Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

REDAÇÃO estilo FCC: TEMA Alterações nos direitos trabalhistas dos domésticos

2 participantes

Ir para baixo

REDAÇÃO estilo FCC: TEMA Alterações nos direitos trabalhistas dos domésticos Empty REDAÇÃO estilo FCC: TEMA Alterações nos direitos trabalhistas dos domésticos

Mensagem  patybia Qui Nov 07, 2013 9:20 am


O empregado doméstico é aquele que presta serviços à pessoa ou à família no âmbito residencial destas, sem finalidade lucrativa e de forma contínua. Os direitos assegurados pela atual carta Magna brasileira à classe desses trabalhadores apresentavam certa desigualdade entre tais garantias e às dos demais trabalhadores urbanos e rurais. Tais diferenças foram amenizadas com a promulgação da Emenda Constitucional nº 72 de 2013. A esse respeito, alguns direitos já possuem aplicação imediata, enquanto outros carecem de posterior regulamentação.

Com base em pesquisas realizadas pelo Ministério do Trabalho, sabe-se que existem hoje no Brasil, cerca de sete milhões de profissionais domésticos, e que, apenas 25% destes têm carteira de trabalho assinada e respeitados os seus diretos trabalhistas. Tal categoria conquista, com a materialização da Emenda ora citada, uma série de diretos que até então não lhes eram assegurados. De um lado, nota-se que alguns desses, já possuem aplicabilidade imediata, a exemplo da jornada de trabalho de oito horas diárias e quarenta e quatro semanais; o adicional de 50% sobre as horas trabalhadas além da jornada. Tais garantias representam, certamente, um marco importante para a classe dos domésticos, pois visam à redução do trabalho escravo e irregular presente até então na realidade brasileira.

Por outro lado, verifica-se que ainda existem alguns direitos que necessitam de uma Lei infraconstitucional para se tornarem efetivos e imediatos, como é o caso do adicional noturno; do fundo de garantia por tempo de serviço e do salário família. Embora, não exista unanimidade sobre o assunto, é de vital importância perceber que essas medidas não extinguem, por si só, a forma abusiva de tratamento de alguns empregadores em relação a seus subordinados, alguns domésticos são tratados como membros da família, mas outros, são vistos como meros executores de tarefas e se isso não bastasse, há ainda, a forma abusiva e descontrolada nas exigências por parte de certos patronos, demonstrando uma verdadeira escravidão mascarada com a modernidade.

Diante do exposto, percebe-se que, muito já foi alcançado para os trabalhadores domésticos, mas é preciso a colaboração do poder público no sentido de dar prioridade à elaboração de Leis que regulem os direitos ainda não dotados de eficácia plena, proporcionando assim, uma justa contrapartida em relação aos serviços prestados pela classe dos empregados domésticos.

patybia

Mensagens : 4
Pontos : 12
Data de inscrição : 07/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

REDAÇÃO estilo FCC: TEMA Alterações nos direitos trabalhistas dos domésticos Empty Re: REDAÇÃO estilo FCC: TEMA Alterações nos direitos trabalhistas dos domésticos

Mensagem  Ranger Qui Nov 07, 2013 10:27 am


Prezado(a) Convidado,
Acesse o site do FOGE para maiores informações: http://foge.forumotion.com
O FOGE está realizando mais um concurso no facebook. Vamos ver agora quem serão os membros mais criativos que conseguirão vencer esse concurso que vai conceder 5 correções de textos, 4 correções de textos e 3 correções de textos para o primeiro, segundo e terceiro lugar respectivamente. Boa sorte para todos!
https://www.facebook.com/pages/FOGE-F%C3%B3rum-Gratuito-de-Ensino/536657186381616?ref=2hquiy0
Ainda, gostaríamos de informar que o FOGE abriu um processo seletivo para a contratação de Monitores. Veja as condições abaixo:
Estamos à procura de usuários com vontade de ajudar e tempo disponível. Se faz parte desse grupo de usuários bem-dispostos e com grande espírito de equipe, então esta oportunidade é indicada para você!
Número de vagas:
Monitores - 2 vagas
Sobre o recrutamento:
- Terá a duração de no máximo 7 (sete) dias corridos (será até 13/11/2013). Após esse período os membros selecionados entrarão em período de experiência. Os membros selecionados terão que auxiliar nas correções de textos e esclarecimentos de dúvidas sobre língua portuguesa.
- O período de experiência terá duração de no máximo 2 (duas) semanas e após APROVAÇÃO o membro será declarado de forma oficial MONITOR DO FOGE.
- Se não encontrarmos candidatos a altura, não selecionaremos, mesmo que as vagas não sejam preenchidas. Em caso contrário poderá ocorrer aumento do número de vagas ofertadas.
- A candidatura é voluntária. Se notarmos que o candidato não está mostrando empenho, este poderá ser removido da equipe sem aviso.
Pré-requisitos:
- Ter conhecimento, no mínimo, mediano em redação e língua portuguesa.
- Ter pelo menos 3 (três) textos no FOGE com nota igual ou superior a 80% do total avaliado ou ter corrigido, no mínimo, 5 (cinco) textos no FOGE ou em fóruns similares. Para comprovação disso, poste os links dessas correções.
- Ter disponibilidade para o cargo.
- Linguagem correta.
- Ter a Barra de respeito às regras a 100%.
Benefícios:
- O usuário irá adquirir mais conhecimentos, pois corrigindo textos você se aprimora e aprende até o mesmo o que não fazer nas suas próprias redações.
- O usuário poderá postar textos, nos períodos de fechamento das seções, para avaliação dos outros corretores do fórum, sempre com prioridade na correção.
Os interessados devem enviar uma mensagem privada para o Diretor de Ensino richardson gutemberg com o assunto Cargo de Monitor. Boa sorte a todos!

Ranger
Ranger

Mensagens : 351
Pontos : 357
Data de inscrição : 07/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos