Publicidade infantil em questão no Brasil
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Publicidade infantil em questão no Brasil
Boa tarde!
Eu fiz o ENEM e considero que o tema proposto pelo INEP para a redação foi ótimo. Ainda assim, estou com o pé atrás quanto à minha redação. Sou novo no fórum e gostaria que os corretores avaliassem minha redação nos critérios exigidos pelo ENEM e atribuíssem uma nota de 0 a 1000. Sintam-se à vontade para comentá-la. Segue a minha redação:
Propagandas, persuasão, apelo. Brinquedos, prêmios e brindes. O consumismo desenfreado afeta cada vez mais a massa mais influenciável da sociedade: as crianças. A globalização e a luta do mercado capitalista criam, através da publicidade, uma visão de mundo limitada. Nesse contexto, cabe analisar e propor soluções para os efeitos negativos da publicidade no Brasil.</p>
Primeiramente, deve-se considerar a eficácia da teia comunicativa proporcionada pelo avanço tecnológico. Troca-se informações entre diferentes continentes numa velocidade incrível. O uso da mídia como estratégia de conquista de mercado é um aspecto relevante quanto ao desenvolvimento econômico das nações, pois aquece a circulação de capital e proporciona maior demanda industrial, o que gera empregos diretos e indiretos.</p>
Por outro lado, a unificação dos costumes e interesses causa alienação. A influência que a mídia exerce sobre as crianças é capaz de transformar seus conceitos quanto aos seus pensamentos. Prova disso é o que se chama de americanização dos costumes, que se refere à aderência à moda nos moldes da maior potência mundial. Isso age diretamente sobre o conceito de belo das crianças e faz com que elas almejem aquilo que é mostrado como perfeito e ideal.
Não bastasse a alienação, o senso crítico das crianças é altamente afetado pela visão de mundo limitada às informações midiáticas, e elas acabam por ter dificuldade em compreender suas reais necessidades e responsabilidades. Isso as torna aprisionadas, longe da realidade, como na caverna de Platão, onde não se enxerga o mundo real e não há senso crítico das coisas.
Portanto, para atenuar os efeitos negativos da publicidade infantil, deve-se criar normas que respeitem o consumo moderado. Estimular o senso crítico das crianças através de campanhas é essencial, pois assim desenvolverão práticas saudáveis para a mente e o corpo. Dessa forma, os abusos midiáticos serão evitados e o consumidor do futuro saberá distinguir o necessário do dispensável.
Agradeço desde já.
Eu fiz o ENEM e considero que o tema proposto pelo INEP para a redação foi ótimo. Ainda assim, estou com o pé atrás quanto à minha redação. Sou novo no fórum e gostaria que os corretores avaliassem minha redação nos critérios exigidos pelo ENEM e atribuíssem uma nota de 0 a 1000. Sintam-se à vontade para comentá-la. Segue a minha redação:
Propagandas, persuasão, apelo. Brinquedos, prêmios e brindes. O consumismo desenfreado afeta cada vez mais a massa mais influenciável da sociedade: as crianças. A globalização e a luta do mercado capitalista criam, através da publicidade, uma visão de mundo limitada. Nesse contexto, cabe analisar e propor soluções para os efeitos negativos da publicidade no Brasil.</p>
Primeiramente, deve-se considerar a eficácia da teia comunicativa proporcionada pelo avanço tecnológico. Troca-se informações entre diferentes continentes numa velocidade incrível. O uso da mídia como estratégia de conquista de mercado é um aspecto relevante quanto ao desenvolvimento econômico das nações, pois aquece a circulação de capital e proporciona maior demanda industrial, o que gera empregos diretos e indiretos.</p>
Por outro lado, a unificação dos costumes e interesses causa alienação. A influência que a mídia exerce sobre as crianças é capaz de transformar seus conceitos quanto aos seus pensamentos. Prova disso é o que se chama de americanização dos costumes, que se refere à aderência à moda nos moldes da maior potência mundial. Isso age diretamente sobre o conceito de belo das crianças e faz com que elas almejem aquilo que é mostrado como perfeito e ideal.
Não bastasse a alienação, o senso crítico das crianças é altamente afetado pela visão de mundo limitada às informações midiáticas, e elas acabam por ter dificuldade em compreender suas reais necessidades e responsabilidades. Isso as torna aprisionadas, longe da realidade, como na caverna de Platão, onde não se enxerga o mundo real e não há senso crítico das coisas.
Portanto, para atenuar os efeitos negativos da publicidade infantil, deve-se criar normas que respeitem o consumo moderado. Estimular o senso crítico das crianças através de campanhas é essencial, pois assim desenvolverão práticas saudáveis para a mente e o corpo. Dessa forma, os abusos midiáticos serão evitados e o consumidor do futuro saberá distinguir o necessário do dispensável.
Agradeço desde já.
lucashenrique125- Mensagens : 1
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