Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Proposta de Redação UFRGS 2015 - Amizade - Favor verifiquem minha redação e deem suas opiniões

Ir para baixo

Proposta de Redação UFRGS 2015 - Amizade - Favor verifiquem minha redação e deem suas opiniões Empty Proposta de Redação UFRGS 2015 - Amizade - Favor verifiquem minha redação e deem suas opiniões

Mensagem  Matheus Perius Ter Jan 06, 2015 3:48 pm

(...)

   Amigo é coisa pra se guardar
no lado esquerdo do peito,
mesmo que o tempo e a distância digam não,
mesmo esquecendo a canção.
O que importa é ouvir a voz que vem do coração,
pois, seja o que vier, venha o que vier,
qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar.
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar.
Canção da América(Milton Nascimento e Fernando Brant



'' A música Canção da América, composta por Milton Nascimento e Fernando Brant, de onde foi extraída a passagem acima, fala daquela amizade capaz de resistir à distância e ao tempo, característica de uma época em que o contato físico entre amigos era a forma mais usual de aproximação. Era um tempo em que se valorizavam os poucos e verdadeiros amigos.
   Atualmente, com a conectividade das redes sociais, a realidade é outra. Hoje é possível manter-se em contato contínuo com pessoas que estejam em qualquer lugar do planeta, o que permite multiplicar de modo expressivo o número de amizades. Paradoxalmente, o apego ao mundo virtual parece estar promovendo um outro tipo de distanciamento, já que não é incomum, hoje em dia, ver amigos reunidos em um mesmo ambiente físico, mas isolados uns dos outros pela força atrativa dos tablets e dos smartphones.
    Levando em conta esse cenário, reflita sobre o tema a seguir.

                                     [Na sua opinião, o que é a amizade nos dias de hoje?]


Redação:

   
Título: Uma Floresta sem Raízes

   As relações sociais mudaram drasticamente no decorrer do século XX. O número de possibilidades existentes na geração de laços afetivos aumentou exponencialmente, à proporção que os meios de comunicação evoluíram, criando pontes entre culturas distintas. Porém, deve-se destacar que a integridade destas amizades, é, para muitos, frágil em comparação com a das gerações anteriores.
   Tal fato pode ser relacionado às mudanças do sistema produtivo, que iniciaram no século passado. Robert Sennet, em ''A Corrosão Do Caráter'', aborda o fato, trazendo a história de Enrico e Rico, pai e filho, que representam, respectivamente, o sistema de produção em massa, cujos laços de amizade eram sólidos e resistiam ao longo dos anos, embora fossem limitados à mesma classe social, e o sistema flexível, onde Rico tinha diversos amigos, mas tais amizades apagavam-se com o tempo e a distância, sucedido então por um novo ciclo de amizades. Este se sentia vazio, nômade, cujo caráter corroía-se, com a superficialidade de sua vida e relacionamentos.
   Outro ponto a se considerar são os vários grupos sociais que surgem e somem na realidade cotidiana, e nos levam ao conceito de mimetismo, de Richard Dawkins, em que o homem é nada além de um replicante de comportamento coletivo. Basta uma fagulha, para que as massas aceitem um novo ideal, ou resistam e o subjuguem, demonstrando a inconstância mesmo de algo abstrato, como a amizade.
   Tais características inerentes à sociedade, bem como as mudanças na mesma, demonstram efemeridade das relações de amizade na atualidade. Análoga a uma floresta que se expande cada vez mais no horizonte, mas cujas raízes não buscam profundidade.

Matheus Perius

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 06/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos