Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A consciência das diferenças torna possível o respeito aos semelhantes.

2 participantes

Ir para baixo

A consciência das diferenças torna possível o respeito aos semelhantes. Empty A consciência das diferenças torna possível o respeito aos semelhantes.

Mensagem  Luci1 Seg Jul 30, 2012 11:22 am

Reconhecer as diferenças entre as pessoas e saber valorizá-las é uma sabedoria. As diferenças entre as pessoas podem ser notadas até mesmo em uma única família. Convém lembrar ainda, que os seres são únicos e diferentes, em sentido amplo, sendo possível ainda, verificar muitas vezes desigualdades bem marcantes entre indivíduos ou mesmo entre grupos.
As desigualdades entre as pessoas podem ser bem mais visíveis quando analisado, por exemplo, a história do preconceito racial que é uma forma discriminatória e que há muito tempo os negros foram injustamente marcados como raça inferior em várias partes do mundo.
No Brasil, por exemplo, foram criadas de forma positivada as cotas para negros, em universidades públicas, na intenção de diminuir as diferenças marcadas pela história e que a Constituição do Brasil de 1988 reservou um mínimo cinco por cento vagas oferecidas em concursos públicos para portadores de deficiências, sendo está, outra forma de igualar os desiguais na medida de suas desigualdades.
É oportuno verificar ainda, que as diferenças entre grupos muitas vezes é uma questão da própria diferença cultural, isso não significa que um grupo seja melhor ou pior que outros, mas que temos que vê essas diferenças de forma natural, essencial e não discriminatório.
Dessa forma devemos ter o cuidado também para que a “super-proteção” de grupos não mostre-se como uma marca do próprio preconceito tornando formas diferentes de maneira disfarçada.

Luci1

Mensagens : 1
Pontos : 5
Data de inscrição : 30/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

A consciência das diferenças torna possível o respeito aos semelhantes. Empty A consciência das diferenças torna possível o respeito aos semelhantes.

Mensagem  Lima Seg Jul 30, 2012 12:37 pm

Luci, no geral achei o texto bom. Apenas fiquei sentido falta da conclusão sobre a diferença dos indivíduos e em grupos. Fiz algumas alterações e coloquei alguns conectivos para melhor visualização.

As diferenças entre as pessoas podem ser notadas até mesmo em uma única família. Convêm lembrar que os seres são únicos e diferentes, em sentido amplo, sendo possível verificar, muitas vezes, desigualdades bem marcantes entre indivíduos ou mesmo entre grupos.
É preciso, em primeiro lugar, lembrar que as desigualdades entre as pessoas podem ser bem mais visíveis quando analisado, por exemplo, a história do preconceito racial que foi e é, até os dias de hoje, uma forma discriminatória. Vale ressaltar, que há muito tempo os negros foram injustamente marcados como raça inferior em várias partes do mundo.
No Brasil, foram criadas de forma positivada as cotas para negros em universidades públicas, na intenção de diminuir as diferenças marcadas pela história. Não se pode esquecer que a Constituição do Brasil de 1988 reservou até cinco por cento vagas oferecidas em concursos públicos para portadores de deficiências, sendo está, outra forma de igualar os desiguais na medida de suas desigualdades.
É necessário frisar que as diferenças entre grupos é uma questão da própria diferença cultural, isso não significa que um grupo seja melhor ou pior que outros. Assim, temos que ver essas diferenças de forma natural, essencial e não discriminatório.
Por outro lado, devemos ter o cuidado também para que a “super-proteção” de grupos não se mostre como uma marca do próprio preconceito tornando formas diferentes de maneira disfarçada.

Lima

Mensagens : 2
Pontos : 2
Data de inscrição : 24/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos