Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TEMA: A exposição exagerada no ambiente virtual (Correção ENEM)

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: A exposição exagerada no ambiente virtual (Correção ENEM) Empty TEMA: A exposição exagerada no ambiente virtual (Correção ENEM)

Mensagem  Filipe Otávio Qua Abr 06, 2016 6:29 pm

Retorno ilusório

Em tempos de uso amplo das redes sociais, verificamos um aumento considerável na exposição dos usuários das referidas ferramentas de comunicação. Tornou-se lugar-comum postar diariamente sobre fatos banais do cotidiano, como o que se comeu recentemente ou fotos tiradas em frente ao espelho. Chegamos a um ponto onde as pessoas passaram a dedicar tanto tempo em busca da construção de uma personalidade virtual que essas mesmas pessoas estão se desvinculando da realidade prática, o que resulta em um problema social e psicológico considerável, o qual deve ser explicitado para a busca de soluções.

Apesar de ser um fenômeno do século 21, a base antropológica do problema apresentado é mais antiga do que se pensa. Historicamente, o ser humano sempre alimentou o desejo de ser famoso, ser reconhecido por algo. Anteriormente, a fama exigia grandes realizações, e os ditos famosos, devido aos modos de comunicação existentes à época, estavam distantes do público, o que os conferia certo fascínio. Com a Revolução Digital e o amplo uso da Internet, agora qualquer pessoa pode ter a oportunidade de se destacar por algo, bastando para isso se exibir no meio virtual. A democratização provocada pela Internet acabou evidenciando e ampliando essa necessidade humana de ser reconhecido.

Entretanto, observamos claros efeitos deletérios no uso irrestrito dessas poderosas ferramentas virtuais. O filósofo Zygmunt Bauman usou a expressão "modernidade líquida" para definir o mundo pós-moderno. Essa expressão se aplica à situação discutida, pois a maior parte dos usuários dos referidos serviços digitais gasta considerável parte de seu tempo unicamente na confecção de uma personalidade atrativa no mundo virtual. Tal personalidade não é construída baseada em realidades sólidas, o que pode, em alguns casos, resultar até em problemas psicológicos caso a pessoa passe a considerar a manutenção da identidade digital mais importante que simplesmente viver sua vida real. Demonstra-se que há um sério problema de cunho social relacionado à fantasia proporcionada pelas contas nas redes sociais, problema esse que pode ter consequências mais graves do que se pensa.

Fica claro que a falta de moderação na utilização dos novos meios de comunicação gera um consumo elevado de tempo simplesmente para alimentar uma vida ilusória. Cabe ao governo federal reconhecer o problema como de saúde pública, lançando campanhas de conscientização alertando para os riscos do uso exagerado das redes sociais. Iniciativas como abordar o uso responsável e construtivo das novas tecnologias nas escolas podem atingir com facilidade o público jovem, grupo que é o maior consumidor e mais suscetível aos efeitos negativos devido à instabilidade da juventude. Com o tempo, todos passarão a entender que mais vale trabalhar para construir uma vida digna de ser exibida nas redes sociais do que perder tempo com uma fantasia que não trará retorno algum.

Filipe Otávio

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 06/04/2016

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: A exposição exagerada no ambiente virtual (Correção ENEM) Empty Re: TEMA: A exposição exagerada no ambiente virtual (Correção ENEM)

Mensagem  Moderator Seg maio 02, 2016 4:47 pm

Olá Convidado,

Sinto muito em lhe informar, mas esse site não está mais em atividade, favor acessar: http://www.clubedosestudantes.com


No Clube dos Estudantes você encontrará:
- Correções gratuitas de redação;
- As correções podem ser feitas no estilo ENEM, vestibulares ou concursos públicos;
- Esclarecimentos de dúvidas diversas das matérias de redação e das demais matérias do ENEM, vestibulares e concursos públicos;
- Possuímos um acervo de mais de 3200 redações corrigidas. E você pode consultá-lo gratuitamente.
- Damos dicas semanais de redação, principalmente, em nossa página do facebook.
- Ensinamos redação por meio de vídeo aulas em nosso canal do youtube.
- Todo o suporte é gratuito.

TEMA: A exposição exagerada no ambiente virtual (Correção ENEM) Ok-icon
Moderator
Moderator

Mensagens : 559
Pontos : 563
Data de inscrição : 20/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos