Opinião/nota de vocês acerca do meu texto: Publicidade Infantil - ENEM 2014
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Opinião/nota de vocês acerca do meu texto: Publicidade Infantil - ENEM 2014
Geração do "Eu quero agora!"
O capitalismo, sempre muito ágil, possui a capacidade de se direcionar a diferentes públicos, objetivando incentivar o consumo, e, consequentemente, maior lucro. Sobretudo, na contemporaneidade, com o avanço dos meios de comunicação, a publicidade voltada ao campo infantil se apresenta como bastante interessante, devido ao retorno satisfatório ao mercado. Entretanto, em nome de levar encanto e entretenimento às crianças, as empresas contribuem de forma negativa, tanto no aspecto de saúde, ao vincular diversão a comidas pouco saudáveis, e no cidadão, por meio do estímulo ao consumo constante e desenfreado, que prejudica, não só o consumista, como toda a sociedade.
A maior marca de comida rápida do mundo, tradicionalmente, possui, em seu cardápio, uma série de brinquedos colecionáveis, atualizados mensalmente, que acompanham o "lanche feliz". Fato é que, os índices referentes à obesidade infantil vêm preocupando as autoridades brasileiras, uma vez que é imprescindível que as crianças se alimentem de forma saudável e que sejam ensinadas a desenvolver a consciência da boa alimentação, que dificultará, no futuro, o aparecimento de doenças cardiovasculares, maior causadora de mortes, no Brasil. Sendo assim, em prol de uma sociedade, acima de tudo, sadia, faz-se necessária medida do Poder Público em impedir qualquer manobra publicitária que, por meio de super herois e "bichinhos", seja vilã da saúde infantil.
Acresce que, a pesada propaganda também prejudica o ser humano em formação no sentido de seduzi-lo ao desejo por um consumo frequente e imediatista, sem qualquer preocupação com a realidade da população. No Brasil, país que, apesar de muito combatida, ainda apresenta alto número de desigualdade social, a publicidade pouco se importa com o resultado do não atendimento a um anseio infantil que, muitas vezes, pode trazer - e trará! - consequências psicológicas permanentes, tendo em vista que sua preocupação é, somente, com o lucro. Logo, com o intuito de educar nossos pequenos cidadãos ao consumo, principalmente, consciente, a Escola e a Família têm papéis ímpares na entrega de um indivíduo responsável e respeitador de limites a sociedade.
Em síntese, fica evidente a importância de proteger nossas crianças de um mercado insano que, dos modos mais sutis, visa alcançar benefício próprio em detrimento de tudo. Enquanto agente social, é função do Poder Público, por meio de suas ações, garantir bem estar e saúde aos brasileiros. Por fim, como segundo Max Weber, a educação é ferramenta de coesão social, Escola e, sobretudo, a Família são os principais responsáveis pelo bem doutrinar do cidadão com caráter em construção para que, quando adulto, contribua para que tenhamos uma sociedade responsável, aversa a um consumo doentio, adepta de um comprar consciente.
O capitalismo, sempre muito ágil, possui a capacidade de se direcionar a diferentes públicos, objetivando incentivar o consumo, e, consequentemente, maior lucro. Sobretudo, na contemporaneidade, com o avanço dos meios de comunicação, a publicidade voltada ao campo infantil se apresenta como bastante interessante, devido ao retorno satisfatório ao mercado. Entretanto, em nome de levar encanto e entretenimento às crianças, as empresas contribuem de forma negativa, tanto no aspecto de saúde, ao vincular diversão a comidas pouco saudáveis, e no cidadão, por meio do estímulo ao consumo constante e desenfreado, que prejudica, não só o consumista, como toda a sociedade.
A maior marca de comida rápida do mundo, tradicionalmente, possui, em seu cardápio, uma série de brinquedos colecionáveis, atualizados mensalmente, que acompanham o "lanche feliz". Fato é que, os índices referentes à obesidade infantil vêm preocupando as autoridades brasileiras, uma vez que é imprescindível que as crianças se alimentem de forma saudável e que sejam ensinadas a desenvolver a consciência da boa alimentação, que dificultará, no futuro, o aparecimento de doenças cardiovasculares, maior causadora de mortes, no Brasil. Sendo assim, em prol de uma sociedade, acima de tudo, sadia, faz-se necessária medida do Poder Público em impedir qualquer manobra publicitária que, por meio de super herois e "bichinhos", seja vilã da saúde infantil.
Acresce que, a pesada propaganda também prejudica o ser humano em formação no sentido de seduzi-lo ao desejo por um consumo frequente e imediatista, sem qualquer preocupação com a realidade da população. No Brasil, país que, apesar de muito combatida, ainda apresenta alto número de desigualdade social, a publicidade pouco se importa com o resultado do não atendimento a um anseio infantil que, muitas vezes, pode trazer - e trará! - consequências psicológicas permanentes, tendo em vista que sua preocupação é, somente, com o lucro. Logo, com o intuito de educar nossos pequenos cidadãos ao consumo, principalmente, consciente, a Escola e a Família têm papéis ímpares na entrega de um indivíduo responsável e respeitador de limites a sociedade.
Em síntese, fica evidente a importância de proteger nossas crianças de um mercado insano que, dos modos mais sutis, visa alcançar benefício próprio em detrimento de tudo. Enquanto agente social, é função do Poder Público, por meio de suas ações, garantir bem estar e saúde aos brasileiros. Por fim, como segundo Max Weber, a educação é ferramenta de coesão social, Escola e, sobretudo, a Família são os principais responsáveis pelo bem doutrinar do cidadão com caráter em construção para que, quando adulto, contribua para que tenhamos uma sociedade responsável, aversa a um consumo doentio, adepta de um comprar consciente.
Pedro Medeiros- Mensagens : 4
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Data de inscrição : 29/11/2014
Re: Opinião/nota de vocês acerca do meu texto: Publicidade Infantil - ENEM 2014
Deu pra colocar isso tudo na Redação?
José Railson- Mensagens : 7
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Data de inscrição : 29/11/2014
Re: Opinião/nota de vocês acerca do meu texto: Publicidade Infantil - ENEM 2014
Deu, sim. Dei 29 linhas com o título. Meu colégio tem a maior média de redação do país e acho que fui muito bem preparado e que minha redação ficou MUITO boa, mas tô inseguro. Gostaria de saber a opinião das pessoas, acerca de quanto acreditam que tirarei
Pedro Medeiros- Mensagens : 4
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Data de inscrição : 29/11/2014
Re: Opinião/nota de vocês acerca do meu texto: Publicidade Infantil - ENEM 2014
Olá Pedro, náo professora de português e nem sou de nem uma banca que corrigi redação,mas sua redação está perfeita, se ela náo for 1000, meus parabéns. A minha nota pra sua redação é 1000.
Joice kelly- Mensagens : 6
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Data de inscrição : 26/11/2014
Re: Opinião/nota de vocês acerca do meu texto: Publicidade Infantil - ENEM 2014
Olá, Pedro, tudo bem?
Bem, vou começar dizendo que sua redação não é uma redação MIL.
No Guia de Redação liberado pelo MEC, deixa claro que toda e qualquer proposta de ação deve estar na conclusão, o que você, nos dois desenvolvimentos, descumpriu quando, no fechamentos dos dois parágrafos, começa a falar de sua proposta de ação. Assim, há um decréscimo na sua nota na competência 5, cerca de 40 pontos por isso, já que é a o menor valor que pode ser tirado de uma competência. Além disso, no mesmo Guia de Redação, houve uma alteração quando comparado ao ano de 2013, pois neste era necessário uma proposta de ação INOVADORA, mas, neste ano, possou a ser necessária uma proposta DETALHADA, o que faltou em sua conclusão, perdendo, assim, mais 40 pontos.
Você argumento muito bem, tem força no que coloca, mas, para deixar sua redação com mais força e para conseguir toda a pontuação da competência 2, você deve usar argumentos de autoridade: seja citação de alguém influente, seja dados estatísticos, o que também faltou.
Logo,
C1 - 200
C2 - 160
C3 - 200
C4 - 200
C5 - 120
NOTA: 900
Bem, vou começar dizendo que sua redação não é uma redação MIL.
No Guia de Redação liberado pelo MEC, deixa claro que toda e qualquer proposta de ação deve estar na conclusão, o que você, nos dois desenvolvimentos, descumpriu quando, no fechamentos dos dois parágrafos, começa a falar de sua proposta de ação. Assim, há um decréscimo na sua nota na competência 5, cerca de 40 pontos por isso, já que é a o menor valor que pode ser tirado de uma competência. Além disso, no mesmo Guia de Redação, houve uma alteração quando comparado ao ano de 2013, pois neste era necessário uma proposta de ação INOVADORA, mas, neste ano, possou a ser necessária uma proposta DETALHADA, o que faltou em sua conclusão, perdendo, assim, mais 40 pontos.
Você argumento muito bem, tem força no que coloca, mas, para deixar sua redação com mais força e para conseguir toda a pontuação da competência 2, você deve usar argumentos de autoridade: seja citação de alguém influente, seja dados estatísticos, o que também faltou.
Logo,
C1 - 200
C2 - 160
C3 - 200
C4 - 200
C5 - 120
NOTA: 900
LEONARDO RUFINO ANDRADE- Mensagens : 10
Pontos : 12
Data de inscrição : 30/11/2014
Re: Opinião/nota de vocês acerca do meu texto: Publicidade Infantil - ENEM 2014
LEONARDO RUFINO ANDRADE escreveu:Olá, Pedro, tudo bem?
Bem, vou começar dizendo que sua redação não é uma redação MIL.
No Guia de Redação liberado pelo MEC, deixa claro que toda e qualquer proposta de ação deve estar na conclusão, o que você, nos dois desenvolvimentos, descumpriu quando, no fechamentos dos dois parágrafos, começa a falar de sua proposta de ação. Assim, há um decréscimo na sua nota na competência 5, cerca de 40 pontos por isso, já que é a o menor valor que pode ser tirado de uma competência. Além disso, no mesmo Guia de Redação, houve uma alteração quando comparado ao ano de 2013, pois neste era necessário uma proposta de ação INOVADORA, mas, neste ano, possou a ser necessária uma proposta DETALHADA, o que faltou em sua conclusão, perdendo, assim, mais 40 pontos.
Você argumento muito bem, tem força no que coloca, mas, para deixar sua redação com mais força e para conseguir toda a pontuação da competência 2, você deve usar argumentos de autoridade: seja citação de alguém influente, seja dados estatísticos, o que também faltou.
Logo,
C1 - 200
C2 - 160
C3 - 200
C4 - 200
C5 - 120
NOTA: 900
Muito obrigado, mesmo, pela análise. Mas acho que não viu minha conclusão direito. Falou que eu não usei argumento de autoridade... Tá la: citei uma frase de Weber
Pedro Medeiros- Mensagens : 4
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Data de inscrição : 29/11/2014
Re: Opinião/nota de vocês acerca do meu texto: Publicidade Infantil - ENEM 2014
Então, amigo, mas essa citação não entra para a competência 2, uma vez que ela é computada na competência 5.
LEONARDO RUFINO ANDRADE- Mensagens : 10
Pontos : 12
Data de inscrição : 30/11/2014
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