Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Telenovelas: Alienação ou conscientização

Ir para baixo

Telenovelas: Alienação ou conscientização Empty Telenovelas: Alienação ou conscientização

Mensagem  isadoralacerda Dom Mar 24, 2013 4:56 pm

A telenovela se tornou um meio cultural brasileiro considerado,por grande parte da população,de alta qualidade. No entanto,essa forma de entretenimento cria um estereótipo de beleza e vende um conceito utópico da vida,contribuindo,assim,para uma alienação. Todavia,é necessário que haja uma alteração nessa realidade para uma sociedade mais informada.

Nesse sentido,as novelas possuem uma ideia ilusória de perfeição,em que todos os empecilhos são resolvidos,os indivíduos bons vencem e os maus são punidos. Isso gera na sociedade uma ilusão de que a vida é dessa maneira. Logo que isso não ocorre na realidade,gera frustração e angústia na população.

Além disso,as telenovelas veiculam imagens de corpos perfeitos,criando,assim,um padrão de beleza e estilo. Os indivíduos que não se encontram nas características estereotipadas por esse meio televisivo,se tornam alvo de preconceito e tentam,a todo custo,alcançar a perfeição imposta. As crianças e adolescentes são os mais atingidos devido a esse padrão de beleza,já que,de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgias Plásticas,cerca de 130 mil jovens submeteram-se a operações plásticas.

Portanto,para construirmos uma sociedade menos alienada,é necessária a crianção e priorização de programas com um entretenimento educativo e informativo. Ademais,deve haver uma maior fiscalização do governo perante os conteúdos contidos nas novelas. Atitudes como essas formarão uma sociedade mais crítica e informada,diminuindo,assim,a alienação.

isadoralacerda

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 24/03/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos