Diminuição da Maioridade Penal
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Diminuição da Maioridade Penal
Jovens Infratores
Atualmente no Brasil o assunto mais abordado é sobre a votação da redução da maioridade penal, consequentemente passando de 18 anos para 16 anos, isso para os acusados condenados por seus delitos.De acordo com o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente ) todo e qualquer delito ou infração que desrespeite o código penal, cometido por jovens de 12 anos a 17 anos e 11 meses, deverão ser julgados e cumprir medidas socioeducativas.
Esse sistema de reeducação determinado pelo ECA, não está trazendo grandes melhorias, principalmente por falta de um melhor acompanhamento do governo. Com isso, resolveram modificar a lei, diminuindo a maioridade penal por conta dos altos números de furtos e homicídios cometido por menores, sendo que boa parte já passaram pela fundação casa.
Uma pesquisa recente, publicada pelo jornal Folha de São Paulo, afirma que 60% dos deputados da câmara dos deputados, são a favor da redução, porém, pouco adianta uma redução para 16 anos sendo que os jovens de 12 a 15 não irão presos.
No Brasil a capacidade nos presídios não suportam mais pessoas, fora que esses jovens iriam ser torturados e abusados se os colocassem na cela junto com os demais presos. O governo tem que priorizar a lei existente com mudanças severas, como com um acompanhamento rigoroso desse infrator e com os casos mais graves cumprir pena em um presídio especial para menores infratores, assim trazendo uma melhoria para sociedade e uma reeducação para esses jovens.
victornunesrc- Mensagens : 3
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Data de inscrição : 11/06/2015
Re: Diminuição da Maioridade Penal
Olá, victornunesrc. Tudo bem?
Tratei seu texto como dissertativo-argumentativo e tenho algumas observações a fazer (No geral, sobre organização das ideias e gramática).
Parágrafo 1
"Atualmente, no Brasil, o assunto mais abordado é sobre [esse termo é desnecessário] a votação da redução da maioridade penal que, consequentemente, passando de 18 anos para 16 anos, isso para os acusados condenados por seus delitos."
De toda forma, é importante que você lembre que, na introdução, além de contextualizar (mostrar os fatos - e você fez bem) é necessário apresentar um ponto de vista. Você não se posicionou na introdução. Logo, não fica coerente a defesa de qualquer ideia no restante da redação. Pense nisso! :]
Parágrafo 2
"De acordo com o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente ), |todo e qualquer delito ou infração que desrespeite o código penal, cometido por jovens de 12 anos a 17 anos e 11 meses, deverão [deverá] ser julgados [julgado] e cumprir medidas socioeducativas.|"
Parágrafo 3
"Esse sistema de reeducação determinado pelo ECA, não está trazendo grandes melhorias, principalmente, por falta de um melhor acompanhamento do governo. |Com isso, resolveram [quem resolveram?] modificar a lei, diminuindo a maioridade penal por conta dos altos números de furtos e homicídios cometido por menores, sendo que boa parte já passaram pela fundação casa|"
Parágrafo 4
"Uma pesquisa recente, publicada pelo jornal Folha de São Paulo, afirma que 60% dos deputados [sugestão: integrantes] da câmara dos deputados, são a favor da redução, porém, pouco adianta uma redução para 16 anos sendo que os jovens de 12 a 15 não irão presos."
Parágrafo 5
"No Brasil a capacidade n [desnecessário] os presídios não suportam mais pessoas, fora que [a utilização desse termo indica informalidade, evite] esses jovens iriam ser torturados e abusados se os colocassem na cela junto com os demais presos [quem garante? Não generalize, trabalhe com possiblidades]. O governo tem que priorizar a lei existente com mudanças severas, como [desnecessário] com um acompanhamento rigoroso desse infrator e com os [nos] casos mais graves cumprir pena em um presídio especial para menores infratores, assim trazendo [trazendo, assim,...] uma melhoria [à] sociedade e uma reeducação para esses jovens."
No texto, os argumentos que você utilizou são muito bons. Porém, faltou organizar bem suas ideias. Acredito que tu conseguirá resolver esse problema, lendo mais e estudando um pouco a fundo a estrutura do texto dissertativo.
Só relembrando: na introdução, contextualize e apresente um ponto de vista [um posicionamento seu, contra ou a favor], nunca fique em cima do muro. Defenda seu ponto de vista no desenvolvimento e utilize sempre a linguagem culta. Na conclusão, reafirme seu ponto de vista com outras palavras e apresente uma proposta de intervenção.
PS: Na proposta de intervenção, sempre que puder, diga quem vai realizar a medida proposta, o que vai fazer e como.
Espero ter ajudado, abraço!
Tratei seu texto como dissertativo-argumentativo e tenho algumas observações a fazer (No geral, sobre organização das ideias e gramática).
Parágrafo 1
"Atualmente, no Brasil, o assunto mais abordado é sobre [esse termo é desnecessário] a votação da redução da maioridade penal que, consequentemente, passando de 18 anos para 16 anos, isso para os acusados condenados por seus delitos."
- "... ,no Brasil, ..." Colocar [Brasil] entre vírgula, melhora a progressão da ideia, enfatizando o país como cenário da discussão.
- "... sobre..." Você já disse que o assunto é abordado, esse [sobre] é redundante (ou seja, diz a mesma coisa).
- "... que, consequentemente, ..." Note: o termo [que] é uma conjunção necessária, e colocar [consequentemente] entre vírgulas dá uma sensação de certeza (força) à sua ideia.
- Acredito que todas as palavras que coloquei em verde poderiam ser reorganizadas, para fazer sentido com o restante do parágrafo. Por exemplo: "... a votação da maioridade penal que, consequentemente, deixa de ser aos 18 anos e passa a valer aos 16 anos - isto é, para os condenados por seus delitos."
De toda forma, é importante que você lembre que, na introdução, além de contextualizar (mostrar os fatos - e você fez bem) é necessário apresentar um ponto de vista. Você não se posicionou na introdução. Logo, não fica coerente a defesa de qualquer ideia no restante da redação. Pense nisso! :]
Parágrafo 2
"De acordo com o ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente ), |todo e qualquer delito ou infração que desrespeite o código penal, cometido por jovens de 12 anos a 17 anos e 11 meses, deverão [deverá] ser julgados [julgado] e cumprir medidas socioeducativas.|"
- ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente ) Uma dica: escreva por extenso antes de usar a sigla, isso é bem encarado pela banca. Nesse caso, reescrevendo, fica: "... O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ..."
- O que coloquei entre " | ", poderia ser reorganizado para facilitar a progressão da ideia. Por exemplo: "... todo jovem, de 12 a 17 anos, que cometer qualquer delito ou infração - desrespeitando o código penal - deverá ser julgado e cumprir medidas socioeducativas.
Parágrafo 3
"Esse sistema de reeducação determinado pelo ECA, não está trazendo grandes melhorias, principalmente, por falta de um melhor acompanhamento do governo. |Com isso, resolveram [quem resolveram?] modificar a lei, diminuindo a maioridade penal por conta dos altos números de furtos e homicídios cometido por menores, sendo que boa parte já passaram pela fundação casa|"
- Não cabe separar [não está trazendo grandes melhorias] por vírgulas. Entretanto, [principalmente] pode ser (lembrando que isso pode trazer força ao argumento)
- Novamente, sugiro a rescrita do período entre " | ". Poderia ser: "... Além disso, por conta dos altos números de furtos e homicídios cometidos por menores - muitas vezes com passagem na fundação casa -, [alguém resolveu?] modificar a lei, diminuindo a maioridade penal."
Parágrafo 4
"Uma pesquisa recente, publicada pelo jornal Folha de São Paulo, afirma que 60% dos deputados [sugestão: integrantes] da câmara dos deputados, são a favor da redução, porém, pouco adianta uma redução para 16 anos sendo que os jovens de 12 a 15 não irão presos."
- Retire a vírgula antes de [são a favor da redução] para concordar com o restante do período.
- Uma dica: encerre o período depois de [redução] e comece o outro. Se não, ficará muito longo e desorganizado. Veja: "... da redução. Porém, ...
Parágrafo 5
"No Brasil a capacidade n [desnecessário] os presídios não suportam mais pessoas, fora que [a utilização desse termo indica informalidade, evite] esses jovens iriam ser torturados e abusados se os colocassem na cela junto com os demais presos [quem garante? Não generalize, trabalhe com possiblidades]. O governo tem que priorizar a lei existente com mudanças severas, como [desnecessário] com um acompanhamento rigoroso desse infrator e com os [nos] casos mais graves cumprir pena em um presídio especial para menores infratores, assim trazendo [trazendo, assim,...] uma melhoria [à] sociedade e uma reeducação para esses jovens."
No texto, os argumentos que você utilizou são muito bons. Porém, faltou organizar bem suas ideias. Acredito que tu conseguirá resolver esse problema, lendo mais e estudando um pouco a fundo a estrutura do texto dissertativo.
Só relembrando: na introdução, contextualize e apresente um ponto de vista [um posicionamento seu, contra ou a favor], nunca fique em cima do muro. Defenda seu ponto de vista no desenvolvimento e utilize sempre a linguagem culta. Na conclusão, reafirme seu ponto de vista com outras palavras e apresente uma proposta de intervenção.
PS: Na proposta de intervenção, sempre que puder, diga quem vai realizar a medida proposta, o que vai fazer e como.
Espero ter ajudado, abraço!
Lucas- Mensagens : 79
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