemplo;

C1: Domínio da Linguagem Formal: 150
C2: Compreensão da Proposta: 200
C3: Organização de Ideias/Fatos: 200
C4: Domínio de Mecanismos Linguísticos: 190
C5: Propor uma Solução: 0


Total: 740 Smile *considere que sou uma estudante


LuhFurlan

Mensagens : 39
Pontos : 51
Data de inscrição : 06/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

 Redação do Enem 2015. Opinem sobre minha redação, por favor!! Desde já agradeço imensamente! Empty Obrigado pela atenção!

Mensagem  Gabrielredacao Sáb Nov 14, 2015 10:33 pm

Muito obrigado pelas críticas e pelo detalhamento. Valeu mesmo!

Bem, proposta de solução tem sim e mostrei duas no final, uma para cada problema que apresentei no texto. A palavra "mulher" realmente me pareceu repetitivo no texto mas não acho que comprometeu a semântica e/ou estrutura da dissertação. Achei bem baixa sua nota para os "recursos coesivos" pois faço bastante uso dos conectivos como conjunções o que deixa os argumentos bem amarrados.

Quando olhei o tema da redação pensei logo em fugir do senso comum... então nem li os textos motivadores para não me influenciar kkkk. Obrigado pelos elogios sobre a argumentação utilizada! Quanto a colocar palavras do tema direto na redação isso não é problema pois é justamente o que o corretor quer saber, ou seja, se o candidato entendeu realmente a proposta e se vai falar dela no decorrer da dissertação. Bons professores já me disseram, inclusive corretores do enem, que esta estratégia não retira pontos. É pouco criativa sim kkk mas serve para manter a clareza e objetividade.

Você é estudante em o que? só por curiosidade...
Abraço!! e Obrigado novamente

Gabrielredacao

Mensagens : 5
Pontos : 7
Data de inscrição : 14/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

 Redação do Enem 2015. Opinem sobre minha redação, por favor!! Desde já agradeço imensamente! Empty Re: Redação do Enem 2015. Opinem sobre minha redação, por favor!! Desde já agradeço imensamente!

Mensagem  LuhFurlan Sáb Nov 14, 2015 10:44 pm

Na verdade, 190 não é uma nota ruim, se você parar para avaliar. 160 é a nota BOA, de textos que possuem uma boa risca dos critérios, então te coloquei como "excelente", já que 200 é o máximo. Não entendi porquê você não ficou muito satisfeito.

Enfim kkk não, eu não faço faculdade ainda. Estou no terceiro ano do Ensino Médio, vou pra faculdade de Jornalismo ano que vem, por isso sempre coloco isso nas correções, que não é uma correção de uma profissional, e somente de uma aluna que ama redações e que ainda vai para a faculdade, entende? Espero que não tenha ficado chateado ou desapontado.

Ah, e quanto a proposta de solução, realmente eu tive que te dar essa nota porque o ENEM considera demais a proposta de solução, eles dão zero mesmo sem dó nesse quesito, então, tome cuidado.

LuhFurlan

Mensagens : 39
Pontos : 51
Data de inscrição : 06/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

 Redação do Enem 2015. Opinem sobre minha redação, por favor!! Desde já agradeço imensamente! Empty Resposta

Mensagem  Gabrielredacao Sáb Nov 14, 2015 11:01 pm

Fique sim bem desapontado kkkk. É que 740 não é uma boa nota ainda mais pra quem lê e escreve bastante. Mas tem que dar sua opinião mesmo!
Só reiterando, EU COLOQUEI SIM PROPOSTA DE INTERVENÇÃO kkkkkkk. Mas parabéns pelo seu interesse e boa sorte na sua jornada. Abração.

Gabrielredacao

Mensagens : 5
Pontos : 7
Data de inscrição : 14/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

 Redação do Enem 2015. Opinem sobre minha redação, por favor!! Desde já agradeço imensamente! Empty Re: Redação do Enem 2015. Opinem sobre minha redação, por favor!! Desde já agradeço imensamente!

Mensagem  LuhFurlan Dom Nov 15, 2015 11:56 am

Eu entendo o que você falou, até porque ano passado como treineira tirei 600 na redação do ENEM, então você imagina como eu fiquei, porque também sou apaixonada por redação, por escrever e vou fazer Jornalismo, então, fiquei bem mal. Foi melhor que a minha oficial de 2014, pensa nisso. Eu não to dizendo que você vai tirar só isso até porque nem sou professora de redação nem nada. A minha foi bem abaixo da sua.

LuhFurlan

Mensagens : 39
Pontos : 51
Data de inscrição : 06/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

 Redação do Enem 2015. Opinem sobre minha redação, por favor!! Desde já agradeço imensamente! Empty Re: Redação do Enem 2015. Opinem sobre minha redação, por favor!! Desde já agradeço imensamente!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos