A publicidade que afeta o futuro do Brasil
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A publicidade que afeta o futuro do Brasil
Gente, quem puder, por favor, dê uma analisada e avalie ou comente o que achar necessário Wink
Tema da redação do ENEM desse ano: A publicidade infantil em questão no Brasil
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Com a revolução informacional do século XX e o advento da globalização, o fluxo de produtos, pessoas e culturas alcançou dinamicidade nunca antes vista, tendo influenciado diretamente no crescimento da cultura consumista dos dias de hoje, principalmente, através dos meios de comunicação. No entanto, atualmente, Estado e empresas publicitárias passam a confrontar-se em razão destas passarem a utilizar-se de estratégias apelativas visando a persuasão daqueles que ainda não possuem consciência acerca dos processos de produção e compra: as crianças.
Tendo em vista que o acesso por parte da população aos meios informativos atualmente é extremamente maior se comparado às gerações anteriores, é de fundamental importância a participação desses no contexto atual, pois além de serem atores fundamentais na difusão de informações à sociedade, hoje participam também na construção de alguns dos primeiros conhecimentos aprendidos pelo público infantil. Além de substituir, por vezes, o papel de muitos pais, - que se fazem ausentes na educação dos filhos - proporcionando ensino e lazer.
É necessário considerar que, nas últimas décadas, com a industrialização e consequente inserção da mulher no mercado de trabalho, a tendência em países desenvolvidos e emergentes tornou-se a redução da taxa de fecundidade, por conta de, entre outros motivos, o alto custo de vida contemporâneo para a criação de filhos.
Neste contexto, os cidadãos nascidos no século XXI passam a ser as vítimas das tendências globalizantes, sendo facilmente alienados pelas práticas de marketing voltadas para o público de até 12 anos de idade. E nestes casos, quem realmente perde com o crescimento desse mercado tão lucrativo são os pais, pertencentes à população economicamente ativa, arcando com custos desnecessários em virtude de atitudes desleais praticadas livremente por anunciantes e fabricantes de produtos infantis.
A fim de que práticas como estas, que utilizam-se da inocência daqueles que convencem, sejam coibidas, a ação do poder público na mediação da publicidade voltada ao público infantil é imprescindível. Deste modo, assegurar-se-a uma maior qualidade no conteúdo disponibilizado às crianças. Além disto, também é essencial que, nestes canais que têm a juventude como público alvo, haja participação governamental no sentido de educar e moralizar, com informações úteis ao amadurescimento, estimulando assim o pensamento consciente desde cedo, para evitar a alienação em massa desta parcela da população que constitui o futuro do país.
Tema da redação do ENEM desse ano: A publicidade infantil em questão no Brasil
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Com a revolução informacional do século XX e o advento da globalização, o fluxo de produtos, pessoas e culturas alcançou dinamicidade nunca antes vista, tendo influenciado diretamente no crescimento da cultura consumista dos dias de hoje, principalmente, através dos meios de comunicação. No entanto, atualmente, Estado e empresas publicitárias passam a confrontar-se em razão destas passarem a utilizar-se de estratégias apelativas visando a persuasão daqueles que ainda não possuem consciência acerca dos processos de produção e compra: as crianças.
Tendo em vista que o acesso por parte da população aos meios informativos atualmente é extremamente maior se comparado às gerações anteriores, é de fundamental importância a participação desses no contexto atual, pois além de serem atores fundamentais na difusão de informações à sociedade, hoje participam também na construção de alguns dos primeiros conhecimentos aprendidos pelo público infantil. Além de substituir, por vezes, o papel de muitos pais, - que se fazem ausentes na educação dos filhos - proporcionando ensino e lazer.
É necessário considerar que, nas últimas décadas, com a industrialização e consequente inserção da mulher no mercado de trabalho, a tendência em países desenvolvidos e emergentes tornou-se a redução da taxa de fecundidade, por conta de, entre outros motivos, o alto custo de vida contemporâneo para a criação de filhos.
Neste contexto, os cidadãos nascidos no século XXI passam a ser as vítimas das tendências globalizantes, sendo facilmente alienados pelas práticas de marketing voltadas para o público de até 12 anos de idade. E nestes casos, quem realmente perde com o crescimento desse mercado tão lucrativo são os pais, pertencentes à população economicamente ativa, arcando com custos desnecessários em virtude de atitudes desleais praticadas livremente por anunciantes e fabricantes de produtos infantis.
A fim de que práticas como estas, que utilizam-se da inocência daqueles que convencem, sejam coibidas, a ação do poder público na mediação da publicidade voltada ao público infantil é imprescindível. Deste modo, assegurar-se-a uma maior qualidade no conteúdo disponibilizado às crianças. Além disto, também é essencial que, nestes canais que têm a juventude como público alvo, haja participação governamental no sentido de educar e moralizar, com informações úteis ao amadurescimento, estimulando assim o pensamento consciente desde cedo, para evitar a alienação em massa desta parcela da população que constitui o futuro do país.
IagoBlanco- Mensagens : 8
Pontos : 14
Data de inscrição : 13/11/2014
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