Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UFRGS - Nota 25 - Tema: O papel e os limites do humor na sociedade

2 participantes

Ir para baixo

UFRGS - Nota 25 - Tema: O papel e os limites do humor na sociedade Empty UFRGS - Nota 25 - Tema: O papel e os limites do humor na sociedade

Mensagem  Carinaportal Sex Jan 18, 2013 1:48 pm

Bom humor, se usado com sabedoria.

Vivemos em uma sociedade que, a cada dia, se torna mais violenta. O alto nível de estresse a que somos expostos diariamente, as longas jornadas de trabalho enfrentadas tornam o recebimento de más notícias um evento deprimente. Pensando nisso, diversos meios de comunicação tiveram uma idéia interessante: utilizar o humor como fator atenuante na transmissão de notícias.
Um ótimo exemplo disso, é o programa "Pretinho Básico" da rádio Atlântida. O programa é transmitido ao vivo, diariamente e são noticiados diversos acontecimentos do dia-a-dia, sejam esses engraçados e embaraçosos ou de cunho político e econômico. Essa iniciativa dos idealizadores do programa é bastante inteligente, visto que viver com bom humor é uma das melhores estratégias no combate ao estresse.
Há casos, estes porém mais raros, como o do humorista Rafinha Bastos (ex-integrante da rede de TV Band) em que o humor, principalmente o humor negro, ultrapassa os limites aceitáveis. A falta de tato do humorista acabou prejudicando sua vida profissional e pessoal; e também a da cantora Wanessa e seu bebê (ainda por nascer), ambos foram alvo da piada mal sucedida de Rafinha.
Nem todos são apreciadores desse tipo de entretenimento, pessoas que nem sempre vêem o humor com os mesmos olhos que outros o vêem. A falta de delicadeza, nestes momentos pode provocar mágoa, ressentimento e até ira dos envolvidos e esta não é a proposta da mídia humorista e sim levar alegria, risos e descontração em momentos críticos, atenuar o impacto da violência, da miséria e outros problemas sociais presentes no nosso cotidiano.

Deu mais ou menos umas 38 linhas

Carinaportal

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 12/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

UFRGS - Nota 25 - Tema: O papel e os limites do humor na sociedade Empty CORREÇÃO DA REDAÇÃO

Mensagem  Mathews Sex Jan 18, 2013 4:12 pm

Bom humor, se usado com sabedoria. [NÃO SE PÕE PONTO FINAL EM TÍTULOS]

Vivemos em uma sociedade que, a cada dia, [APOSTO DESNECESSÁRIO!] se torna mais violenta. O alto nível de estresse a que somos expostos diariamente, [E*] as longas jornadas de trabalho enfrentadas tornam o recebimento de más notícias um evento deprimente [MAS SE A NOTÍCIA É RUIM, COMO NÃO FICAR DEPRIMENTE? ARGUMENTO MAL ESTRUTURADO!]. Pensando nisso, diversos meios de comunicação tiveram uma idéia [LEVANDO EM CONTA O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO, "IDEIA" PERDEU O ACENTO] interessante: utilizar o humor como fator atenuante na transmissão de notícias.

Um ótimo exemplo disso, é o programa "Pretinho Básico" da rádio Atlântida. O programa é transmitido ao vivo, diariamente e são noticiados diversos acontecimentos do dia-a-dia, sejam esses engraçados e embaraçosos ou de cunho político e econômico. Essa iniciativa dos idealizadores do programa é bastante inteligente, visto que viver com bom humor é uma das melhores estratégias no combate ao estresse.

Há casos, estes porém mais raros, como o do humorista Rafinha Bastos (ex-integrante da rede de TV Band) em que o humor, principalmente o humor negro, ultrapassa os limites aceitáveis. A falta de tato do humorista acabou prejudicando sua vida profissional e pessoal; e também a da cantora Wanessa e seu bebê (ainda por nascer) [MAS O BEBÊ JÁ NASCEU NO COMEÇO DE 2012! ARGUMENTO MAL ESTRUTURADO], ambos foram alvo da piada mal sucedida de Rafinha. [NAS PALAVRAS DESTACADAS EM AZUL, VOCÊ COMETEU UM ERRO CONHECIDO COMO "ECO LINGUÍSTICO". EVITE REPETIR TERMOS IGUAIS OU SEMELHANTES]

Nem todos são apreciadores desse tipo de entretenimento, [FICARIA MAIS ACESSÍVEL UTILIZAR, NO LUGAR DA VÍRGULA, O PONTO E VÍRGULA, DOIS PONTOS OU O PONTO FINAL] pessoas que nem sempre vêem [DE ACORDO COM O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO, VEEM PERDEU O ACENTO]o humor com os mesmos olhos que outros o vêem [VEEM*]. A falta de delicadeza, [VÍRGULA DESNECESSÁRIA!] nestes momentos pode provocar mágoa, ressentimento e até ira dos envolvidos e esta não é a proposta da mídia humorista e sim levar alegria, risos e descontração em momentos críticos, atenuar o impacto da violência, da miséria e outros problemas sociais presentes no nosso cotidiano. [ESTE ÚLTIMO PERÍODO FICOU LONGO DEMAIS. FICARIA MAIS ACESSÍVEL, NO LUGAR DA CONJUNÇÃO "E" DESTACADA, COLOCAR UM PONTO FINAL]

---------------------------
COMENTÁRIO: parabéns pela paragrafação e pela autoridade na escolha dos argumentos. Contudo, você escorregou em duas coisas: em conceitos de gramática (erros de pontuação e ecos linguísticos que danificaram a clareza do seu texto) e na própria articulação de alguns destes argumentos. Não havia necessidade de destacar o estado do bebê de Wanessa; além de desnecessário, isso prejudicou a sua redação no conceito informativo, pois você forneceu uma informação que não condiz com a realidade.

1) “Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”: 80 PONTOS
2) “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto em questão: 200 PONTOS
3) “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”: 120 PONTOS
4) “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação”: 120 PONTOS
TOTAL: 520 PONTOS DE 800 POSSÍVEIS
NOTA: 6,5

OBSERVAÇÃO: não entendi o "NOTA 25" que você colocou. Caso você quis dizer que a nota da redação vai de 0 a 25, você ficaria com 16,25 pontos.
Mathews
Mathews

Mensagens : 67
Pontos : 71
Data de inscrição : 15/01/2013

http://kickletter.tumblr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos