Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

alguém corrige, por gentileza? TEMA: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Ir para baixo

alguém corrige, por gentileza?  TEMA: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira Empty alguém corrige, por gentileza? TEMA: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira

Mensagem  lucianogomesrj1 Sáb Dez 19, 2015 8:46 pm

A violência contra a mulher tem suas raízes históricas, onde desde a pré-história, o macho usa de seus instintos violentos para controlar suas fêmeas. Nesse sentido, muitos homens ,ainda hoje, não evoluíram o suficiente para tratarem suas mulheres como seres livres de suas próprias escolhas. Isso é consequência do ego ferido do homem, que insiste em domainar suas mulheres, à força. Nos dias atuais, mesmo com a lei maria da penha, ainda persiste esse tipo de comportamento do homem em relação às suas mulheres. No entanto, é necessário que elas decidam buscar apoio, denunciando seus agressores às delegacias de polícia para que sejam tomadas as medidas cabíveis, a fim de evitarem futuras agressões. Isso constitui um grande e complexo desafio para toda a sociedade brasileira.
    As agressões físicas sofridas pelas mulheres estão relacionadas à dependência dos homens. Essa dependência se caracteriza principalmente pela falta de oportunidades sociais dessas fêmeas pois historicamente sempre estiveram em condições sociais inferiores aos machos. Isso se percebe quando, por exemplo, pelos salários inferiores aos homens ou pela falta de oportunidade profissional. Quando a mulher decide se dedicar às atividades domésticas, ela acaba sendo desfavorecida, no caso de vier a romper com o relacionamento, no futuro. O problema aumenta quando ela precisa prover as necessidades dos filhos. E quando ela não consegue por vias sociais politicamente corretas, acaba optando por relacionamentos inconsequentes e estritamente provedores de suas necessidades e a de seus filhos. O resultado disso são os conflitos conjugais violentos e muitas vezes fatais.
     A cultura brasileira, desde os tempos imperiais, contradiz as leis(formalismo) resultando no famoso "jeitinho brasileiro" de resolver seus problemas sociais. Podemos perceber isso no sistema nacional de trânsito, por exemplo, onde as leis não são respeitadas. Se assim fosse, não haveria milhares de pessoas vítimas de acidentes todos os anos.Por analogia, a lei maria da penha também pode ser vista como mais uma a ser driblada por esse instituto do "jeitinho brasileiro".
     Sendo assim, para que o Estado tenha condições essenciais para fazer justiça diante deste problema, é necessário que haja a denúncia(nas delegacias) por parte das ofendidas. Além disso, é necessário que o governo incentive as denúncias por meio de lei que obrigue uma veiculação pela mídia. Ademais, é necessário que o Estado apóie as vítimas nas suas necessidades básicas, provendo meios de proteção, profissionalização e subsistência às que comprovarem desfavorecimento social, através de programas de assistência às famílias. Por fim, é necessário haver uma reforma no judiciário, aumentando o número de delegacias especializadas, para atender as demandas com mais eficiência, afim de que possa  haver um maior controle e consequentemente, uma redução nos índices de violência contra a mulher.

lucianogomesrj1

Mensagens : 3
Pontos : 9
Data de inscrição : 01/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos