O lento avanço da educação brasileira
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O lento avanço da educação brasileira
O acesso dos brasileiros à educação, ao longo do tempo, vem apresentando sinais de uma melhoria considerável. Porém, houve uma queda na qualidade de ensino no país. O acesso à Educação Superior cresceu, mas ainda é pequeno em relação ao contingente populacional que proporcionalmente também vem crescendo.
Desde a República Velha, por volta do século XX, mais de 60% da população brasileira era analfabeta, onde a educação era privilegiada apenas para a classe elitista. Aos poucos, a educação foi se estendendo à população, sobretudo nas cidades. Taxas de repetência e de atraso escolar no Brasil estão bem acima da média mundial e a evasão escolar é elevada, fatos que fazem o país ser considerado atrasado e que diminui o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), fator que ressalva três componentes: a educação, a saúde e a renda.
Com as mudanças propostas pelo governo brasileiro na década de 1990, iniciou-se a construção de novos políticos e ferramentas para a educação. Começou uma distribuição maciça de livros aos estudantes do país e criou os exames para o acompanhamento do ensino no país.
O Brasil avançou na universalização do ensino básico, mas tem de melhorar muito o nível da escola, contando ainda com a qualificação do corpo dos professores que precisam ser mais valorizados socialmente, com carreira estruturada e salário maior, e com uma melhoria ainda na infraestrutura educacional de todas as instituições de ensino brasileiro, um salto que exige grande investimento do Estado, mas com um resultado excelente para o país.
Desde a República Velha, por volta do século XX, mais de 60% da população brasileira era analfabeta, onde a educação era privilegiada apenas para a classe elitista. Aos poucos, a educação foi se estendendo à população, sobretudo nas cidades. Taxas de repetência e de atraso escolar no Brasil estão bem acima da média mundial e a evasão escolar é elevada, fatos que fazem o país ser considerado atrasado e que diminui o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), fator que ressalva três componentes: a educação, a saúde e a renda.
Com as mudanças propostas pelo governo brasileiro na década de 1990, iniciou-se a construção de novos políticos e ferramentas para a educação. Começou uma distribuição maciça de livros aos estudantes do país e criou os exames para o acompanhamento do ensino no país.
O Brasil avançou na universalização do ensino básico, mas tem de melhorar muito o nível da escola, contando ainda com a qualificação do corpo dos professores que precisam ser mais valorizados socialmente, com carreira estruturada e salário maior, e com uma melhoria ainda na infraestrutura educacional de todas as instituições de ensino brasileiro, um salto que exige grande investimento do Estado, mas com um resultado excelente para o país.
marcosvinicius- Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 27/04/2012
Re: O lento avanço da educação brasileira
Gostei daria 70.uma dica cuidado com a estrutura dos paragrafos...
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