Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM - As dificuldades de se conviver com a diferença

Ir para baixo

ENEM - As dificuldades de se conviver com a diferença Empty ENEM - As dificuldades de se conviver com a diferença

Mensagem  Gustavo Portela Qui Fev 28, 2013 7:00 pm

Conscientização Conteporânea

Em tempos atuais onde muito se fala a respeito do preconceito em geral, evidencia-se as falhas humanas no aspecto do respeito para com o próximo. Conviver com a diferença é mais que possuir tolerância, é respeitar e ser respeitado, é entender que não existem pessoas iguais e sim semelhantes, não do ponto de vista físico ou mental, mas sim, do ponto de vista sentimental.
A humanidade conteporânea se prende às diferenças existentes entre os indivíduos e esquecem que todos possuem a mesma origem, alguns até mais sofrida que os demais. O preconceito racial demonstra o quão hipócrita é nossa sociedade, uma vez que os negros adiquiriram seu merecido reconhecimento a muito tempo por pessoas que foram capazes de enxergar que cor não define ética, moral, inteligência e sobretudo caráter.
Vivemos em democracia, onde todos possuem os mesmos direitos e deveres e no entanto, observa-se ainda preconceito para com deficientes físicos, o que enfatiza a falta de respeito do ser humano para com o próximo apenas pela aparência ou dificuldade do mesmo de execer atividades diárias com a mesma facilidade de uma pessoa totalmente saudável, esquecem porém que um deficiente físico é um ser humano como qualquer outro, capaz de superar suas dificuldades e enfrentar os obstáculos do dia a dia, vide as paraolimpíadas onde cada um se supera não apenas para conseguir medalhas e sim para mostrar ao mundo que são capazes de respresentar seu país.
Diversas outras diferenças podemos perceber em nossa sociedade, seja o idioma, a cor do cabelo, as roupas ou qualquer outro empecílio que diferencie os indivíduos, o importante de se reparar é que essas diferenças nao definem o que cada um é interiormente pois no fim todos são semelhantes, com a mesma origem.
Vivemos em uma sociedade preconceituosa e para o fim disto é necessário uma lei severa, porém embora isso seja crime, devemos observar que nossa primeira socialização é a família e a partir dela, os indivíduos começarão a absorver princípios de sua personalidade, portanto se faz necessário também uma boa educação para as crianças do país e a consciência desde pequenos que a verdadeira identidade das pessoas não observaremos em características físicas e sim no coração de cada um.

Gustavo Portela

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 28/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos