“Plágio: o que é e como evitá-lo na educação a distância”
Página 1 de 1
“Plágio: o que é e como evitá-lo na educação a distância”
O infligir dos direitos autorais de uma pessoa, compreende-se por prática de plágio. Neste contexto, a utilização de qualquer material, ideia ou frase de um autor publicada sem sua permissão, dando a ideia de ser fruto do pensamento de outro indivíduo, caracteriza-se por; má fé, fraude e portanto, plágio. Com o advento de novas tecnologias exteriorizadas à partir do séculos XX e XXI, principalmente pela Internet em sua universalização, fica cada vez mais comum a preocupação com o plágio, seja acadêmico, como para outros fins, já que se tornou muito fácil o acesso a diversas obras em pouco tempo e sem custos à diversos públicos em suas respectivas faixas etárias, além de canais especializados em fraudes acadêmicas, que oferecem seus serviços por remunerações financeiras. Uma evidência da preocupação quanto ao plágio, é o afunilamento das penalidades explícitas nas leis contra crimes autorais, como também ações cada vez mais firmes por parte das instituições educacionais.
Uma tecnologia cada vez mais inovadora embevece também a Educação. Hoje cada vez mais populariza-se a Educação a Distância, e com este novo mecanismo, a relação educador e educando passa a ser mediada em particular pela aparelhagem tecnológica, ou seja, a autonomia dos agentes do processo ensino-aprendizagem é mais volátil, mais leve e mais dinâmico, o que pode levar alguns a relaxarem quanto suas responsabilidades acadêmicas, e assim, oferecer fatores que poderão facilitar o uso do plágio. Outro aspecto, é a existente falta de domínio dos meios tecnológicos por parte, principalmente de alguns educadores, o que também pode ser um outro meio facilitador ao plágio. Sendo assim, o combate ao plágio não é algo tão simples quando, por exemplo, falamos de Educação a Distância. A conscientização do educando é um fator primordial, como também a do educador em não facilitar o plágio, e além disto, buscar mecanismos para inibir tais ações fraudulentas.
A ABNT (Associação de Normas Técnicas) oferece requisitos que devem ser seguidos quanto a legitimação de um texto acadêmico, por exemplo. Sendo assim, o educador a partir desses requisitos poderá identificar possíveis plágios. A falta de referências e citações pode ser um indício de plágio, a falta de harmonia textual pode também ser uma outra evidência, portanto, o educador deve se propor analisar o texto de forma pormenorizada, pois, o próprio texto já em sua superfície poderá dar sinais de plágio. Outro meio muito utilizado são os softwares próprios a busca de plágios; cada vez mais avançados, esses programas são mecanismos que podem auxiliar ao educador, pois, além de ser bem prático quanto ao uso, podem ser adquiridos sem custo através se sites na Internet.
Uma tecnologia cada vez mais inovadora embevece também a Educação. Hoje cada vez mais populariza-se a Educação a Distância, e com este novo mecanismo, a relação educador e educando passa a ser mediada em particular pela aparelhagem tecnológica, ou seja, a autonomia dos agentes do processo ensino-aprendizagem é mais volátil, mais leve e mais dinâmico, o que pode levar alguns a relaxarem quanto suas responsabilidades acadêmicas, e assim, oferecer fatores que poderão facilitar o uso do plágio. Outro aspecto, é a existente falta de domínio dos meios tecnológicos por parte, principalmente de alguns educadores, o que também pode ser um outro meio facilitador ao plágio. Sendo assim, o combate ao plágio não é algo tão simples quando, por exemplo, falamos de Educação a Distância. A conscientização do educando é um fator primordial, como também a do educador em não facilitar o plágio, e além disto, buscar mecanismos para inibir tais ações fraudulentas.
A ABNT (Associação de Normas Técnicas) oferece requisitos que devem ser seguidos quanto a legitimação de um texto acadêmico, por exemplo. Sendo assim, o educador a partir desses requisitos poderá identificar possíveis plágios. A falta de referências e citações pode ser um indício de plágio, a falta de harmonia textual pode também ser uma outra evidência, portanto, o educador deve se propor analisar o texto de forma pormenorizada, pois, o próprio texto já em sua superfície poderá dar sinais de plágio. Outro meio muito utilizado são os softwares próprios a busca de plágios; cada vez mais avançados, esses programas são mecanismos que podem auxiliar ao educador, pois, além de ser bem prático quanto ao uso, podem ser adquiridos sem custo através se sites na Internet.
MARCOS PEREIRA DA SILVA- Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 06/07/2013
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos