Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alcoolismo na adolescência

Ir para baixo

Alcoolismo na adolescência Empty Alcoolismo na adolescência

Mensagem  tetekcarvalho@hotmail.com Ter Jul 30, 2013 6:15 pm

É possível perceber que o consumo de álcool pelos jovens é uma realidade bastante preocupante. Uma pesquisa realizada com estudantes de escolas públicas, mostra que 41% dos adolescentes entrevistados, entre 10 e 12 anos, já consumiram bebida alcoólica. Desses 41%, 11% consomem diariamente. O fato é que o alcoolismo na juventude precisa ser erradicado o quanto antes possível.
A facilidade na compra e obtenção da bebida alcoólica é o principal fatos dessa realidade. É cada vez mais comum observar a negligência e irresponsabilidade de bares que vendem álcool a menores, sem exigir ao menos a carteira de identidade. Além disso, a perda de autoridade dos pais sobre os filhos, que é resultado da frieza no universo familiar, inibe a imposição de limites sobre os jovens. Isso contribui cada vez mais para o agravamento da situação.
Outro fator preocupante é a influência. Os jovens vem se tornando alvos fáceis para o bombardeio de influências postas pelos amigos. Muitos jovens tratam o consumo de álcool como ferramenta de socialização. O conceito de que ''ninguém faz amigo tomando leite'' é uso de ironia entre eles. Sem dúvida, isso mostra que o alcoolismo na adolescência precisa urgentemente ser erradicado.
Uma das mais terríveis consequências do abuso excessivo do álcool são os acidentes de trânsito. Anualmente, 35 mil pessoas morrem nas estradas brasileiras devido ao abuso. Além disso, esse excesso acelera a dependência do álcool cada vez mais, criando adultos alcoólatras. Esses fatores deixam claro o quanto é grave o problema do álcool na juventude.
O aumento de jovens alcoólatras é uma realidade séria. Para enfrenta-la, é necessário que o governo lance campanhas alertando aos jovens o perigo do uso abusivo do álcool. Além disso, as entidades de apoio aos alcoólatras anônimos, devem ampliar seu campo de ação. Também é necessário maior fiscalização sobre os bares e supermercados para dificultar o acesso às bebidas. Ações como essas revelam que é possível vencer a problemática do alcoolismo na adolescência e garantir um futuro melhor aos jovens.

tetekcarvalho@hotmail.com

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 30/07/2013
Idade : 28

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos