Correção de redação Gratis
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Riscos da automedicação

2 participantes

Ir para baixo

Riscos da automedicação Empty Riscos da automedicação

Mensagem  Lari_pereira Ter Jul 29, 2014 2:44 pm

A descoberta da penicilina, em 1928 por Alexander Fleming, revolucionou a indústria farmacêutica e a conduziu a novos rumos. Porém, o surgimento de uma gama de novos medicamentos e o constante maior acesso aos mesmos nos coloca em xeque quanto aos perigos da automedicação.
O processo de globalização é um dos fatores a ser apontado como contribuidor de tal prática. Com uma maior disponibilidade de informação, as pessoas são tomadas por uma falsa sensação de conhecimento sobre determinados sintomas e doenças, o que as leva a recorrer à automedicação em detrimento de uma consulta médica. Além disso, uma problemática consequência de tudo isso é a propagação de tais idéias para amigos e familiares, difundindo cada vez mais essa errada e perigosa prática.
Outro grande problema dessa suposta população informada é o paradoxal desconhecimento dos riscos desse tipo de atitude. A ingestão de medicamentos errados pode acabar mascarando determinadas doenças em função do alívio dos sintomas. Isso pode inclusive desencadear outras enfermidades e prejudicar ainda mais as funções corpóreas, conduzindo possivelmente a situações extremas como a morte.
Fica evidente, portanto, a necessidade do combate à automedicação. Para evitá-la, precisamos, além da legislação já criada para restringir o acesso aos medicamentos, de uma intensa fiscalização dos órgãos do governo em relação ao cumprimento da mesma. Há também a necessidade do poder da mídia, que em conjunto com a escola e a família, tem a função de conscientizar a população por meio de campanhas e debates sobre o assunto. Assim, poderemos rumar a uma sociedade imune aos riscos dessa prática.

Lari_pereira

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 29/07/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Riscos da automedicação Empty Re: Riscos da automedicação

Mensagem  Ranger Qui Jul 31, 2014 9:29 am

Olá Convidado,  Very Happy

Infelizmente, esse fórum não está mais em funcionamento. Iremos atendê-lo(a) com maior prazer nos links a seguir:

Correção de redação e suporte a outras matérias do ENEM, dos vestibulares e concursos públicos em geral - LINK PRINCIPAL
http://www.clubedosestudantes.com

Correção de redação personalizada:
http://loja.clubedosestudantes.com

Vídeos de redação com mais de 30 mil acessos:
https://www.youtube.com/channel/UCOQd8s-XexNfZXqgHKa1acw/videos

Dicas de redação:
https://www.facebook.com/pages/FOGE-F%C3%B3rum-Gratuito-de-Ensino/536657186381616?ref=2hquiy0
Ranger
Ranger

Mensagens : 351
Pontos : 357
Data de inscrição : 07/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos