TEMA: A mídia mostra que existe violência nos ambientes escolares, e esse fato tem sido alvo de críticas e graves ameaças ao bem-estar dos funcionários e dos alunos. Como explicar esse fato?
Página 1 de 1
TEMA: A mídia mostra que existe violência nos ambientes escolares, e esse fato tem sido alvo de críticas e graves ameaças ao bem-estar dos funcionários e dos alunos. Como explicar esse fato?
Reflexos da educação familiar no ambiente escolar
Existem, no Brasil, diversas leis que oferecem proteção à criança e ao adolescente, à família e à educação, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Apesar disto, frequentemente a mídia expõe notícias a respeito da violência ocorrida no ambiente escolar. Isso ocorre principalmente por dois motivos: a desestruturação familiar e os esteriótipos impostos e veiculados na sociedade.
A desestruturação familiar contribui significativamente para a desordem dos alunos na escola, visto que a negligência e o excesso de liberdade dos pais na educação de seus filhos pode comprometer a aprendizagem e a moral destes. Dessa forma, deixam-os propícios a seguirem atitudes inadequadas, violentas, autoritárias. Essas crianças e adolescentes necessitam de orientação para distinguirem o certo e o errado.
Além do supracitado, um outro ponto importante é a absorção pelos jovens dos esteriótipos impostos e exibidos pela mídia: cor da pele, orientação sexual, classe social, beleza física. Esteriótipos que, em geral, geram preconceitos e estes podem desencadear agressão verbal e fisica na comunidade, motivando isolamento e depressão do jovem alvo do preconceito.
O ambiente escolar não é, pois, em si um lugar violento, mas de aprendizagem e preparação para a vida em sociedade, o exercício da cidadania e qualificação para o mercado de trabalho. Contudo, para isso há a necessidade da maior integração entre pais ou responsáveis, filhos e educadores, refletindo a boa educação e acompanhamento familiar na vida escolar e social dos jovens.
Existem, no Brasil, diversas leis que oferecem proteção à criança e ao adolescente, à família e à educação, como o Estatuto da Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Apesar disto, frequentemente a mídia expõe notícias a respeito da violência ocorrida no ambiente escolar. Isso ocorre principalmente por dois motivos: a desestruturação familiar e os esteriótipos impostos e veiculados na sociedade.
A desestruturação familiar contribui significativamente para a desordem dos alunos na escola, visto que a negligência e o excesso de liberdade dos pais na educação de seus filhos pode comprometer a aprendizagem e a moral destes. Dessa forma, deixam-os propícios a seguirem atitudes inadequadas, violentas, autoritárias. Essas crianças e adolescentes necessitam de orientação para distinguirem o certo e o errado.
Além do supracitado, um outro ponto importante é a absorção pelos jovens dos esteriótipos impostos e exibidos pela mídia: cor da pele, orientação sexual, classe social, beleza física. Esteriótipos que, em geral, geram preconceitos e estes podem desencadear agressão verbal e fisica na comunidade, motivando isolamento e depressão do jovem alvo do preconceito.
O ambiente escolar não é, pois, em si um lugar violento, mas de aprendizagem e preparação para a vida em sociedade, o exercício da cidadania e qualificação para o mercado de trabalho. Contudo, para isso há a necessidade da maior integração entre pais ou responsáveis, filhos e educadores, refletindo a boa educação e acompanhamento familiar na vida escolar e social dos jovens.
eloisanovaes- Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 16/12/2014
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos