tema educação...por favor analisem...
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Escola do século XXI
Muitos atribuem a problemática da educação à falta de investimentos e à despreparação dos profissionais educacionais. Entretanto uma análise nesta área evidencia que o problema não é simples como imaginasse. A escola do novo século tem a difícil missão de solucionar a participação familiar no processo educacional e anular os vestígios da ‘‘educação bancária’’.
O sensato é que resolvêssemos o real problema da educação, para depois pensar em infra-estrutura e qualificação dos docentes, uma vez que é insatisfatório manter um sistema educacional que apresente altos índices de investimentos e disponha de excelentes professores, mas que utilize uma educação ultrapassada, egoísta e que remota a Idade Média.
Educação bancária é descrita por Paulo Freire, como um sistema que tem o objetivo de matar a curiosidade, a criatividade e o espírito investigador dos discentes. Esta se baseia no método onde o professor detém todo o conhecimento e ele o doa para o aluno, que é o dependente no processo. Ela vai de encontro com a missão dos educadores, a de possibilitar a produção ou criação do saber; e não possibilita a emancipação do individuo das amarras sociais.
Deve-se entender a importância do processo educacional que respeite à ética, à dignidade e à autonomia do educando; que valorize a cultura e o conhecimento empírico vivenciado pelos alunos; e que entenda que a participação familiar é a chave para um futuro esperançoso. Quando se soma educação com o apoio da família, o resultado é totalmente satisfatório, isso porque a família é o alicerce da educação e a base de sustentáculo da sociedade.
É notório que a nova escola alfabetizará não apenas com palavras e suas junções bucólicas de letras, mas ensinará o educando a ler o mundo, levando a entender sua situação de oprimido e a agir em favor da própria libertação, respaldado no apoio familiar. Diante das inúmeras transformações que a nova era educacional propiciará, faz-se necessário o trabalho dos agentes de educação, da família, do estado, dos órgãos públicos e da sociedade em geral para que a mudança ocorra com todo apoio que ela precisa.
Muitos atribuem a problemática da educação à falta de investimentos e à despreparação dos profissionais educacionais. Entretanto uma análise nesta área evidencia que o problema não é simples como imaginasse. A escola do novo século tem a difícil missão de solucionar a participação familiar no processo educacional e anular os vestígios da ‘‘educação bancária’’.
O sensato é que resolvêssemos o real problema da educação, para depois pensar em infra-estrutura e qualificação dos docentes, uma vez que é insatisfatório manter um sistema educacional que apresente altos índices de investimentos e disponha de excelentes professores, mas que utilize uma educação ultrapassada, egoísta e que remota a Idade Média.
Educação bancária é descrita por Paulo Freire, como um sistema que tem o objetivo de matar a curiosidade, a criatividade e o espírito investigador dos discentes. Esta se baseia no método onde o professor detém todo o conhecimento e ele o doa para o aluno, que é o dependente no processo. Ela vai de encontro com a missão dos educadores, a de possibilitar a produção ou criação do saber; e não possibilita a emancipação do individuo das amarras sociais.
Deve-se entender a importância do processo educacional que respeite à ética, à dignidade e à autonomia do educando; que valorize a cultura e o conhecimento empírico vivenciado pelos alunos; e que entenda que a participação familiar é a chave para um futuro esperançoso. Quando se soma educação com o apoio da família, o resultado é totalmente satisfatório, isso porque a família é o alicerce da educação e a base de sustentáculo da sociedade.
É notório que a nova escola alfabetizará não apenas com palavras e suas junções bucólicas de letras, mas ensinará o educando a ler o mundo, levando a entender sua situação de oprimido e a agir em favor da própria libertação, respaldado no apoio familiar. Diante das inúmeras transformações que a nova era educacional propiciará, faz-se necessário o trabalho dos agentes de educação, da família, do estado, dos órgãos públicos e da sociedade em geral para que a mudança ocorra com todo apoio que ela precisa.
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