Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A qualidade de vida dos idosos na sociedade brasileira

Ir para baixo

A qualidade de vida dos idosos na sociedade brasileira Empty A qualidade de vida dos idosos na sociedade brasileira

Mensagem  anabrssn Sáb Nov 28, 2015 3:41 pm

Envelhecimento do Brasil
       A parcela idosa da população brasileira vem se tornando cada vez mais significativa devido aos avanços da medicina e melhores condições de vida. Com o aumento do número de pessoas acima dos 60 anos de idade, vale perguntar se o Brasil possui estrutura suficiente para atender todas as necessidades que surgem com o envelhecimento.
Segundo a Constituição Federal todos os idosos têm direito à saúde e lazer. Porém, o dinheiro de sua aposentadoria que deveria ser investido em conforto e segurança muitas vezes é voltado, de forma parcial ou integral, à compra de medicamentos e pagamento de consultas médicas particulares. A saída que o governo oferece é o SUS (Sistema Único de Saúde) que não dispõe de estrutura e profissionais suficientes e qualificados. Em contra partida, as enormes filas parecem não possuir fim para aqueles que necessitam de atendimento médico urgente.
        Ao contrário da cultura oriental, que pregam idosos como símbolos de sabedoria e experiência, o Brasil faz parte da cultura ocidental, lugar onde pessoas que não produzem para o mercado são rapidamente descartadas e esquecidas pela sociedade. A constante luta pelo aumento da qualidade de vida durante a fase senil tem vivenciado empecilhos devido à falta de estrutura governamental brasileira, que não presta o auxílio necessário durante o envelhecer da população.  
O crescimento do número de pessoas da terceira idade traz à tona a reflexão sobre a qualidade de vida que elas possuem atualmente, e o quão grave será a situação delas em um futuro breve. Para incentivar uma velhice prazerosa e motivacional, a sociedade deve trazer através de clubes e encontros programas interativos que estimulem o bem estar físico e emocional. O governo deve investir em medidas que tornem o envelhecer algo agradável ao invés de motivo de preocupação e insegurança.

anabrssn

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 28/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos