Redação do ENEM 2015 - Leio de volta
2 participantes
Página 1 de 1
Redação do ENEM 2015 - Leio de volta
Protetora, moderna, trabalhadora, engajada. Todos estes são atributos da mulher brasileira. Apesar disso, os casos de violência contra a mulher continuam sendo um problema em nossa sociedade. O entendimento desta questão deriva-se de uma breve reflexão sobre as suas possíveis causas e quais foram os avanços nos últimos anos.
Por diversas vezes ao longo da história da humanidade, as mulheres foram tratadas com inferioridade e até mesmo violência. A dominação do macho sobre a fêmea se faz presente desde a pré-história, quando os homens arrastavam as mulheres pelos cabelos. Na Idade Média, a sua inteligência e curiosidade, ao lidar com a alquimia, lhes custava, por muitas vezes, a vida.
Já na Era moderna, campanhas como o "Yes, we can!", nos Estados Unidos, e a lei Maria da Penha, no Brasil, garantem às mulheres maior autonomia e proteção. Todo esse avanço deve-se, em grande parte, aos esforços das próprias mulheres, que lutam perante a sociedade, contrariando a visão sexista em que a mulher é o sexo frágil.
Contudo, ressalta-se aqui a necessidade de avanços ainda mais eficazes na proteção e na valorização da mulher na sociedade. Atualmente no Brasil, a lei que deveria ser um alento é falha e o órgão que deveria cumpri-la é sobrecarregado.
Percebe-se então, a necessidade de um combate ainda mais amplo aos casos de violência contra as mulheres. Cabe ao governo destinar maiores recursos para a manutenção e cumprimento da lei Maria de Penha, focando em campanhas de conscientização nas mídias, possibilitando maior disponibilidade da polícia no atendimento da ocorrências e aplicando punições mais severas aos agressores. Com isso, será possível preservar a dignidade e os atributos da mulher brasileira.
Por favor, se vocês puderem dar uma nota, além do comentário, eu agradeço.
Por diversas vezes ao longo da história da humanidade, as mulheres foram tratadas com inferioridade e até mesmo violência. A dominação do macho sobre a fêmea se faz presente desde a pré-história, quando os homens arrastavam as mulheres pelos cabelos. Na Idade Média, a sua inteligência e curiosidade, ao lidar com a alquimia, lhes custava, por muitas vezes, a vida.
Já na Era moderna, campanhas como o "Yes, we can!", nos Estados Unidos, e a lei Maria da Penha, no Brasil, garantem às mulheres maior autonomia e proteção. Todo esse avanço deve-se, em grande parte, aos esforços das próprias mulheres, que lutam perante a sociedade, contrariando a visão sexista em que a mulher é o sexo frágil.
Contudo, ressalta-se aqui a necessidade de avanços ainda mais eficazes na proteção e na valorização da mulher na sociedade. Atualmente no Brasil, a lei que deveria ser um alento é falha e o órgão que deveria cumpri-la é sobrecarregado.
Percebe-se então, a necessidade de um combate ainda mais amplo aos casos de violência contra as mulheres. Cabe ao governo destinar maiores recursos para a manutenção e cumprimento da lei Maria de Penha, focando em campanhas de conscientização nas mídias, possibilitando maior disponibilidade da polícia no atendimento da ocorrências e aplicando punições mais severas aos agressores. Com isso, será possível preservar a dignidade e os atributos da mulher brasileira.
Por favor, se vocês puderem dar uma nota, além do comentário, eu agradeço.
Philippecarvalho- Mensagens : 3
Pontos : 11
Re: Redação do ENEM 2015 - Leio de volta
C1: 200Philippecarvalho escreveu:Protetora, moderna, trabalhadora, engajada. Todos estes são atributos da mulher brasileira. Apesar disso, os casos de violência contra a mulher continuam sendo um problema em nossa sociedade. O entendimento desta questão deriva-se de uma breve reflexão sobre as suas possíveis causas e quais foram os avanços nos últimos anos.Por diversas vezes ao longo da história da humanidade, as mulheres foram tratadas com inferioridade e até mesmo violência. A dominação do macho sobre a fêmea se faz presente desde a pré-história, quando os homens arrastavam as mulheres pelos cabelos. Na Idade Média, a sua inteligência e curiosidade, ao lidar com a alquimia, lhes custava, por muitas vezes, a vida.Já na Era moderna, campanhas como o "Yes, we can!", nos Estados Unidos, e a lei Maria da Penha, no Brasil, garantem às mulheres maior autonomia e proteção. Todo esse avanço deve-se, em grande parte, aos esforços das próprias mulheres, que lutam perante a sociedade, contrariando a visão sexista em que a mulher é o sexo frágil.Contudo, ressalta-se aqui a necessidade de avanços ainda mais eficazes na proteção e na valorização da mulher na sociedade. Atualmente no Brasil, a lei que deveria ser um alento é falha e o órgão que deveria cumpri-la é sobrecarregado.Percebe-se então, a necessidade de um combate ainda mais amplo aos casos de violência contra as mulheres. Cabe ao governo destinar maiores recursos para a manutenção e cumprimento da lei Maria de Penha, focando em campanhas de conscientização nas mídias, possibilitando maior disponibilidade da polícia no atendimento da ocorrências e aplicando punições mais severas aos agressores. Com isso, será possível preservar a dignidade e os atributos da mulher brasileira.
C2: 200
C3: 160 [Sua argumentação foi boa; porém, o terceiro parágrafo ficou com um tom um tanto expositivo. Além disso, o quarto poderia ter sido mais explorado.]
C4: 160 [Poderia ter sido mais claro e objetivo em suas colocações. Articulou bem as informações, mas não de forma excelente.]
C5: 160 [Já que você levantou a questão da visão de sexo frágil e de valorização da mulher, o esperado era que você sugerisse algo pra resolver esse problema.]
Total: 880
Lucas- Mensagens : 79
Pontos : 85