Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

TEMA: Preconceito linguístico

3 participantes

Ir para baixo

TEMA: Preconceito linguístico Empty TEMA: Preconceito linguístico

Mensagem  dudasnb Dom Ago 20, 2017 10:45 am

Além de uma forma de comunicação, a língua de um povo pode ser vista como uma representação de sua identidade. Entretanto, cada indivíduo apresenta suas peculiaridades, o que, somado a fatores sociais e geográficos, não torna incomum o surgimento de variações linguísticas dentro de uma mesma nação. Tais diferenças podem gerar conflitos entre os falantes de um mesmo idioma, caracterizando assim o preconceito linguístico.

Tal forma de preconceito torna-se mais acentuado em um país como o Brasil, dada sua grande extensão territorial e diversidade cultural. Pode-se dizer que aqui coexistem diversas subdivisões do português, como o dialeto característico dos nordestinos, as gírias extravagantes dos brasilienses, entre outros. O nome de determinado objeto, por exemplo, pode ter diferentes formas dependendo da região onde se está, o que pode causar incômodo entre as pessoas.

Esse incômodo pode não parecer uma forma de preconceito, mas certamente se torna à medida que se desenvolve na forma de piada. Foi o que ocorreu com um médico, que fez uma postagem em sua rede social ironizando a forma como seu paciente falava, de maneira errada, expressões médicas. O fato é que, o profissional adotou uma postura preconceituosa, não considerando a condição social do envolvido. Além disso, a mensagem emitida pelo paciente pôde ser entendida, logo o dialeto adotado pelo mesmo cumpriu sua missão de comunicar.

Entretanto, como distinguir preconceito linguístico de correções necessárias quanto ao uso da norma culta? É importante entender que, em certos contextos, a norma culta deve ser seguida. É o que ocorre por exemplo em redações oficiais do governo, que precisam manter o padrão culto, isento de informalidades e acessível a toda a população.

Em síntese, pode-se perceber que em uma situação menos informal, não há porque se preocupar com a forma falada se a mensagem é entendida. Além disso, o fim do preconceito linguístico passa pelo reconhecimento dos diferentes dialetos do país como uma forma de representatividade da cultura brasileira. Isso só é possível através de educação de qualidade, onde haja maior contato da população com as diferentes formas da língua.

dudasnb

Mensagens : 5
Pontos : 15
Data de inscrição : 20/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Preconceito linguístico Empty Re: TEMA: Preconceito linguístico

Mensagem  Vanessa Tavares Dom Ago 20, 2017 9:08 pm

Olá!
Envie suas redações para: https://potencializeredacoes.blogspot.com.br/. Assinando o plano mensal por apenas 21,00 você pode enviar quantas redações quiser por 30 dias! Ou você pode ainda escolher o plano semanal e pagar apenas 6,00 para enviar 3 redações em 7 dias!


Vanessa Tavares

Mensagens : 12
Pontos : 22
Data de inscrição : 03/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Preconceito linguístico Empty Re: TEMA: Preconceito linguístico

Mensagem  CamilaFran Seg Ago 21, 2017 1:19 am

dudasnb escreveu:
Além de uma forma de comunicação, a língua de um povo pode ser vista como uma representação de sua identidade. Entretanto, cada indivíduo 2.apresenta  suas [próprias] peculiaridades, o que, somado a fatores sociais e geográficos, não torna incomum o surgimento de variações linguísticas dentro de uma mesma nação. Tais diferenças podem gerar conflitos entre os falantes de um mesmo idioma, 3.caracterizando assim o preconceito linguístico.

1.Procure não colocar conjunção adversativa no começo da oração. Não é errado, porém o texto fica "mais feio". "Cada indivíduo, entretanto, apresenta suas peculiaridades (...)"
2. O termo correto seria possui.
3. Evite gerúndio após vírgula ou ponto. "(...) de um mesmo idioma, o que caracteriza o preconceito linguístico".



Tal forma de preconceito torna-se mais acentuado 1.em um país como o Brasil, dada sua grande extensão territorial e diversidade cultural. Pode-se dizer que 2.aqui coexistem diversas subdivisões do português, como o dialeto característico dos nordestinos, as gírias extravagantes dos brasilienses, entre outros. O nome de determinado objeto, por exemplo, pode ter diferentes formas dependendo da região onde se está, o que pode causar incômodo entre as pessoas.

1 - Ficaria melhor construído da seguinte maneira "(...) mais acentuado em países com grande extensão territorial e diversidade cultura, como o Brasil.
2. No Brasil, no país, Nesse etc.


Esse incômodo pode não parecer uma forma de preconceito, mas certamente se torna à medida que se desenvolve [transforma em] na forma de piada. Foi o que ocorreu com um médico, que fez uma postagem em sua rede social ironizando a forma como seu paciente falava, de maneira errada, expressões médicas. O fato é que, o profissional adotou uma postura preconceituosa, não considerando a condição social do envolvido. Além disso, a mensagem emitida pelo paciente pôde ser entendida, logo o dialeto adotado pelo mesmo cumpriu sua missão de comunicar.

1. Entretanto, como distinguir preconceito linguístico de correções necessárias quanto ao uso da norma culta? É importante entender que, em certos contextos, a norma culta deve ser seguida. É o que ocorre por exemplo em redações oficiais do governo, que precisam manter o padrão culto, isento de informalidades e acessível a toda a população.

Evite conjunção adversativa no começo do parágrafo. "Como distinguir, entretanto, preconceito (...)".


Em síntese, pode-se perceber que em uma situação menos informal MENOS FORMAL, não há porque se preocupar com a forma falada se a mensagem é entendida. Além disso, o fim do preconceito linguístico passa pelo reconhecimento dos diferentes dialetos do país como uma forma de representatividade da cultura brasileira. Isso só é possível através de educação de qualidade, onde haja maior contato da população com as diferentes formas da língua.
CamilaFran
CamilaFran

Mensagens : 26
Pontos : 26
Data de inscrição : 25/02/2015
Idade : 30
Localização : Londrina

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Preconceito linguístico Empty Re: TEMA: Preconceito linguístico

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos