TEMA: Fuvest 2013 - Consumo
2 participantes
Página 1 de 1
TEMA: Fuvest 2013 - Consumo
Desigualdade visionária
A necessidade do “ter para ser” na sociedade, move a economia e enaltece o consumo.
Para toda fabricação de um produto é necessário que haja um consumidor, assim criando um ciclo vicioso, que abrange o status e a alienação.
Quando o indivíduo consome algum produto, traz certas impressões e qualificações que a sociedade estabelece através do que consome. Isso acontece por conta do senso comum, que na sociologia é expressado como uma forma de julgamento através de olhares sem análises científicas. Sendo assim, o consumo de qualquer produto se transforma em uma característica humana através de julgamentos pessoais, e qualifica o indivíduo na sociedade.
O filósofo Friedrich Hegel citou que,“A alienação é uma característica essencial do homem”, é possível analisar que o consumo aliena as pessoas à necessidade de possuir status e ao sistema capitalista, pois quando certo indivíduo percebe que é visto no círculo social que presenciou quando consome certos produtos, se aliena ao ato de consumir para ser, assim também aliena-se ao capitalismo que se beneficia, pois a compra e venda são os alicerces deste sistema.
Uma sociedade que suas relações de reconhecimento e mérito dependem do consumo, consequentemente perde o sentido de ser alguém por simplesmente ser, é importante consumir com consciência e analisar quem consome por trás dos produtos para que não haja uma desigualdade visionária, assim adicionando uma nova visão que foca a essência humana, caráter, personalidade e gostos.
A necessidade do “ter para ser” na sociedade, move a economia e enaltece o consumo.
Para toda fabricação de um produto é necessário que haja um consumidor, assim criando um ciclo vicioso, que abrange o status e a alienação.
Quando o indivíduo consome algum produto, traz certas impressões e qualificações que a sociedade estabelece através do que consome. Isso acontece por conta do senso comum, que na sociologia é expressado como uma forma de julgamento através de olhares sem análises científicas. Sendo assim, o consumo de qualquer produto se transforma em uma característica humana através de julgamentos pessoais, e qualifica o indivíduo na sociedade.
O filósofo Friedrich Hegel citou que,“A alienação é uma característica essencial do homem”, é possível analisar que o consumo aliena as pessoas à necessidade de possuir status e ao sistema capitalista, pois quando certo indivíduo percebe que é visto no círculo social que presenciou quando consome certos produtos, se aliena ao ato de consumir para ser, assim também aliena-se ao capitalismo que se beneficia, pois a compra e venda são os alicerces deste sistema.
Uma sociedade que suas relações de reconhecimento e mérito dependem do consumo, consequentemente perde o sentido de ser alguém por simplesmente ser, é importante consumir com consciência e analisar quem consome por trás dos produtos para que não haja uma desigualdade visionária, assim adicionando uma nova visão que foca a essência humana, caráter, personalidade e gostos.
Camila Silva- Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 19/09/2017
Correção de redações
Olá, Camila!
Envie sua redação para: http://potencializeredacoes.blogspot.com.br/, melhor blog de correção de redações!
Envie sua redação para: http://potencializeredacoes.blogspot.com.br/, melhor blog de correção de redações!
Vanessa Tavares- Mensagens : 12
Pontos : 22
Data de inscrição : 03/08/2013
Tópicos semelhantes
» Fuvest-2013 Tema direcionado ao Consumismo.
» FUVEST 2011: Tema O altruísmo e...
» (FUVEST 2013) Anúncio publicitário: "Aproveite o melhor que o mundo tem a oferecer com o Cartão de Crédito X."
» Tema da FUVEST 2012; Participação política: indispensável ou superada? (PS: Muito obrigado antecipado)
» TEMA: CONSUMO X ECOLOGIA
» FUVEST 2011: Tema O altruísmo e...
» (FUVEST 2013) Anúncio publicitário: "Aproveite o melhor que o mundo tem a oferecer com o Cartão de Crédito X."
» Tema da FUVEST 2012; Participação política: indispensável ou superada? (PS: Muito obrigado antecipado)
» TEMA: CONSUMO X ECOLOGIA
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos