ARTIGO DE OPINIÃO - EXAME DE SELEÇÃO DO IFRN CORRIJAM POR FAVOR!! PRECISO TIRAR UM 6,0 OU MAIS PARA SER APROVADO
Página 1 de 1
ARTIGO DE OPINIÃO - EXAME DE SELEÇÃO DO IFRN CORRIJAM POR FAVOR!! PRECISO TIRAR UM 6,0 OU MAIS PARA SER APROVADO
Redução da Maioridade Penal
Na atualidade, a proposta de redução da maioridade penal tem sido muito discutida gerando diversas opiniões. No meu ponto de vista, esse método de redução não ajudaria em praticamente nada, pelo contrário, causaria mais complicações para a sociedade. Tais como superlotação nas unidades carcerárias e implicações degradantes na mente de um jovem que fosse submetido a esse regime. A violência continuaria sem nenhum prejuízo.
De fato, muitos jovens estão envolvidos em crimes hediondos (como aparece na mídia) porém, os adolescentes criminosos somam apenas uma parcela quase neutra na participação da violência. Embora reduzir a idade penal seja uma tentativa de inibir a violência, em contra partida, provocaria a prisão de bastantes jovens (muitas vezes forçados a praticar o ato) e resultaria em prisões lotadas. Enquanto a polícia busca infratores juvenis, vários chefões do crime continuam livres e despreocupados.
Em consequência, prejudicaria a mente, ainda em formação, dos adolescentes, uma vez que estariam expostos a cenários tristes dentro da prisão. Além disso, iria resultar em revolta juvenil, e quando adultos, estariam estrando no mundo do crime e causando mais violência. Pois, em prisões, o único aprendizado é a violência.
Enfim, afirmo que a redução da maioridade penal é uma tentativa muito simplista acerca da violência. Tendo em vista que existem medidas mais eficazes como, por exemplo, tentar a recuperação dos adolescentes infratores e recoloca-los na sociedade. É necessário que a educação chegue aos jovens antes da criminalidade. Os atos violentos não vão acabar prendendo adolescentes, mas, garantindo que eles não cometam os mesmos erros.
Justus da Silva.De fato, muitos jovens estão envolvidos em crimes hediondos (como aparece na mídia) porém, os adolescentes criminosos somam apenas uma parcela quase neutra na participação da violência. Embora reduzir a idade penal seja uma tentativa de inibir a violência, em contra partida, provocaria a prisão de bastantes jovens (muitas vezes forçados a praticar o ato) e resultaria em prisões lotadas. Enquanto a polícia busca infratores juvenis, vários chefões do crime continuam livres e despreocupados.
Em consequência, prejudicaria a mente, ainda em formação, dos adolescentes, uma vez que estariam expostos a cenários tristes dentro da prisão. Além disso, iria resultar em revolta juvenil, e quando adultos, estariam estrando no mundo do crime e causando mais violência. Pois, em prisões, o único aprendizado é a violência.
Enfim, afirmo que a redução da maioridade penal é uma tentativa muito simplista acerca da violência. Tendo em vista que existem medidas mais eficazes como, por exemplo, tentar a recuperação dos adolescentes infratores e recoloca-los na sociedade. É necessário que a educação chegue aos jovens antes da criminalidade. Os atos violentos não vão acabar prendendo adolescentes, mas, garantindo que eles não cometam os mesmos erros.
Júlio Gomes da Silva Neto- Mensagens : 2
Pontos : 4
Alguém pra corrigir?
Júlio Gomes da Silva Neto- Mensagens : 2
Pontos : 4