Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação FCC- Manifestações populares no Brasil

Ir para baixo

Redação FCC- Manifestações populares no Brasil Empty Redação FCC- Manifestações populares no Brasil

Mensagem  patybia Qui Nov 07, 2013 9:21 am

Tema: Manifestações populares pelo Brasil em 2013, principais reivindicações, conquistas.

As manifestações populares, em defesa da democracia e em busca do atendimento aos anseios da maioria dos brasileiros, representam um marco importante na história do país. A mobilização ocorre quando um grupo de pessoas, uma comunidade ou uma sociedade decide e age com um objetivo comum, buscando resultados desejados por todos. Mas é preciso ter moderação de atitudes. Alguns indivíduos, infiltrados em meio à multidão, aproveitaram o momento de grande concentração, para badernarem, o que, consequentemente, foi a principal causa dos confrontos entre a força policial e os manifestantes.
A inércia de um povo traz para si resultados negativos, onde poucos ditam as regras e muitos obedecem. Porém, não é esse o pensamento da nação brasileira que, de maneira expressiva, em recente manifestação popular, indagou e buscou defender seus interesses e objetivos coletivos. Isso porque, os protestos realizados nas principais capitais de todo o país em 2013, contaram com a participação em massa da população, onde inicialmente o ponto de discussão era o aumento das tarifas do transporte público, mas que logo ganhou repercussão, e outros assuntos entraram na pauta principal, tais como: a necessidade de aniquilamento da corrupção, tida como uma das principais fontes dos problemas sociais do Brasil, a qualidade dos serviços públicos e a destinação das verbas públicas.
Por outro lado, em resposta a grande pressão popular, o governo apresentou algumas medidas, entre as quais se destaca: o enquadramento pelo Congresso Nacional do crime de corrupção como hediondo. Isso representa um avanço, já que coloca as atitudes corruptas como uma prática de maior reprovação e aversão à coletividade, devido ao seu extremo teor ofensivo. Embora tenha ocorrido a interferência de alguns manifestantes que se aproveitaram da oportunidade para a prática de atos de violência, pode-se considerar que houve uma conquista importante por parte da sociedade, já que o seu grito clamando por mudanças foi, ainda que parcialmente, ouvido.
Diante do exposto, nota-se que é possível mudar o rumo de uma nação, por meio da interferência do seu povo. A busca por melhores condições de vida, a igualdade entre as pessoas e a dignidade das mesmas se fazem presentes quando atitudes por ora discutidas são defendidas pela coletividade. Não se pode calar a voz do povo que anseia por melhorias, as quais, só são possíveis com a adequada ação dos governantes em harmonia com as necessidades comuns a todos. Isso é a verdadeira face da defesa dos direitos e da supremacia do interesse público, este certamente, considerado um princípio norteador da ação pública.

patybia

Mensagens : 4
Pontos : 12
Data de inscrição : 07/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos