Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A importância da literatura na formação e nos valores de uma pessoa

Ir para baixo

A importância da literatura na formação e nos valores de uma pessoa Empty A importância da literatura na formação e nos valores de uma pessoa

Mensagem  _sallesb Seg Mar 16, 2015 5:54 pm

É inegável a importância que a sociedade contemporânea atribui a conceitos e definições; contudo em se tratando de literatura, a adoção de um conceito formal se torna complicada. Para Aristóteles, a arte literária é a mimese; é a arte que imita pela palavra. Sendo assim, pode-se inferir que a literatura utiliza a língua e as palavras como instrumentos de comunicação e interação, não estando alheia ao seu papel social, ou seja, os autores se encarregam de polir e moldar as palavras para adequá-las em seus textos e transmitir suas mensagens. De qualquer modo, o mérito da literatura é indubitável, vez que esta arte pode auxiliar a desenvolver, naqueles que leem, a capacidade de pensamento crítico e formação de opiniões, além de proporcionar experiências que se assemelham àquelas induzidas pelos sonhos.
      A ficção literária pode representar, metaforicamente, a liberdade de um indivíduo pois a literatura impulsiona o homem a imaginar, libertando-o da realidade mesmo que apenas por um curto período de tempo. Miguel de Cervantes, em sua obra mais famosa -O engenhoso fidalgo Dom Quixote de La Mancha, ou simplesmente Dom Quixote-, aborda esta face da literatura ao narrar as aventuras do protagonista e seu acompanhante, aventuras, estas, que eram frutos da imaginação fértil de Dom Quixote o qual havia se entregado à leitura dos romances de cavalaria. A leitura de bons textos literários concebe aos homens o prazer de fugir da realidade, proporcionando certo conforto aos mesmos.
      Além disso, foi provado cientificamente que a literatura tem a capacidade de incitar o pensamento crítico nos leitores, em outras palavras, a literatura apura a mente humana neste quesito, instigando-a à curiosidade. Sendo assim, a literatura -além de proporcionar experiências que fogem à realidade- também pode ser usada como base de formação de indivíduos críticos, que são capazes de elaborar argumentos engenhosos. Porém, nem todos que leem literatura desenvolvem tais capacidades, visto que estas somente são alcançadas por aqueles que, ao ler uma obra, buscam analisá-la, compreendê-la em sua totalidade.
      Ainda convém lembrar que a arte literária também serve como instrumento de sensibilização do homem já que possibilita o envolvimento do leitor com as personagens da obra, mobilizando-o a entender as experiências das mesmas. Aquele que lê ficções literárias com maior frequência apresenta maior aptidão para compreender a complexidade do mundo em que vivemos e, consequentemente, conseguem se relacionar de maneira mais eficaz com os que pensam diferente, ou seja, a literatura é meio de humanização do indivíduo.
      Portanto, levando em consideração o que foi apresentado, a arte literária deveria ser critério para avalização da sociedade; por exemplo, para poderem concorrer a qualquer cargo político, um candidato deveria ser capaz de realizar uma análise crítica de um bom clássico da literatura. Infelizmente, no Brasil, a leitura de clássicos não é muito incentivada e este cenário presida mudar. As famílias e instituições de ensino devem encorajar as crianças e os jovens a lerem ficção literária para que essas pessoas possam desenvolver, desde cedo, um pensamento crítico acerca do mundo ao seu redor. Se a leitura de literatura fosse incitada de maneira correta, a sociedade seria formada por cidadãos conscientes e empáticos, capazes de questionar as desigualdades e injustiças.

_sallesb

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 09/02/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos