Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira ( ENEM 2015) - Preciso de uma nota, se puder ajudar agradeço :D

Ir para baixo

Persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira ( ENEM 2015) - Preciso de uma nota, se puder ajudar agradeço :D Empty Persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira ( ENEM 2015) - Preciso de uma nota, se puder ajudar agradeço :D

Mensagem  Hellsing Qui Dez 10, 2015 5:31 pm

'' Vigiar e Punir ''

São inegáveis as inúmeras conquistas que a mulher adquiriu nas últimas décadas. Ela conquistou direitos como a participação política e igualdade de gênero. Entretanto, o sexo feminino ainda é vítima de preconceito e violência. Isso é devido ao machismo, que possui espaço na sociedade brasileira. Nesse sentido, torna-se importante a busca por medidas que minimizem e até eliminem os impactos desse problema.
     O período colonial e monárquico brasileiro foi marcado pelo patriarcalismo institucionalizado, que conferia à mulher o caráter de submissão. Esse pensamento arcaico foi herdado por alguns indivíduos da sociedade contemporânea. Nesse contexto, é perceptível o elevado número de agressões contra a mulher, revelado ao público, pelos meios referenciais de comunicação. Caso recente, aconteceu em uma boate, na qual o cantor e ator conhecido como Dado, desferiu golpes contra a sua esposa. Ademais, não é só a violência física de que as mulheres são vítimas. No mundo corporativo e também nas ruas, elas recebem assédios que podem denegrir a sua integridade moral e provocar constrangimentos. Nos transportes públicos, por exemplo, é comum ouvir casos de abuso sexual.
     Em virtude de tais fatores, o governo decidiu agir e implementou leis para desestimular atitudes desse jaez como a Maria da Penha, e mais recentemente o Feminicídio, que aumenta a pena de reclusão para homicídios cometidos contra a mulher devido a uma questão de gênero. No entanto, essas medidas mostram-se ineficientes, haja vista que o Brasil ocupa as primeiras colocações, em nível mundial, de violência destinada ao sexo feminino. Dessa maneira, torna-se urgente a busca por mecanismos que diminuam as consequências dessa problemática.
     Evidencia-se, desse modo, que apesar de a mulher ter adquirido maiores direitos e participação na sociedade civil, ela ainda é vítima de violência e preconceito. Assim, faz-se necessária a efetivação de algumas medidas como maior fiscalização, por meio do aumento do número de agentes, em transportes coletivos e espaços públicos, para desincentivar essas práticas. Ademais, o aumento da vigilância pregado pelo filósofo francês Michel Foucault em seu livro ''Vigiar e Punir'', torna-se, pois, necessário, para que possa haver maior efetivação e aplicabilidade na lei que já existe. Outrossim, ONGs e entidades, juntamente com escolas, podem realizar campanhas que propaguem a educação sobre a igualdade para a população. Dessa forma, a sociedade poderá conviver de maneira mais harmônica e pacífica.

Hellsing

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 10/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos