Tema: jornalismo é essencial para a democracia?
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Tema: jornalismo é essencial para a democracia?
É notável o espaço do jornalismo na vida dos indivíduos. Formador de opinião, funciona como os olhos da população, e por isso está diretamente ligado à democracia, porém a falta de ética de alguns profissionais fere o conceito da liberdade de imprensa.
Em primeiro aspecto destaca-se a importância democrática da comunicação,que funciona como intermediária entre o povo e o governo, e deve informar, fiscalizar e cobrar atitudes das autoridades. Sua relevância fica clara na própria Constituição Federal, que defende a livre expressão do pensamento e o acesso à informação. Além disso, o fato de governos autoritários como o Chinês e o Cubano censurarem a imprensa, ratifica não só a democracia precisa da imprensa, mas esta também precisa daquela para se firmar.
Por outro lado, o sensacionalismo nas notícias muitas vezes, atacam direitos fundamentais e violam a imagem e privacidade das pessoas. Casos como o Isabella Nardoni e o Elisa Samúdio viram meros artigos de venda, sem nenhum cuidado com familiares e outros envolvidos. Nessas situações, o compromisso deixa de ser informar e as notícias tornam-se "espetáculos" para as massas.
Desse modo, a declaração "Imprensa e democracia são irmãs gêmeas." Feita pelo ministro Ayres Britto ratifica que uma sociedade democrática precisa de liberdade de comunicação, porém que seja limpa, ética e cumpra com a sua verdadeira função social.
Em primeiro aspecto destaca-se a importância democrática da comunicação,que funciona como intermediária entre o povo e o governo, e deve informar, fiscalizar e cobrar atitudes das autoridades. Sua relevância fica clara na própria Constituição Federal, que defende a livre expressão do pensamento e o acesso à informação. Além disso, o fato de governos autoritários como o Chinês e o Cubano censurarem a imprensa, ratifica não só a democracia precisa da imprensa, mas esta também precisa daquela para se firmar.
Por outro lado, o sensacionalismo nas notícias muitas vezes, atacam direitos fundamentais e violam a imagem e privacidade das pessoas. Casos como o Isabella Nardoni e o Elisa Samúdio viram meros artigos de venda, sem nenhum cuidado com familiares e outros envolvidos. Nessas situações, o compromisso deixa de ser informar e as notícias tornam-se "espetáculos" para as massas.
Desse modo, a declaração "Imprensa e democracia são irmãs gêmeas." Feita pelo ministro Ayres Britto ratifica que uma sociedade democrática precisa de liberdade de comunicação, porém que seja limpa, ética e cumpra com a sua verdadeira função social.
malioliveira- Mensagens : 5
Pontos : 15
Data de inscrição : 21/01/2013
CORREÇÃO DA REDAÇÃO
(sem título)
É notável o espaço do jornalismo na vida dos indivíduos. Formador de opinião, funciona como os olhos da população, e por isso está diretamente ligado à democracia, [O PERÍODO É COMPOSTO POR COORDENAÇÃO. NESTE CASO, UTILIZAR O PONTO E VÍRGULA NO LUGAR DA VÍRGULA OU, MELHOR AINDA, O PONTO FINAL SERIA MAIS ADEQUADO] porém a falta de ética de alguns profissionais fere o conceito da liberdade de imprensa.
Em primeiro aspecto[,] destaca-se a importância democrática da comunicação, que funciona como intermediária entre o povo e o governo, e deve informar, fiscalizar e cobrar atitudes das autoridades. Sua relevância fica clara na própria Constituição Federal, que defende a livre expressão do pensamento e o acesso à informação. Além disso, o fato de governos autoritários como o Chinês e o Cubano censurarem a imprensa, ratifica não só a democracia precisa da imprensa [EVITE A REPETIÇÃO DESNECESSÁRIA DE TERMOS. ISSO CAUSOU UMA CONFUSÃO NO ENTENDIMENTO DESTE PARÁGRAFO], mas esta também precisa daquela para se firmar. [PELA REPETIÇÃO DESNECESSÁRIA DE TERMOS, A PARTE DESTACADA FICOU AMBÍGUA, CARENTE DE CLAREZA]
Por outro lado, o sensacionalismo nas notícias muitas vezes, [VÍRGULA DESNECESSÁRIA] atacam direitos fundamentais e violam a imagem e privacidade das pessoas. Casos como o Isabella Nardoni e o Elisa Samúdio [VOCÊ ESCOLHEU SUBSTANTIVAR DOIS CASOS POLÊMICOS. POR ISSO, SERIA MELHOR COLOCAR O NOME DELES ENTRE ASPAS] viram meros artigos de venda, sem nenhum cuidado com familiares e outros envolvidos. Nessas situações, o compromisso deixa de ser informar e as notícias tornam-se "espetáculos" para as massas.
Desse modo, a declaração "Imprensa e democracia são irmãs gêmeas. [PONTUAÇÃO DESNECESSÁRIA]" Feita pelo ministro Ayres Britto ratifica que uma sociedade democrática precisa de liberdade de comunicação, porém que seja limpa, ética e cumpra com a sua verdadeira função social.
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COMENTÁRIO: no geral, você foi bem. Gostaria de destacar, entretanto, algumas confusões feitas no segundo parágrafo, que diminuíram o seu poder argumentativo. Além disso, a sua conclusão ficou fraca, não sintetizando o assunto, parecendo uma continuação do desenvolvimento. Você deveria ter retomado os argumentos dos três parágrafos anteriores para aí então concluir o seu ponto de vista, não ter aberto uma outra questão (a da declaração de Ayres Britto) para concluir a sua produção.
1) “Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”: 200 PONTOS
2) “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto em questão: 160 PONTOS
3) “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”: 160 PONTOS
4) “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação”: 160
TOTAL: 680 PONTOS DE 800 POSSÍVEIS
NOTA: 8,5
É notável o espaço do jornalismo na vida dos indivíduos. Formador de opinião, funciona como os olhos da população, e por isso está diretamente ligado à democracia, [O PERÍODO É COMPOSTO POR COORDENAÇÃO. NESTE CASO, UTILIZAR O PONTO E VÍRGULA NO LUGAR DA VÍRGULA OU, MELHOR AINDA, O PONTO FINAL SERIA MAIS ADEQUADO] porém a falta de ética de alguns profissionais fere o conceito da liberdade de imprensa.
Em primeiro aspecto[,] destaca-se a importância democrática da comunicação, que funciona como intermediária entre o povo e o governo, e deve informar, fiscalizar e cobrar atitudes das autoridades. Sua relevância fica clara na própria Constituição Federal, que defende a livre expressão do pensamento e o acesso à informação. Além disso, o fato de governos autoritários como o Chinês e o Cubano censurarem a imprensa, ratifica não só a democracia precisa da imprensa [EVITE A REPETIÇÃO DESNECESSÁRIA DE TERMOS. ISSO CAUSOU UMA CONFUSÃO NO ENTENDIMENTO DESTE PARÁGRAFO], mas esta também precisa daquela para se firmar. [PELA REPETIÇÃO DESNECESSÁRIA DE TERMOS, A PARTE DESTACADA FICOU AMBÍGUA, CARENTE DE CLAREZA]
Por outro lado, o sensacionalismo nas notícias muitas vezes, [VÍRGULA DESNECESSÁRIA] atacam direitos fundamentais e violam a imagem e privacidade das pessoas. Casos como o Isabella Nardoni e o Elisa Samúdio [VOCÊ ESCOLHEU SUBSTANTIVAR DOIS CASOS POLÊMICOS. POR ISSO, SERIA MELHOR COLOCAR O NOME DELES ENTRE ASPAS] viram meros artigos de venda, sem nenhum cuidado com familiares e outros envolvidos. Nessas situações, o compromisso deixa de ser informar e as notícias tornam-se "espetáculos" para as massas.
Desse modo, a declaração "Imprensa e democracia são irmãs gêmeas. [PONTUAÇÃO DESNECESSÁRIA]" Feita pelo ministro Ayres Britto ratifica que uma sociedade democrática precisa de liberdade de comunicação, porém que seja limpa, ética e cumpra com a sua verdadeira função social.
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COMENTÁRIO: no geral, você foi bem. Gostaria de destacar, entretanto, algumas confusões feitas no segundo parágrafo, que diminuíram o seu poder argumentativo. Além disso, a sua conclusão ficou fraca, não sintetizando o assunto, parecendo uma continuação do desenvolvimento. Você deveria ter retomado os argumentos dos três parágrafos anteriores para aí então concluir o seu ponto de vista, não ter aberto uma outra questão (a da declaração de Ayres Britto) para concluir a sua produção.
1) “Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”: 200 PONTOS
2) “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto em questão: 160 PONTOS
3) “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”: 160 PONTOS
4) “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação”: 160
TOTAL: 680 PONTOS DE 800 POSSÍVEIS
NOTA: 8,5
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