Tema de redação da FCC
2 participantes
Página 1 de 1
Tema de redação da FCC
TRT 6 – 2012
“Viajar amplia os horizontes”, diz o lugar-comum. Todos os indicadores apontam que os brasileiros estão viajando como nunca, sobretudo ao exterior. Será que esse contato com outros países e diferentes culturas está contribuindo para nos tornarmos mais bem-informados, críticos, perceptivos e tolerantes? Ou, como querem alguns, estaríamos voltando ao país carregados apenas com os bens de consumo que o real valorizado tornou mais fácil adquirir?
Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
Turismo internacional hoje: transformação pessoal ou consumo desenfreado?
TEXTO
O Brasil passa por boa fase em sua economia, o que vem se refletindo no crescente número de viajantes brasileiros, inclusive pelo exterior. Atrelados ao aumento do turismo estão os sucessivos recordes no montante de dinheiro gasto anualmente pelo brasileiro fora do país, o que indica a inclinação desse turista pela viagem de compras.
A maior parte dos novos turistas são representantes de uma classe social em ascensão que puderam cruzar fronteiras, a partir da recente valorização da moeda brasileira em contraponto a severa crise econômica por que passam atualmente norte-americanos e europeus. Diante do quadro financeiro favorável, esse turista pode desfrutar da possibilidade de comprar bens de luxo e de desejo a preços mais acessíveis no estrangeiro.
Os destinos mais desejados pelos brasileiros, por sua vez, não estão alheios a esse pungente mercado. Os EUA, por exemplo, vêm tornando cada vez mais fácil a entrada desses turistas no intuito de fortalecer seu mercado interno, que há pouco estava em recessão. A vizinha Argentina, que é um dos destinos preferidos dos brasileiros, também vê nesses viajantes um aliado a sua vacilante economia.
Por outro lado, o turismo de compras também cede espaço à aquisição de bens culturais. É o caso do turista que assiste a peças da Broadway quando vai a Nova Iorque ou daquele que não deixa de conferir um espetáculo de tango quando vai a Buenos Aires. Ainda que continue existindo uma lógica consumista, esses tipos de experiência permitem uma troca cultural.
Portanto, é notável a vocação do turista brasileiro ao consumismo pela força com que emerge uma classe social que se depara com a real possibilidade de comprar bens de luxo, os quais antes faziam parte apenas de seu imaginário consumista. Esse foco central, entretanto, não retira por completo o enriquecimento cultural que é adquirido pelo contato com povos diferentes.
“Viajar amplia os horizontes”, diz o lugar-comum. Todos os indicadores apontam que os brasileiros estão viajando como nunca, sobretudo ao exterior. Será que esse contato com outros países e diferentes culturas está contribuindo para nos tornarmos mais bem-informados, críticos, perceptivos e tolerantes? Ou, como querem alguns, estaríamos voltando ao país carregados apenas com os bens de consumo que o real valorizado tornou mais fácil adquirir?
Considerando o que se afirma acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
Turismo internacional hoje: transformação pessoal ou consumo desenfreado?
TEXTO
O Brasil passa por boa fase em sua economia, o que vem se refletindo no crescente número de viajantes brasileiros, inclusive pelo exterior. Atrelados ao aumento do turismo estão os sucessivos recordes no montante de dinheiro gasto anualmente pelo brasileiro fora do país, o que indica a inclinação desse turista pela viagem de compras.
A maior parte dos novos turistas são representantes de uma classe social em ascensão que puderam cruzar fronteiras, a partir da recente valorização da moeda brasileira em contraponto a severa crise econômica por que passam atualmente norte-americanos e europeus. Diante do quadro financeiro favorável, esse turista pode desfrutar da possibilidade de comprar bens de luxo e de desejo a preços mais acessíveis no estrangeiro.
Os destinos mais desejados pelos brasileiros, por sua vez, não estão alheios a esse pungente mercado. Os EUA, por exemplo, vêm tornando cada vez mais fácil a entrada desses turistas no intuito de fortalecer seu mercado interno, que há pouco estava em recessão. A vizinha Argentina, que é um dos destinos preferidos dos brasileiros, também vê nesses viajantes um aliado a sua vacilante economia.
Por outro lado, o turismo de compras também cede espaço à aquisição de bens culturais. É o caso do turista que assiste a peças da Broadway quando vai a Nova Iorque ou daquele que não deixa de conferir um espetáculo de tango quando vai a Buenos Aires. Ainda que continue existindo uma lógica consumista, esses tipos de experiência permitem uma troca cultural.
Portanto, é notável a vocação do turista brasileiro ao consumismo pela força com que emerge uma classe social que se depara com a real possibilidade de comprar bens de luxo, os quais antes faziam parte apenas de seu imaginário consumista. Esse foco central, entretanto, não retira por completo o enriquecimento cultural que é adquirido pelo contato com povos diferentes.
thaisinhaaraujo88- Mensagens : 4
Pontos : 12
Data de inscrição : 16/01/2013
CORREÇÃO DA REDAÇÃO
(sem título)
O Brasil passa por boa fase em sua economia, o que vem se refletindo no crescente número de viajantes brasileiros, inclusive pelo exterior. Atrelados ao aumento do turismo[,] estão os sucessivos recordes no montante de dinheiro gasto anualmente pelo brasileiro fora do país, o que indica a inclinação desse turista pela viagem de compras.
A maior parte dos novos turistas são representantes de uma classe social em ascensão que puderam cruzar fronteiras, a partir da recente valorização da moeda brasileira em contraponto a [À*] severa crise econômica por que passam atualmente norte-americanos e europeus. Diante do quadro financeiro favorável, esse turista pode desfrutar da possibilidade de comprar bens de luxo e de desejo a preços mais acessíveis no estrangeiro.
Os destinos mais desejados pelos brasileiros, por sua vez, não estão alheios a esse pungente mercado. Os EUA, por exemplo, vêm tornando cada vez mais fácil a entrada desses turistas no intuito de fortalecer seu mercado interno, que há pouco estava em recessão. A vizinha Argentina, que é um dos destinos preferidos dos brasileiros, também vê nesses viajantes um aliado a [À*] sua vacilante economia.
Por outro lado, o turismo de compras também cede espaço à aquisição de bens culturais. É o caso do turista que assiste a peças da Broadway quando vai a Nova Iorque ou daquele que não deixa de conferir um espetáculo de tango quando vai a Buenos Aires. Ainda que continue existindo uma lógica consumista, esses tipos de experiência permitem uma troca cultural.
Portanto, é notável a vocação do turista brasileiro ao consumismo pela força com que emerge uma classe social que se depara com a real possibilidade de comprar bens de luxo, os quais antes faziam parte apenas de seu imaginário consumista. Esse foco central, entretanto, não retira por completo o enriquecimento cultural que é adquirido pelo contato com povos diferentes.
---------------------------
COMENTÁRIO: faltou clareza no seu texto. Procure ser mais direta nos seus argumentos. Você procurou utilizar um vocabulário formal para mostrar habilidade; contudo, você se atrapalhou nesse recurso e se embananou. Além disso, senti uma contrariedade do seu ponto de vista: você ficou "em cima do muro" e, por isso, não mostrou uma posição clara e precisa do assunto. Tome cuidado também: você se aproximou mais do texto dissertativo do que do texto dissertativo-argumentativo.
1) “Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”: 200 PONTOS
2) “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto em questão: 120 PONTOS
3) “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”: 80 PONTOS
4) “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação”: 120 PONTOS
TOTAL: 520 PONTOS DE 800 POSSÍVEIS
NOTA: 6,5
O Brasil passa por boa fase em sua economia, o que vem se refletindo no crescente número de viajantes brasileiros, inclusive pelo exterior. Atrelados ao aumento do turismo[,] estão os sucessivos recordes no montante de dinheiro gasto anualmente pelo brasileiro fora do país, o que indica a inclinação desse turista pela viagem de compras.
A maior parte dos novos turistas são representantes de uma classe social em ascensão que puderam cruzar fronteiras, a partir da recente valorização da moeda brasileira em contraponto a [À*] severa crise econômica por que passam atualmente norte-americanos e europeus. Diante do quadro financeiro favorável, esse turista pode desfrutar da possibilidade de comprar bens de luxo e de desejo a preços mais acessíveis no estrangeiro.
Os destinos mais desejados pelos brasileiros, por sua vez, não estão alheios a esse pungente mercado. Os EUA, por exemplo, vêm tornando cada vez mais fácil a entrada desses turistas no intuito de fortalecer seu mercado interno, que há pouco estava em recessão. A vizinha Argentina, que é um dos destinos preferidos dos brasileiros, também vê nesses viajantes um aliado a [À*] sua vacilante economia.
Por outro lado, o turismo de compras também cede espaço à aquisição de bens culturais. É o caso do turista que assiste a peças da Broadway quando vai a Nova Iorque ou daquele que não deixa de conferir um espetáculo de tango quando vai a Buenos Aires. Ainda que continue existindo uma lógica consumista, esses tipos de experiência permitem uma troca cultural.
Portanto, é notável a vocação do turista brasileiro ao consumismo pela força com que emerge uma classe social que se depara com a real possibilidade de comprar bens de luxo, os quais antes faziam parte apenas de seu imaginário consumista. Esse foco central, entretanto, não retira por completo o enriquecimento cultural que é adquirido pelo contato com povos diferentes.
---------------------------
COMENTÁRIO: faltou clareza no seu texto. Procure ser mais direta nos seus argumentos. Você procurou utilizar um vocabulário formal para mostrar habilidade; contudo, você se atrapalhou nesse recurso e se embananou. Além disso, senti uma contrariedade do seu ponto de vista: você ficou "em cima do muro" e, por isso, não mostrou uma posição clara e precisa do assunto. Tome cuidado também: você se aproximou mais do texto dissertativo do que do texto dissertativo-argumentativo.
1) “Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita”: 200 PONTOS
2) “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto em questão: 120 PONTOS
3) “Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista”: 80 PONTOS
4) “Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação”: 120 PONTOS
TOTAL: 520 PONTOS DE 800 POSSÍVEIS
NOTA: 6,5
Tópicos semelhantes
» Corrigem minha redação. P.S: Redação escolar com o tema “Fofoca”. Com ajuda de coletâneas.
» TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2015 - Por favor, quem puder dar uma opinião na minha redação, agradecerei demais :)
» (Redação) Tema: Autoridade e Autoritarismo
» REDAÇÂO TEMA:Militarização nas escolas
» Redação Dissertativa,Tema: comunicação
» TEMA DA REDAÇÃO DO ENEM 2015 - Por favor, quem puder dar uma opinião na minha redação, agradecerei demais :)
» (Redação) Tema: Autoridade e Autoritarismo
» REDAÇÂO TEMA:Militarização nas escolas
» Redação Dissertativa,Tema: comunicação
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos