TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira
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TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira
Em termos de consumo e geração de lixo, a sociedade brasileira segue em sintonia com as grandes potências mundiais. Entretanto, ao contrário destas, a destinação correta dos resíduos é precária, levando a graves problemas sociais e ambientais.
No Brasil, a ocorrência de lixões a céu aberto ainda é grande e concentra-se principalmente nas zonas periféricas do país. Assim, pessoas pobres entram em contato diariamente com esse lixo, para nele encontrar alguma fonte de renda. A exposição aos agentes patogênicos ali presentes compromete a saúde dessa população, além de contaminar o solo e lençóis freáticos da região.
Para mudar essa realidade, algumas tecnologias baratas e acessíveis podem ser utilizadas, como é o caso dos biodigestores. Neles, os micro-organismos decompõem a matéria orgânica em gases e biofertilizantes para posterior utilização. A reciclagem de materiais inorgânicos, que permite a reutilização do lixo, também auxilia no combate ao problema.
Porém, ambas soluções necessitam de coleta seletiva eficiente. Ainda não é hábito do brasileiro separar corretamente seu lixo doméstico, dada desinformação sobre o tema e falta de estímulo pelo Poder Público. Trata-se de problema estrutural, pois envolve a formação base do indivíduo, por meio educacional.
Levando em consideração o grande setor agropecuário brasileiro, o governo poderia fornecer incentivos fiscais para que esses trabalhadores implementem, em suas terras, sistemas como os biodigestores. Em menor escala, as escolas, centros de pesquisa e órgãos governamentais devem reforçar os efeitos positivos da reciclagem para o meio ambiente, bem como lecionar cursos para sua realização e formas de empreendedorismo com o material reciclado.
No Brasil, a ocorrência de lixões a céu aberto ainda é grande e concentra-se principalmente nas zonas periféricas do país. Assim, pessoas pobres entram em contato diariamente com esse lixo, para nele encontrar alguma fonte de renda. A exposição aos agentes patogênicos ali presentes compromete a saúde dessa população, além de contaminar o solo e lençóis freáticos da região.
Para mudar essa realidade, algumas tecnologias baratas e acessíveis podem ser utilizadas, como é o caso dos biodigestores. Neles, os micro-organismos decompõem a matéria orgânica em gases e biofertilizantes para posterior utilização. A reciclagem de materiais inorgânicos, que permite a reutilização do lixo, também auxilia no combate ao problema.
Porém, ambas soluções necessitam de coleta seletiva eficiente. Ainda não é hábito do brasileiro separar corretamente seu lixo doméstico, dada desinformação sobre o tema e falta de estímulo pelo Poder Público. Trata-se de problema estrutural, pois envolve a formação base do indivíduo, por meio educacional.
Levando em consideração o grande setor agropecuário brasileiro, o governo poderia fornecer incentivos fiscais para que esses trabalhadores implementem, em suas terras, sistemas como os biodigestores. Em menor escala, as escolas, centros de pesquisa e órgãos governamentais devem reforçar os efeitos positivos da reciclagem para o meio ambiente, bem como lecionar cursos para sua realização e formas de empreendedorismo com o material reciclado.
dudasnb- Mensagens : 5
Pontos : 15
Data de inscrição : 20/08/2017
Re: TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira
Olá, Duda!
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Vanessa Tavares- Mensagens : 12
Pontos : 22
Data de inscrição : 03/08/2013
Re: TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira
[quote="dudasnb"]
[justify]Em termos de consumo e geração de lixo, a sociedade brasileira segue em sintonia com as grandes potências mundiais. Entretanto, ao contrário destas, a destinação correta dos resíduos é precária, levando a graves problemas sociais e ambientais.
- Gostei da sua introdução, porém, ela não está condizente com o desenvolvimento, nem ao nível dele. A parte grifada poderia ser retirada, pois você, além de não falar sobre o consumo e geração de lixo, sequer abordou as grandes potências no seu desenvolvimento, o que demonstra que essa parte não acrescenta em nada para seu texto.
- A introdução deve permitir que o leitor saiba sobre o que você vai falar no desenvolvimento.
No Brasil, a ocorrência de lixões a 1.céu aberto ainda é grande e concentra-se principalmente nas zonas periféricas do país.2. Assim, pessoas pobres entram em contato diariamente com esse lixo, para nele encontrar alguma fonte de renda. A exposição aos agentes patogênicos ali presentes compromete a saúde dessa população, além de contaminar o solo e lençóis freáticos da região.
1. Evite termos de sentido figurado e/ou informais
2. Essa parte não acrescenta ao tema do seu texto. No mais, apesar de a população pobre ser a mais exposta ao lixo, não é a única exposta. Seria melhor falar sobre a população de forma geral, ou apenas mencionar as pessoas que as pessoa que vivem nessas regiões ou próximas a essas regiões ficam mais expostas..
Para mudar essa realidade, algumas tecnologias baratas e acessíveis podem ser utilizadas, como é o caso dos biodigestores. Neles, os micro-organismos decompõem a matéria orgânica em gases e biofertilizantes para posterior utilização. 1.A reciclagem de materiais inorgânicos, que permite a reutilização do lixo, também auxilia no combate ao problema.
- Ficaria melhor se você tivesse colocado, no inicio da segunda oração, algum termo para relacionar as duas orações como, por exemplo "da mesma forma".
1.Porém, ambas soluções necessitam de coleta seletiva eficiente. Ainda não é hábito do brasileiro separar corretamente seu lixo doméstico, 3.dada desinformação sobre o tema e falta de estímulo pelo Poder Público. 2. Trata-se de problema estrutural, pois envolve a formação base do indivíduo, por meio educacional.
1.Evite começar parágrafos com conjunções adversativas (porém, no entanto, contudo, entretanto). A oração deveria ser continuada no parágrafo anterior ou ser construída de forma diferente. "O principal obstáculo para que essas medidas sejam colocadas em prática...".
2. Ficaria melhor se colocasse algum termo que relacione as duas orações.
3. dada a desinformação sobre o tema e a falta de estímulo - problema estrutural, pois envolve a formação do indivíduo. - Essas duas partes do seu parágrafo tratam do mesmo ponto: o porquê de os brasileiros não terem o hábito mencionado. Portanto, por terem a mesma equivalência, deveriam estar em uma mesma oração.
1. Levando em consideração o grande setor agropecuário brasileiro, o governo poderia fornecer incentivos fiscais para que 2.esses trabalhadores implementem, em suas terras, sistemas como os biodigestores. Em menor escala, as escolas, centros de pesquisa e órgãos governamentais devem 3reforçar os efeitos positivos da reciclagem para o meio ambiente, bem como lecionar cursos para sua realização e 4.formas de empreendedorismo com o material reciclado.[/u]
1. Deve-se, preferencialmente, começar o a conclusão com alguma conjunção conclusiva.
2. Esses trabalhadores quem?
3. Devem reforçar os efeitos positivos ou seria reforçar o conhecimento sobre os efeitos positivos?
4. E demonstrar, ensinar formas de empreendedorismos...
[justify]Em termos de consumo e geração de lixo, a sociedade brasileira segue em sintonia com as grandes potências mundiais. Entretanto, ao contrário destas, a destinação correta dos resíduos é precária, levando a graves problemas sociais e ambientais.
- Gostei da sua introdução, porém, ela não está condizente com o desenvolvimento, nem ao nível dele. A parte grifada poderia ser retirada, pois você, além de não falar sobre o consumo e geração de lixo, sequer abordou as grandes potências no seu desenvolvimento, o que demonstra que essa parte não acrescenta em nada para seu texto.
- A introdução deve permitir que o leitor saiba sobre o que você vai falar no desenvolvimento.
No Brasil, a ocorrência de lixões a 1.céu aberto ainda é grande e concentra-se principalmente nas zonas periféricas do país.2. Assim, pessoas pobres entram em contato diariamente com esse lixo, para nele encontrar alguma fonte de renda. A exposição aos agentes patogênicos ali presentes compromete a saúde dessa população, além de contaminar o solo e lençóis freáticos da região.
1. Evite termos de sentido figurado e/ou informais
2. Essa parte não acrescenta ao tema do seu texto. No mais, apesar de a população pobre ser a mais exposta ao lixo, não é a única exposta. Seria melhor falar sobre a população de forma geral, ou apenas mencionar as pessoas que as pessoa que vivem nessas regiões ou próximas a essas regiões ficam mais expostas..
Para mudar essa realidade, algumas tecnologias baratas e acessíveis podem ser utilizadas, como é o caso dos biodigestores. Neles, os micro-organismos decompõem a matéria orgânica em gases e biofertilizantes para posterior utilização. 1.A reciclagem de materiais inorgânicos, que permite a reutilização do lixo, também auxilia no combate ao problema.
- Ficaria melhor se você tivesse colocado, no inicio da segunda oração, algum termo para relacionar as duas orações como, por exemplo "da mesma forma".
1.Porém, ambas soluções necessitam de coleta seletiva eficiente. Ainda não é hábito do brasileiro separar corretamente seu lixo doméstico, 3.dada desinformação sobre o tema e falta de estímulo pelo Poder Público. 2. Trata-se de problema estrutural, pois envolve a formação base do indivíduo, por meio educacional.
1.Evite começar parágrafos com conjunções adversativas (porém, no entanto, contudo, entretanto). A oração deveria ser continuada no parágrafo anterior ou ser construída de forma diferente. "O principal obstáculo para que essas medidas sejam colocadas em prática...".
2. Ficaria melhor se colocasse algum termo que relacione as duas orações.
3. dada a desinformação sobre o tema e a falta de estímulo - problema estrutural, pois envolve a formação do indivíduo. - Essas duas partes do seu parágrafo tratam do mesmo ponto: o porquê de os brasileiros não terem o hábito mencionado. Portanto, por terem a mesma equivalência, deveriam estar em uma mesma oração.
1. Levando em consideração o grande setor agropecuário brasileiro, o governo poderia fornecer incentivos fiscais para que 2.esses trabalhadores implementem, em suas terras, sistemas como os biodigestores. Em menor escala, as escolas, centros de pesquisa e órgãos governamentais devem 3reforçar os efeitos positivos da reciclagem para o meio ambiente, bem como lecionar cursos para sua realização e 4.formas de empreendedorismo com o material reciclado.[/u]
1. Deve-se, preferencialmente, começar o a conclusão com alguma conjunção conclusiva.
2. Esses trabalhadores quem?
3. Devem reforçar os efeitos positivos ou seria reforçar o conhecimento sobre os efeitos positivos?
4. E demonstrar, ensinar formas de empreendedorismos...
CamilaFran- Mensagens : 26
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