Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema: Como lidar com o problema do lixo de forma sustentável?

Ir para baixo

Tema: Como lidar com o problema do lixo de forma sustentável? Empty Tema: Como lidar com o problema do lixo de forma sustentável?

Mensagem  Gabriele Corrêa Qui Set 13, 2012 10:17 am

O circo do uso e desuso ainda acíclico
É consensual que a questão do lixo é agravada a cada dia e ainda são poucas as pessoas que separam os recicláveis para a coleta seletiva. Contudo, não é apenas a imensa produção diária de dejetos que é considerada um grande problema brasileiro, o destino de todos tipos de lixo é uma questão ainda maior que a da produção.
Segundo dados, o Brasil produz cerca de 240 mil toneladas de lixo por dia e apenas, aproximadamente, 60% desse total possui destino adequado, de acordo com a Abrelpe. Essa produção em massa de material descartado se dá pelo aumento do consumo de materiais industrializados gerado pelo crescimento do poder aquisitivo, pela persuasão de artigos publicitários e principalmente pela imagem que a sociedade impõe como padrão para os indivíduos que nela estão inseridos.
Além disso, grande parcela do lixo produzido no Brasil é destinada a "lixões", ou seja, toda a matéria não mais utilizada é depositada a céu aberto, transmitindo doenças à população que reside próxima ao local de despejo. No entanto, somente 36% dos municípios possuem destino adequado para os resíduos, tais como aterros sanitários, incineração e compostagem.
Ademais, é necessária a conscientização da população e incentivo de reciclagem do lixo o qual, após passar por esse processo, pode ser reutilizado formando, então, um ciclo. Dessa maneira, a população começa a lidar com a questão dos dejetos de forma sustentável e ecologicamente correta.
Por conseguinte, uma maneira de solucionar essa questão é transmitir essa responsabilidade para a iniciativa privada, aumentando a frequência da coleta seletiva e educando a população para que colabore separando o material e, se possível, reutilizando-o, diminuindo a produção em larga escala de resíduos.

Gabriele Corrêa

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 13/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos