Redação sobre a interferência da publicidade no cotidiano dos brasileiros- ESTILO ENEM
Página 1 de 1
Redação sobre a interferência da publicidade no cotidiano dos brasileiros- ESTILO ENEM
É inegável a influência da publicidade na vida dos brasileiros. Tal situação é perceptível através da participação dos meios de comunicação no comportamento, bem como no consumo de produtos pelas pessoas. Entretanto, esse controle exercido pela mídia pode ser prejudicial para o convívio em sociedade.
As propagandas nos meios midiáticos constituem um elemento ideológico importante para o consumismo capitalista. Observa-se que, na sociedade contemporânea, os produtos oferecidos aos consumidores são praticamente descartáveis, pois constantemente novos modelos são lançados e os antigos são considerados ultrapassados. Tal situação é lamentável, uma vez que esse consumo desenfreado gera grandes prejuízos ao meio ambiente, como um excesso de lixo não reciclável.
Nesse contexto, denota-se, também, que a publicidade fomenta uma padronização dos seres humanos. Não são raros os casos em que ocorre uma divinização de determinadas pessoas do meio artístico, e através de uma forte propaganda da mídia, a massa popular é influenciada a se comportar conforme estereótipos. E os demais, que não se encaixam no padrão midiático, são marginalizados socialmente.
Em suma, é necessário acentuar o conhecimento crítico da população brasileira, através de uma educação escolar de qualidade, formando cidadãos conscientes. Ademais, podem ocorrer parcerias público-privadas para a realização de palestras, objetivando uma conscientização popular sobre a publicidade e o consumismo. Tais atitudes contribuem para diminuir a alienação no que se refere aos meios midiáticos.
As propagandas nos meios midiáticos constituem um elemento ideológico importante para o consumismo capitalista. Observa-se que, na sociedade contemporânea, os produtos oferecidos aos consumidores são praticamente descartáveis, pois constantemente novos modelos são lançados e os antigos são considerados ultrapassados. Tal situação é lamentável, uma vez que esse consumo desenfreado gera grandes prejuízos ao meio ambiente, como um excesso de lixo não reciclável.
Nesse contexto, denota-se, também, que a publicidade fomenta uma padronização dos seres humanos. Não são raros os casos em que ocorre uma divinização de determinadas pessoas do meio artístico, e através de uma forte propaganda da mídia, a massa popular é influenciada a se comportar conforme estereótipos. E os demais, que não se encaixam no padrão midiático, são marginalizados socialmente.
Em suma, é necessário acentuar o conhecimento crítico da população brasileira, através de uma educação escolar de qualidade, formando cidadãos conscientes. Ademais, podem ocorrer parcerias público-privadas para a realização de palestras, objetivando uma conscientização popular sobre a publicidade e o consumismo. Tais atitudes contribuem para diminuir a alienação no que se refere aos meios midiáticos.
Suyane- Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 21/08/2013
Tópicos semelhantes
» Redação estilo ENEM
» Corrija no estilo ENEM - TEMA: Os impactos da Rio+20 sobre a qualidade de vida do planeta?
» Redação do Enem 2015. Opinem sobre minha redação, por favor!! Desde já agradeço imensamente!
» Tema: Vícios da Sociedade: Tecnologia (Redação estilo Enem)
» redação do enem: publicidade infantil.
» Corrija no estilo ENEM - TEMA: Os impactos da Rio+20 sobre a qualidade de vida do planeta?
» Redação do Enem 2015. Opinem sobre minha redação, por favor!! Desde já agradeço imensamente!
» Tema: Vícios da Sociedade: Tecnologia (Redação estilo Enem)
» redação do enem: publicidade infantil.
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos