Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

UNIFESP 2009 “De que forma a humanidade deve tratar a realidade da superpopulação.”

Ir para baixo

UNIFESP 2009 “De que forma a humanidade deve tratar a realidade da superpopulação.”   Empty UNIFESP 2009 “De que forma a humanidade deve tratar a realidade da superpopulação.”

Mensagem  tfrg Ter Out 09, 2012 9:44 pm

O Tempo da Superpopulação
Segundo Thomas Malthus, a população tente a crescer num ritmo mais acelerado que a produção de alimentos, o que, em certo momento, originaria fome e diversos outros problemas sociais decorrentes. Atualmente, em um planeta de 7 bilhões de habitantes, discute-se muito sobre a questão do crescimento populacional desordenado e sobre possíveis soluções para tal. No entanto, os problemas os originários da superpopulação estão relacionados ao ritmo do crescimento populacional e não somente ao simples crescimento. Por essa razão, deve-se analisá-lo levando em conta as particularidades de cada país, a fim de propor soluções a esses problemas e não buscar meios de se impedir o crescimento populacional.
O elevado número de pessoas no mundo traz consigo inúmeros problemas sociais e até mesmo ambientais, uma vez que causa o maior crescimento das cidades, acentua as desigualdades e problemas relativos à violência, aumenta o consumo e produção de dejetos, intensifica a destruição da natureza, afinal a velocidade de destruição é maior que a necessária à sua recuperação. Sob estes aspectos, deve-se buscar formas de minimizar os efeitos dessa superpopulação tanto à sociedade, quanto ao meio ambiente.
O crescimento populacional não deve ser visto exclusivamente como um problema, visto que é necessário à manutenção de uma faixa populacional ativa e contribuinte; o problema reside no ritmo acelerado no qual acontece, o que impede o meio natural de se recuperar e não permite que o Estado planeje meios de adequar as cidades à população, melhorando sua qualidade de vida e assegurando seu bem estar. Dessa forma, deve-se propor soluções que visem à redução do ritmo de crescimento populacional, a exemplo de programas de controle da natalidade e planejamento familiar.
O elevado crescimento populacional ao longo dos anos levou a uma superpopulação e poderá causar ainda mais problemas à sociedade e à natureza caso não tenha seu ritmo diminuído, uma vez que dificulta a recuperação da natureza e a implantação de projetos sociais por parte do Estado, a fim de melhorar a qualidade de vida da população. Previsões maltusianas quanto ao crescimento populacional, não devido à falta de alimentos, mas à falta de acesso a eles e a muitos outros fatores que melhorariam a vida das sociedades.


Por Favor, deixem uma opinião sobre a redação e uma nota ;D

tfrg

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 09/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos