O sistema de transporte público brasileiro
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O sistema de transporte público brasileiro
A desgastante jornada enfrentada diariamente por milhões de brasileiros que utilizam o serviço de transporte público têm afetado a qualidade de vida de toda a população. Reclamações pertinentes referentes aos caóticos engarrafamentos, as altas tarifas cobradas pela passagem e a falta de segurança já se integraram a rotina das milhares de pessoas que por falta de alternativas, se vêem obrigadas a recorrer desse ineficiente sistema.
Grande parte desses usuários são trabalhadores de renda média e estudantes que não só utilizam esse tipo de locomoção frequentemente como também saem prejudicados por conta dos altos preços cobrados pela passagem. Embora a maioria receba das empresas vales diarios, com o valor da tarifa extraido do salario por meio de uma porcetagem, deve se levar em consideração a distância entre a moradia e o local de trabalho, que resulta em quatro ou até seis viagens por dia, afetando tanto o bolso quanto o desgate fisico e emocional de cada um.
Outro fator que também tem contribuido no aumento do transtorno diário nas grandes metropoles está relacionado ao intenso fluxo de automoveis e motocicletas. A ascenção ecônomica alcançada por uma consideravel parcela da classe C nos últimos anos, aliada aos finaciamentos e descontos na compra de carros e motos, resultou no aumento das vendas desses meios de transporte, interferindo preocupantemente no trâfigo, na poluição e no numero de acidentes no trânsito.
Uma iniciativa que, se bem aplicada e administrada, poderia resolver tais problemas seria a cobrança de pedágios e o incentivo do uso do próprio transporte publico, devidamente qualificado e expandido. A taxa arrecadada dos motoristas que circulam pela cidade iria diminuir a quantidade de carros, aliviaria o trânsito e reduziria a quantidade de CO2 liberado. O dinheiro recolhido poderia ser investido no aumento da frota e na manutenção dos ônibus, reduzindo os custos extraidos da passagem. Em um setor tão utilizado como esse, a busca por melhorias é essencial, visto a maneira como ele interage com o nivel de satifasção de toda a sociedade.
Grande parte desses usuários são trabalhadores de renda média e estudantes que não só utilizam esse tipo de locomoção frequentemente como também saem prejudicados por conta dos altos preços cobrados pela passagem. Embora a maioria receba das empresas vales diarios, com o valor da tarifa extraido do salario por meio de uma porcetagem, deve se levar em consideração a distância entre a moradia e o local de trabalho, que resulta em quatro ou até seis viagens por dia, afetando tanto o bolso quanto o desgate fisico e emocional de cada um.
Outro fator que também tem contribuido no aumento do transtorno diário nas grandes metropoles está relacionado ao intenso fluxo de automoveis e motocicletas. A ascenção ecônomica alcançada por uma consideravel parcela da classe C nos últimos anos, aliada aos finaciamentos e descontos na compra de carros e motos, resultou no aumento das vendas desses meios de transporte, interferindo preocupantemente no trâfigo, na poluição e no numero de acidentes no trânsito.
Uma iniciativa que, se bem aplicada e administrada, poderia resolver tais problemas seria a cobrança de pedágios e o incentivo do uso do próprio transporte publico, devidamente qualificado e expandido. A taxa arrecadada dos motoristas que circulam pela cidade iria diminuir a quantidade de carros, aliviaria o trânsito e reduziria a quantidade de CO2 liberado. O dinheiro recolhido poderia ser investido no aumento da frota e na manutenção dos ônibus, reduzindo os custos extraidos da passagem. Em um setor tão utilizado como esse, a busca por melhorias é essencial, visto a maneira como ele interage com o nivel de satifasção de toda a sociedade.
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