Proposta de redação: ORDEM E PROGRESSO
2 participantes
Página 1 de 1
Proposta de redação: ORDEM E PROGRESSO
ORDEM E PROGRESSO
Recentemente, no Supremo Tribunal Federal, foi legalizado o uso de cotas raciais pelas universidades. É o mesmo sistema utilizado pelos EUA no qual tenta corrigir os prejuízos “históricos” que os negros sofreram, assim facilitando a entrada destes nas universidades. Entretanto, será que com a desordem que esta a educação no Brasil, esse sistema de cotas pode trazer um mínimo de progresso para o mesmo?
A partir da adoção das cotas raciais pelas universidades, haverá – em certa forma – um novo critério quanto à seleção dos alunos e o numero de vagas disponíveis para os outros alunos. Visto que não são somente os negros que sofrem do problema da falta de oportunidade
No ranking das 50 melhores universidades do mundo, somente a USP aparece representando o Brasil. Isso demonstra o quão fraco é o sistema educacional cujo nem o ministério da educação, nem os representantes governamentais cumprem o seu papel corretamente dentro desse quadro.
Todo esse problema esta relacionado ao mau funcionamento dos estabelecimentos escolares, falta de recursos ou senão o desvio dos mesmos, entre outros. São esses problemas que devem ser corrigidos antes de se aplicarem tais programas. Pois, sem esses ajustes, medidas como estas não surtirá um efeito do ponto de vista “ótimo”.
Ante a todo esse caos que é o sistema educacional brasileiro, não é a diferença entre raças, origens ou sexos que prejudica a seleção dos alunos nas universidades, mas a falta de oportunidade. Sem isto, que se normalmente é um principio educacional, não haverá, efetivamente, ordem e progresso.
Recentemente, no Supremo Tribunal Federal, foi legalizado o uso de cotas raciais pelas universidades. É o mesmo sistema utilizado pelos EUA no qual tenta corrigir os prejuízos “históricos” que os negros sofreram, assim facilitando a entrada destes nas universidades. Entretanto, será que com a desordem que esta a educação no Brasil, esse sistema de cotas pode trazer um mínimo de progresso para o mesmo?
A partir da adoção das cotas raciais pelas universidades, haverá – em certa forma – um novo critério quanto à seleção dos alunos e o numero de vagas disponíveis para os outros alunos. Visto que não são somente os negros que sofrem do problema da falta de oportunidade
No ranking das 50 melhores universidades do mundo, somente a USP aparece representando o Brasil. Isso demonstra o quão fraco é o sistema educacional cujo nem o ministério da educação, nem os representantes governamentais cumprem o seu papel corretamente dentro desse quadro.
Todo esse problema esta relacionado ao mau funcionamento dos estabelecimentos escolares, falta de recursos ou senão o desvio dos mesmos, entre outros. São esses problemas que devem ser corrigidos antes de se aplicarem tais programas. Pois, sem esses ajustes, medidas como estas não surtirá um efeito do ponto de vista “ótimo”.
Ante a todo esse caos que é o sistema educacional brasileiro, não é a diferença entre raças, origens ou sexos que prejudica a seleção dos alunos nas universidades, mas a falta de oportunidade. Sem isto, que se normalmente é um principio educacional, não haverá, efetivamente, ordem e progresso.
Kevin de Oliveira- Mensagens : 14
Pontos : 18
Data de inscrição : 04/07/2012
Re: Proposta de redação: ORDEM E PROGRESSO
OI meu amigo, obrigada por olhar minha redação vou dar uma olhadinha na sua!
Sua introdução esta muito boa parabéns!
Entretanto o seu desenvolvimento está deixando a desejar nos seguintes critérios:
* “ A partir da adoção das cotas raciais pelas universidades, haverá – em certa forma – um novo critério quanto à seleção dos alunos e o numero de vagas disponíveis para os outros alunos.” Meu anjo não se usa travesão nesse caso, você deveria substituir o travessão por virgula.
* “e o numero de vagas disponíveis para os outros alunos.” Cuidado com a claresa do texto, quem são esses outros alunos? Brancos de escola particular, brancos de escolas públicas, negros, indios...???
* “Isso demonstra o quão fraco é o sistema educacional cujo nem o ministério da educação, nem os representantes governamentais cumprem o seu papel corretamente dentro desse quadro.” Nessa parte faltou mais claresa. Que papel seria esse???
Você não cocluio bem sua redação, preste atenção:
“Ante a todo esse caos que é o sistema educacional brasileiro, não é a diferença entre raças, origens ou sexos que prejudica a seleção dos alunos nas universidades, mas a falta de oportunidade. Sem isto, que se normalmente é um principio educacional, não haverá, efetivamente, ordem e progresso.”
Meu anjo que falta de oportunidade seria essa? Preste atenção pelo que eu entendi, seu texto esta defendendo que não é necessario só o sistema de cotas para oferecer uma educação igualitária e sim uma tomada de atitude mais concreta em relação ao melhoramento da educação no âmbito escolar, então meu anjo você deveria ter concluido defendendo essa sua ideia. Em minha opinião você fugio um pouco da tematica, comprometendo a redação. 7,0
Sua introdução esta muito boa parabéns!
Entretanto o seu desenvolvimento está deixando a desejar nos seguintes critérios:
* “ A partir da adoção das cotas raciais pelas universidades, haverá – em certa forma – um novo critério quanto à seleção dos alunos e o numero de vagas disponíveis para os outros alunos.” Meu anjo não se usa travesão nesse caso, você deveria substituir o travessão por virgula.
* “e o numero de vagas disponíveis para os outros alunos.” Cuidado com a claresa do texto, quem são esses outros alunos? Brancos de escola particular, brancos de escolas públicas, negros, indios...???
* “Isso demonstra o quão fraco é o sistema educacional cujo nem o ministério da educação, nem os representantes governamentais cumprem o seu papel corretamente dentro desse quadro.” Nessa parte faltou mais claresa. Que papel seria esse???
Você não cocluio bem sua redação, preste atenção:
“Ante a todo esse caos que é o sistema educacional brasileiro, não é a diferença entre raças, origens ou sexos que prejudica a seleção dos alunos nas universidades, mas a falta de oportunidade. Sem isto, que se normalmente é um principio educacional, não haverá, efetivamente, ordem e progresso.”
Meu anjo que falta de oportunidade seria essa? Preste atenção pelo que eu entendi, seu texto esta defendendo que não é necessario só o sistema de cotas para oferecer uma educação igualitária e sim uma tomada de atitude mais concreta em relação ao melhoramento da educação no âmbito escolar, então meu anjo você deveria ter concluido defendendo essa sua ideia. Em minha opinião você fugio um pouco da tematica, comprometendo a redação. 7,0
yaritssa Andrary- Mensagens : 31
Pontos : 39
Data de inscrição : 02/07/2012
Localização : Sergipe
Tópicos semelhantes
» Proposta de Redação UFRGS 2015 - Amizade - Favor verifiquem minha redação e deem suas opiniões
» Proposta de redação: O FUTURO QUE NÃO QUEREMOS
» Proposta de redação UFPR 2006/2007.
» Resposta a Proposta de Redação ENEM sobre a extração indevida da floresta Amazônica
» COMO CONCILIAR O DIREITO À MANIFESTAÇÃO COM A ORDEM PÚBLICA
» Proposta de redação: O FUTURO QUE NÃO QUEREMOS
» Proposta de redação UFPR 2006/2007.
» Resposta a Proposta de Redação ENEM sobre a extração indevida da floresta Amazônica
» COMO CONCILIAR O DIREITO À MANIFESTAÇÃO COM A ORDEM PÚBLICA
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|